Sem Ideias De Qual Conteúdo Produzir? Você Precisa Ler Isso!

Se você está sem ideias de qual conteúdo produzir não precisa entrar em desespero. Daremos algumas dicas para você gerar conteúdo de qualidade. Mas antes é necessário saber que a criação de conteúdo é a principal estratégia mais utilizada no Marketing Digital. Um bom conteúdo gera leads e engaja o público para a compra do seu produto.
Você pode utilizar várias ferramentas que te auxiliam em qual conteúdo produzir. Vídeos, áudios, e-books, webinários, palestras, textos são os principais meios de gerar um bom conteúdo. Mas se você tem um blog, os textos são mais eficientes para passar as informações do seu nicho. Confira agora 13 dicas infalíveis para criar um conteúdo de qualidade.

1. Escreva para o seu público alvo

Uma dica para saber qual conteúdo produzir é escrever para o seu público alvo. Estabeleça uma persona e direcione o conteúdo para ela. Persona é a personagem que apresenta as características do público do seu nicho. Faça uma pesquisa sobre sua persona e produza conteúdos que aborde todos os temas do seu público específico. Desta forma, você vai evitar informações desnecessárias que ninguém vai ler.

2.Busque Tendências

Um bom conteúdo é aquele que soluciona os problemas do público e tira todas as dúvidas sobre questões do nicho. Por isso é importante você pesquisar sobre temas que estão sendo discutidos no momento. O ubersuggest é uma ferramenta gratuita que te auxilia na pesquisa de palavras-chave que estão sendo mais utilizadas. Outra ferramenta é o Google Trends que informa os desejos e atitudes do seu público.

3.Crie títulos que chamem atenção

O título é um ponto fundamental para saber qual conteúdo produzir. É a partir do título que seu público vai clicar para ler o seu texto. Você poder ter elaborado um conteúdo de qualidade, direcionado para o público e com excelentes informações, mas se o título não for bem feito seu texto não será lido. Por isso, crie um título atrativo. Se coloque no lugar do seu público, você leria um texto com o título que você criou?

4.Faça um planejamento de pautas

Ninguém gosta de ler um conteúdo repetitivo. Todo mundo gosta de coisas novas, dados diferentes. Para manter seu blog atualizado é importante que você planeje as pautas que irá abordar. Essa organização te ajuda a entender quais temas precisa abordar e quais precisa melhorar. Também evita conteúdos repetitivos o que fideliza leitores em sua página e atrai novos.

5. Faça uma estrutura do seu conteúdo

Estruturar é fundamental na maneira de saber qual conteúdo produzir. Antes de escrever você precisa planejar como o conteúdo será abordado. Essa organização te possibilita analisar se há alguma informação faltando ou desnecessária e fazer as modificações. Também te ajuda a encontrar formas de apresentar o conteúdo para aprimorar a experiência de leitura do seu público.

6.Explore conteúdos multimídia

Uma página diversificada torna a leitura mais dinâmica e agradável. Dentro de um texto você pode fazer uso de vídeos, imagens, áudios sobre o tema. Você pode também colocar vídeos de autoridades no assunto para dar credibilidade ao seu conteúdo. Principalmente se o texto for grande, utilizar outras ferramentas torna a leitura mais agradável.

7.Seja constante na produção de conteúdos

Você pode saber exatamente sobre qual conteúdo produzir. Pode elaborar um texto de alta qualidade atingindo o público específico. Mas se você não tiver uma constância nessas produções seu objetivo continuará inalcançável. Sabe aquele ditado “quem não é visto não é lembrado”? Aqui funciona da mesma forma. Você precisa produzir conteúdos com frequência para deixar seus leitores na expectativa por seus textos.

8.Faça uso de links relevantes

Um bom texto é aquele que apresenta links de sites relevantes. Isso aumenta a credibilidade do seu conteúdo e mostra para o leitor que você não está alienado. Quando você utiliza links externos de autoridades no assunto, você demonstra que está estudando, se atualizando. Isso traz confiança para o seu público e você ganha a preferência dele.

9.Cuidado com os erros de português

Não adianta saber qual conteúdo produzir se uma gama de erros de português são vistos no texto. Os erros matam o interesse de qualquer leitor. Você não precisa ser um expert em português ou ter formação em letras por exemplo. Mas o básico é necessário . Evite erros drásticos. Aqueles erros que todo mundo sabe que não é legal. Por isso, se atente a sua escrita. Se for possível, peça opinião de outra pessoa.

10.Faça revisão dos textos

A revisão do texto é fundamental para evitar os erros de português. Você pode saber da gramática da língua portuguesa perfeitamente. Mas na hora da digitação erros podem ocorrer. A medida que você vai escrevendo a sua velocidade aumenta e com isso falhas podem surgir sem que você perceba. Por isso, antes de postar o seu texto faça uma revisão completa dele.

11.Domine as técnicas de SEO

Não basta saber qual conteúdo produzir, é preciso utilizar técnicas para colocar seu texto bem posicionado no Google e, desta forma, gerar leads. Essas técnicas são as técnicas SEO. Ferramentas responsáveis por fazer com que seu texto apareça no topo da lista de pesquisa do seu público. É importante você conhecer as técnicas SEO e aplicá-las ao seu texto.

12.Utilize ferramentas de produção de conteúdo

Uma excelente forma de criar um conteúdo de qualidade é utilizar ferramentas de produção de conteúdo. Atualmente existem várias como Answer the Public, Google Trends, Keyword Tool, Google Keyword Planner, Máquina geradora de títulos e SEMrush para planejamento de conteúdos. Para a construção você pode utilizar Google Docs e Dicionário de Sinônimos. Todas são gratuitas e fáceis de usar.

13.Evite produção de conteúdos repetitivos

Outra dica para ter ideias de qual conteúdo produzir é evitar os já publicados. Faça uma análise no seu blog e veja todos os conteúdos que você já publicou. Evite escrever sobre esses temas novamente. Isso cansa o leitor e diminui o interesse na sua página. Veja os assuntos que você ainda não abordou e fale sobre eles. Se caso, você já escreveu sobre bastante coisa, tente atualizar algum tema, mas jamais repita!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.