Se você quer ser um vendedor acima da média, aprenda copywriting.

Para entender o que é copywriting, é preciso antes entender que a escrita, seja ela qual for, segue um propósito e dentro do que se refere à marketing e venda, o propósito é de alcançar o público-alvo de seu produto.

O que é copywriting?

E a de produção de textos, tenham eles o estilo que for, com o propósito, como vimos anteriormente, de ajudar o seu cliente ou público-alvo, a se decidirem por um determinado produto ou serviço, como por exemplo : slogans, sites, posts, eBooks, e mails, entre outros.

E como fazer um bom copywriting?

Um bom conteúdo, mediante uma estratégia relevante de marketing, deve ir além do óbvio que uma propaganda faz.

É importante que seja inserido neste contexto, informações ao público, que aumentem seu interesse.

Vender é importante, mas mais importante do que a venda, é a transmissão de informações que seu público quer ver, e que lhe agregue valor, pois esse passo vai conduzir melhor a sua venda.

Dicas de como fazer um bom copywriting

O próprio conceito de copywriting já dá uma ideia de como alcançar o objetivo com sua prática. Afinal, está escrita é reconhecida pela característica de persuasão.

Sendo assim, o objetivo fica ainda mais claro: persuadir, convencer o seu público a comprar algo.

Portanto, faça um bom uso das técnicas que vão te ajudar a chegar lá, que são os gatilhos mentais.

Esses gatilhos são uma forma de acelerar todo o processo de tomada de decisões do cliente para efetuar a compra do produto ou serviço oferecido.

Quando fazemos uso deste mecanismo cerebral, ganhamos tempo e poupamos nossa energia durante o processo como um todo.

Vamos às dicas, falando mais detalhamento sobre isso

Técnicas de gatilho de copywriting

De acordo com estudiosos, na maior parte do tempo, o comportamento do ser humano funciona conforme alguns princípios que são psicológicos e automatizam o
nosso comportamento em geral. E são eles:

● Reciprocidade: tende a responder positivamente a uma ação com outra ação.

● Aprovação social: tende a ser influenciado pela opinião dos outros.

● Afinidade: o ser humano tende a fazer o mesmo que outras pessoas com as
quais tem afinidade por se parecerem, de algum modo, com ela.

● Autoridade: neste caso, a tendência humana é a de obedecer aqueles a
quem julgam ser superiores, pois tendem a serem respeitosos com essa
figura.

● Escassez: é a tendência que o ser humano tem de temer perder.

Elementos para fazer um bom copywriting

Título – deve fazer com que a pessoa pare tudo para ler, se interessando pelo que vem depois.

Conexão e identificação – apele para as emoções do seu leitor. Isso pode ser feito com histórias e características.

Problema – é interessante falar sobre possíveis problemas que o cliente passou ou poderá passar para chamar a atenção dele, apelando ao medo para atingir o
objetivo.

Solução – dê a solução ao seu cliente através do seu produto, como sendo ele a solução de todos os problemas do cliente em potencial.

Oferta – faça a oferta do seu produto sem medo e dê todas as garantias de funcionamento dele.

A prática do copywriting

Conheça seu público – essa é uma dica bem básica, pois para que todos os passos até aqui deem certo, é importantíssimo que se conheça para quem está vendendo, quem é o seu cliente em potencial, quem faz parte do seu público-alvo.

Somente assim é possível ter um entendimento correto de como chegar até ele e fazer um conteúdo que vá remeter com sucesso para a venda do produto.

Copywriting – como falamos acima, é importante que as informações passadas sejam de qualidade, mas reconheça os limites para não ultrapassá-lo e gere valor para seu cliente.

Prove o que você está dizendo – dê aos seus clientes a confirmação de que seu produto funciona por meio de depoimentos, mostre que tem resultados, e que o que você está ofertando é bem sucedido, oferecendo para que os clientes em potencial se ofereçam para testar o que está sendo oferecido.

Faça com que o seu cliente concorde com o que você está dizendo, procure pela identificação com seu cliente, falando sobre os problemas que estes enfrentam e demonstre a solução para isso, sem precisar, de forma direta, falar sobre as características do produto em si.

Quanto mais se fala do produto diretamente, menos atenção você recebe dos clientes, mas quando é possível falar sobre os problemas que os clientes enfrentam, eles são atraídos pela identificação do problema e então é a hora de mostrar a solução, que é o seu produto.

Conte histórias – ainda por meio da identificação, conte histórias através dos conteúdos, em que os clientes se sintam acolhidos, fazendo parte de um todo, onde seus medos, angústias, receios, e todos os sentimentos sejam compartilhados e compreendidos enquanto eles leem os conteúdos criados.

E ao se dar conta de que o problema não é somente seu, ele tem esperança de que há solução para esses problemas.

E assim, o bom copywriting torna-se capaz de não só criar textos que toquem os corações das pessoas, mas também as influencia em sua maneira de perceber a marca do seu produto.

Assim, é muito provável que outras empresas vejam o valor em determinada solução quando percebem que outros negócios passaram pela mesma jornada e obtiveram êxito.

Um bom copywriting tem o poder de criar e influenciar a percepção que as pessoas têm sobre a sua marca.

Alcançando, assim, o sucesso que se espera em todas as jornadas de vendas, fazendo o oposto que a maioria das empresas fazem, que é pegar as informações dos clientes, oferecendo antes, as informações que importam ao público alvo.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.