O Sales Navigator é a ferramenta no LinkedIn responsável por realizar o maior desejo de todos os profissionais: a prospecção de clientes. Se você não conhece esse recurso chegou a sua hora de conhecê-lo! O Sales Navigator tem sido usado de forma crescente pelos profissionais. Quem não utiliza está perdendo dinheiro, tempo e clientes. Mas calma! Você ainda pode utiliza-lo mesmo que já tenha um bom perfil.
O LinkedIn é uma rede social voltada exclusivamente para o mercado de negócios. A ferramenta permite a interação entre empresas e clientes transformando essa interação em um relacionamento fiel. Mas, para isso acontecer é necessário usar de forma inteligente e perspicaz todos os recursos que o LinkedIn oferece. Não basta saber que existem os recursos é preciso saber usá-los da forma correta.
Neste artigo, você vai saber tudo sobre o Sales Navigator no LinkedIn. Desde o que ele é exatamente até a forma correta de utiliza-lo. A ferramenta é capaz de fazer suas vendas decolarem e o seu número de clientes fidelizados aumentarem exponencialmente. Mas não adianta ficar só na teoria! Assim que terminar de ler este texto, coloque tudo em prática e aproveite os benefícios para o seu negócio.
O que é o Sales Navigator?
O Sales Navigator é um recurso na rede social LinkedIn voltada para a prospecção de clientes. Através dele você pode segmentar seu público captando clientes em potencial para comprar o seu produto. É um método rápido e assertivo de atrair a população certa para o seu conteúdo. Você não precisa perder tempo pesquisando perfil por perfil, pois a ferramenta já faz isso tudo para você em questão de minutos.
Vale ressaltar, porém, que o Sales Navigator precisa ser utilizado em um trabalho conjunto. Como assim? Não basta prospectar um grande número de clientes se você não os mantém. A ferramenta só é responsável pela segmentação do seu público alvo, mas o responsável por cativar o cliente será toda sua. Tenha sempre em mente que o LinkedIn é uma rede social para negócios baseada no relacionamento.
A ferramenta fará a conexão entre você e os seus futuros clientes. Agora, você fará a interação com essas pessoas. Antes de utilizar o Sales Navigator, se atente para o seu perfil no LinkedIn. É importante que ele esteja atualizado e com bastante conteúdos sobre o nicho.
O Sales Navigator vai filtrar os perfis cujos interesses serão os do seu nicho. Logo, eles desejarão encontrar informações suficientes sobre o tema.
Como funciona o Sales Navigator no LinkedIn?
O Sales Navigator funciona a partir de um sistema de filtros pelo qual é possível segmentar os clientes. Há na ferramenta uma lista de categorias que permite captar o público de maneira direcionada. São vários os parâmetros utilizados para filtrar a clientela, mas os mais utilizados e indispensáveis nos resultados são a localização, setor da empresa e o cargo que ocupa.
Para que o Sales Navigator seja utilizado de forma correta e que consiga atingir o objetivo desejado, é preciso definir a persona. Ou seja, persona é a personagem que vai receber as características essenciais do público do seu nicho. Defina a persona de forma criteriosa e com calma. Um equívoco neste processo vai influenciar negativamente toda a prospecção realizada pelo Sales Navigator.
Após a definição da persona, os filtros serão escolhidos de acordo com essas características. Assim, os parâmetros de idade, gênero, localização, profissão, interesses, todos os dados relacionados aos filtros escolhidos serão filtrados. Em seguida, a ferramenta vai te apresentar uma lista com vários perfis segmentados. Depois é só entrar em contato via InMail e fazer a interação.
Quais as vantagens de usar o Sales Navigator?
Dentre as vantagens de usar o Sales Navigator a principal delas é a personalização de clientes. Com o LinkedIn o trabalho do profissional fica mais focal direcionado ao público que realmente tem interesse no nicho. Essa função otimiza o tempo da empresa, pois não precisa investir sua atenção em perfil completamente diferentes do ramo. A empresa pode se dedicar a solucionar os problemas do seu público alvo.
Uma grande vantagem do Sales Navigator é a disponibilidade de recursos de mecanismos avançados de busca que permite uma venda mais inteligente. O Lead Bulder é um tipo de filtro avançado que faz as buscas a partir das informações contidas no perfil do cliente. Desta forma, as informações que Lead Bulder filtra são:
● Empresa de trabalho atual;
● Cargo;
● Palavras-chave;
● Amigos em comum no LinkedIn;
● Geolocalização;
● Código postal;
● País;
● Distância de localização;
● Setor de trabalho;
● Cargo;
● Porte da empresa;
● Ramo de atuação.
Além dessas vantagens, a ferramenta ainda fornece um menu completo com mecanismo de busca sobre as últimas atividades. Oferece também um feed de históricos com as mensagens enviadas e recebidas, lista de clientes em potencial, empresas salvas, clientes fidelizados, entre outros parâmetros.
Como usar o Sales Navigator no LinkedIn?
A utilização do Sales Navigator no LinkedIn é bem fácil. O primeiro passo é abrir o site e preencher o formulário para uma demonstração de forma gratuita. Após o preenchimento e demonstração, você precisa realizar o pagamento da taxa. O valor dessa taxa geralmente é em torno de R$240,00 que é fixa todo mês, mas a cobrança é feita anualmente.
Ao fornecer uma data de vencimento, é importante ficar atento a ela, pois caso você precise interromper o uso, essa data precisará ser respeitada. Se você usa algum outro gerenciador de relacionamento procure saber se ele permite a integração com o Sales Navigator.
Permitindo, é possível sincronizar os dados entre as redes e você só precisará entrar em contato com cada perfil.
Como conseguir mais vendas com o Sales Navigator?
Como conseguir mais vendas com o Sales Navigator? Essa é uma pergunta muito boa para quem já entendeu o que é a ferramenta. Após fazer a prospecção do clientes é fundamental fazer uma análise dos resultados e compartilhar isso com o seu grupo de vendas. Um trabalho compartilhado é muito importante para traçar objetivos reais.
O trabalho em conjunto ajuda a pensar em estratégias que podem aprimorar a pesquisa no Sales Navigator. Afinal, duas cabeças ou mais pensando juntas é melhor que uma. O outro pode enxergar pontos que para você passaram desapercebidos. Também é fundamental que você tenha carisma para conquistar clientes para além do Sales Navigator. Você precisa transmitir confiança, serenidade e acolhimento.