Quais as principais diferenças entre Inside Sales e Field Sales?

Você sabe quais são as diferenças entre Inside Sales e Field Sales? Na realidade, para as empresas que atuam dentro do mercado B2B, e principalmente aquelas que acabam fazendo vendas mais complexas.

Sendo assim, é bom lembrar que existem mesmo duas abordagens principais aos prospects: remota ou presencial. Lembrando sempre, que a mais tradicional é a presencial, também conhecida ainda como fiel sales, que é quando há o encontro pessoal entre prospect e vendedor para a apresentação desse produto, fechamento de negócio e a negociação.

Já por outro lado, ainda existem as vendas que são realizadas de forma remota, também é conhecida como inside sales, onde são usadas as ferramentas de comunicação à distância, como chats ou ainda videochamadas para a interação entre as partes que estão envolvidas.

Lembrando sempre, que cada forma de abordagem possui suas vantagens e desvantagens, sendo assim, qual é a melhor? Certamente não há uma resposta certa que sirva para todos os mercados.

Na realidade, precisamos lembrar que filed sales e inside sales não são nada excludentes, sendo assim, é possível equilibrar o uso dessas modalidades e então entregar maiores resultados para sua empresa. Deseja saber melhor? Então continue acompanhando a leitura!

Veja aqui quais são as diferenças entre Inside Sales e Field Sales

Certamente há algumas diferenças entre Inside Sales e Fiel Sales, sendo assim, vamos conferir aqui como eles funcionam. Para saber a diferença precisamos entender que a pré venda é uma área que pode contribuir de forma decisiva para a escolha da melhor estratégia para cada negociação realizada.

Lembrando ainda, que por meio de técnicas de qualificação de leads e até mesmo da coleta de dados que são ricos, então fica mais fácil definir e entender qual é a abordagem mais correta para a situação.

Entre as abordagens as escolhas ficam entre field sales ou ainda inside sales, ou quem sabe porque não tentar as duas não é mesmo? Além disso, saiba que poderá conferir abaixo outras dicas e táticas sobre como e quando deve usar vendas remotas ou ainda presencias, compreenda ainda qual é o papel da pré venda nesse processo que sabemos é decisório.

Conheça a definição de field sales e inside sales

É preciso começar com a definição completa dessas diferentes abordagens de vendas, para que logo em seguida consiga contextualizá-las diretamente dentro do processo comercial.

Sobre o Fiel Sales (Venda presencial)

Saiba que essa é a forma mais tradicional de vendas, ou seja, é justamente quando um vendedor acaba por se deslocar diretamente ao cliente para finalmente apresentar o produto e então negociar sua comercialização.

Ademais, em vendas mais complexas, geralmente essa uma abordagem amplamente usada nesse tipo de venda, justamente por se tratar de soluções ou produtos que possuem tíquete médio mais alto.

Geralmente nesse caso, a decisão de compra certamente é mais longa, sendo que o contato pessoal e presencial com o cliente potencial acaba estabelecendo uma relação de confiança que é bem mais sólida.

É preciso destacar que as fields sales devem simplesmente ser feitas por vendedores que possuam domínio total desse produto e até mesmo de suas vantagens, afinal, isso acaba exigindo ainda que os profissionais sejam bons comunicadores, e que estejam sempre apresentáveis.

Precisamos destacar ainda, que essa é uma das diferenças entre Inside Sales e Fiel Sales: no field sales o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) acaba sendo muito mais alto. Em partes devido ao deslocamento, hospedagem e até mesmo devido aos próprios cuidados pessoais, isso tudo sem contar na capacitação do vendedor especializado.

Abaixo veremos algumas vantagens e desvantagens de atuar com o field sales:

Prós de usar o Field Sales:

Há uma menor taxa de reagendamento: é bem mais difícil desmarcar um compromisso presencial;
Acaba gerando relações mais profundas: certamente o contato humano acaba se convertendo ainda em empatia e até mesmo relações de maior confiança no âmbito comercial;
Permite o uso mais adequado: para aqueles produtos que realmente necessitam de demonstração de uso e não estejam na nuvem;

Veja os contras de usar o Field Sales:

Ela é mais cara: afinal os custos com deslocamento, tempo investido e estadia acabam aumentando o CAC;
Há uma menor troca de informações: certamente o vendedor conta apenas com o que estudou anteriormente. Não há possibilidade alguma de trocar informações com pré vendedores ou ainda gerentes ao longo da negociação. O ciclo de vendas acaba se tornando ainda mais longo, e isso pode atrasar completamente o retorno sobre o investimento (ROI);

Vantagens de usar o Inside Sales (Vendas remotas)

Podemos dizer que elas fazem oposição às field sales que na verdade, são presenciais as insides sales são vendas realizadas à distância.
Na verdade, podemos dizer que elas se chamam-se “inside” justamente porque são realizadas dentro da empresa, sem haver necessidade de deslocamento do vendedor.

Essa é considerada uma abordagem super recente, justamente porque se tornou escalável a partir do desenvolvimento de ferramentas de comunicação à distância.

Nesse caso, aplicativos tanto de conversas quanto de videoconferência através do meio digital, acabaram evoluindo de tal forma tanto quanto à praticidade das chamadas que podem simplesmente ser usadas em transações e negociações comerciais sem maiores problemas.

Ademais, as chamadas telefônicas ainda são usadas na modalidade e com o apoio dos próprios softwares de vendas tal como o Exact Spotter, e que acabam se tornando ainda mais eficientes justamente pela possibilidade de consulta rápida aos dados do cliente.

Veja as Vantagens do Inside Sales

Diminuição total de custos: há menos gastos com tempo de serviço dos vendedores além do deslocamento;
Há maior volume de reuniões: o aproveitamento do tempo é melhor, equilibrando ainda reuniões com novos leads e reuniões ainda follow-up;

Há mais eficiência: o vendedor acaba se preparando melhor dentro da estação de trabalho, visto que não precisa se deslocar de um local para outro, sendo que ele ainda pode se aprofundar no estudo do lead;

Desvantagens do Inside Sales

Há maior taxa de reagendamentos: na verdade, as pessoas costumam tratar a venda remota como um compromisso “menor”;
Não elimina 100% o encontro presencial: em certos casos existem modalidades de venda que exigem ainda pelo menos uma reunião ainda pessoal com o cliente;

Essas são as principais diferenças entre inside sales e fiel sales, portanto, o ideal é usar ambas, onde há um encontro entre ambos dando um retorno ainda maior!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.