Ter sucesso na relação de trabalho com seus colegas de trabalho é muito importante, afinal quando temos um ambiente agradável e cooperativo a equipe da qual fazemos parte torna-se uma equipe de destaque.
E esse tem sido um dos grandes objetivos da maioria das empresas atuantes no mercado de trabalho: um ambiente amigável, funcionários que cooperam entre si, sendo produtivos.
E esse ambiente de interação, onde profissionalismo e colaborativo entre as equipes é tão importante quanto um ambiente onde a estrutura física da empresa seja confortável, pois é perceptível que funcionários felizes no ambiente, produzem muito melhor.
E se você é parte deste processo de boas relações com seus colegas de trabalho, favorecendo um ambiente de harmonia e tranquilidade, sem dúvidas se destaca juntamente com sua equipe.
Por isso, é válido investir em ser ou se tornar essa pessoa em que as pessoas prezam por ser agradável estar perto, não sendo prejudicial para o todo, evitando que as atitudes e falas pessoais tornem o ambiente e as relações pesadas dentro da empresa.
Abaixo você terá algumas dicas que podem cooperar para esse investimento pessoal na relação de trabalho, onde se torna parte de um processo de relações bem sucedidas que elevam o nível da empresa em que se trabalha.
Como ser um colega de trabalho agradável e cooperativo?
Agora, aproveite as dicas e reflita se você é um colega que as pessoas gostam de ter sempre por perto, e que de quebra, contribui para que a empresa seja bem sucedida e tenha bons resultados.
1 – Conheça melhor os seus colegas de trabalho
Não é fácil se sentir parte de um grupo e interagir com eles quando são meros desconhecidos, principalmente se o novato é você, portanto, apresente-se ao grupo, seja simpático e acessível, disponível a fazer parte do grupo e colaborar junto com eles para o crescimento da empresa.
Agindo assim você vai ter sucesso na relação de trabalho com seus colegas de trabalho.
2 – Seja um colega de trabalho agradável
Ser frio e distante é o passaporte para manter sua relação com seus colegas de trabalho conturbada. E sendo assim, afeta diretamente a produtividade da equipe, o que prejudica a empresa de modo geral.
Sem dizer que pode contar bem menos pontos para você, já que se tornando mal visto pelos colegas, tal relação fracassada não passará despercebida pela sua chefia, colocando em risco seu emprego.
Logo, o melhor caminho é investir em uma relação amigável e agradável com seus colegas de trabalho.
3 – Sorria mais e reclame bem menos
Um sorriso pode abrir portas, resolver situações desagradáveis, demonstrando simpatia e conquistando amizades.
Seja qual for seu problema pessoal, deixe-o no campo pessoal, pois ninguém tem culpa deles.
Sorria mais e reclame menos, sendo bem mais fácil resolver problemas diretamente na fonte, mas não um sorriso fingido, e sim verdadeiro, capaz de demonstrar que você realmente se sente parte da equipe e da empresa na qual se está inserido.
4 – Abra-se para novas idéias
Em um ambiente, seja de trabalho ou não, é bem comum que algumas pessoas pensem de forma diferente, e isso não precisa ser um problema, portanto, não deixe sua mente engessada em uma metodologia de trabalho ou perfil profissional, mas abra-se para as novas idéias que podem surgir.
Ouça o que os seus colegas de trabalho tem para falar, não seja uma pessoa crítica negativa para as novas sugestões que aparecem, pode ser surpreendente o quanto podemos aprender ouvindo o outro.
Inclusive, a oportunidade de ter sucesso na relação de trabalho com seus colegas de trabalho.
5 – Não fique intimidado(a) com o outro
A variedade de personalidades em um mesmo ambiente pode ser um motivo para que se sinta intimidado, pois normalmente tende a ser mais competitivo e consequentemente, mais estressante também.
Para que isso não ocorra, tente ser aquela pessoa que finge ser alguém que não é somente para agradar, seja você mesmo e não se sinta intimidado ou inibido por causa dos seus colegas de trabalho.
Dessa forma é possível manter um diálogo entre iguais, fazer críticas construtivas, conquistando e dando respeito, admirando e sendo admirado pelas pessoas que estão ao seu redor.
6 – Trabalhe em equipe, colaborando com seus colegas
Trabalhar dentro da diversidade de pessoas tem um ótimo benefício: estar próximo a uma variedade de pessoas com habilidades e talentos.
Essas habilidades e talentos podem nos ajudar a aprender uns com os outros, colaborando com as nossas próprias habilidades e nossos talentos.
Portanto, seja humilde para aprender e colaborar, demonstrando que sabe como trabalhar em equipe, o que vem sendo muito valorizado pelas empresas.
7 – Inove
Existem problemas que precisam de soluções inovadoras, tenha a ousadia de inovar, não tenha medo de se destacar, acredite no seu potencial e seja criativo, colaborando assim, para que as estratégias da empresa sejam bem sucedidas.
Ter sucesso na relação de trabalho com seus colegas de trabalho pode muitas vezes ser preciso que pensemos fora da caixinha.
11 – Faça perguntas e ouça as respostas
Para que sua fala seja eloquente e relevante é preciso aprender a ouvir antes de perguntar ou sugerir.
Essa dica ajuda muito para aqueles que tem como objetivo ter relações bem sucedidas, é ouvindo que compreendemos melhor a situação e trazemos ideias inovadoras que podem resolver muitos problemas.
12 – Segure sua opinião e apresente suas sugestões
Opinar sempre é válido, no entanto, muitas vezes precisamos fazer isso de forma mais adequada.
O tom que usamos pode fazer muita diferença e por isso mesmo, é capaz de causar constrangimentos dentro do grupo da equipe, porém quando sugestionamos ao invés de dizer que essa ou aquela é nossa opinião, torna a situação mais leve e positiva.
13 – Aprenda a lidar com situações graves e conflituosas
Ter sucesso na relação de trabalho com seus colegas de trabalho pode não ser tão fácil, afinal muitas vezes essas relações podem ser conflituosas e até mesmo passíveis de abuso.
Saber lidar com essas situações é muito importante, e para isso saber quais são os recursos disponíveis na empresa também tem sua importância.
Saiba a quem deve se reportar e a qual setor deve se dirigir caso algum abuso, de qualquer tipo, ocorra.