Como o atendimento online (ou a falta dele) impacta nas suas vendas.

Você sabia que é possível ter qualidade no atendimento online e aumentar as suas vendas? Vamos entender como o atendimento online impacta nas suas vendas? Se você quer saber mais sobre esse assunto, venha com a gente!

Afinal a forma como sua empresa se comunica com os cliente é de extrema importância para que seja bem sucedida. Geralmente, essa questão é uma das preocupações, frente o atendimento nos sites da empresa e em suas redes sociais.

Um bom atendimento online transforma diretamente a relação com o seu cliente e/ou público alvo, principalmente quando o suporte ao consumidor demanda cuidados.

Através dele, as expectativas do que a sua empresa pode oferecer aumenta, e com o atendimento de qualidade consegue perceber a insatisfação do cliente e o que a causou, sendo possível encontrar de forma muito mais eficiente as soluções esperadas.

E tudo isso ajuda também na fidelização do cliente, visto que quando o atendimento é bom, aumenta a identificação entre o consumidor e a marca.

O que se torna essencial, visto que quando há qualidade de atendimento, as chances de conquistar o público alvo e fidelizar os clientes, é uma vantagem extra nas estratégias de venda da sua marca.

Portanto, neste artigo, vamos conversar sobre os benefícios do investimento em atendimento online de qualidade.

E se você quer dicas, então continue lendo como o atendimento online impacta nas suas vendas!

Benefícios na qualidade do atendimento online.

O atendimento online, de fato, pode impactar suas vendas, seja de forma positiva ou negativa, porque ele é essencial para que sua marca seja reconhecida como comprometida com a satisfação do cliente.

E sabe-se que essa área é um das que mais afeta as etapas de venda, dentro da relação entre marca e consumidor, pois tiram as dúvidas, baixam as resistências criadas nas compras e podem aumentar o interesse da compra. E quando feito em um pós venda, as chances de permanência pela fidelização são enormes.

E em relação aos benefícios, podemos dizer que são muito bons, e o principal deles é justamente a fidelização do cliente, por meio do atendimento de qualidade, que é um diferencial, pois chega ao coração do cliente, através dos seus canais de online.

Outros benefícios são percebidos através deste relacionamento estabelecido, é a confiança que a marca ganha dos seus clientes, novos clientes também surgem devido à essa confiança, se permitindo dividir mais vezes informações valiosas para a análise da condução deste relacionamento.

Resultando, inclusive, na decisão final da compra a ser efetuada, ajudando o cliente a decidir-se pelo produto da sua marca.

Dicas para aumentar a qualidade no atendimento

Agora que você já conhece os principais motivos para investir em qualidade em um atendimento online que impacta nas suas vendas e na vida comercial do cliente, vamos conhecer algumas dicas para fazer isso funcionar, de maneira adequada e com resultados?

Confira agora algumas dessas dicas, que podem fazer a diferença no seu processo de compra e venda, dando aos seus clientes a satisfação de fazer parte da sua marca.

Venha conosco e faça o melhor pela sua empresa e seus clientes, através de uma estratégia simples e muito eficiente!

1 – Crie diretrizes de conduta e uma estrutura de atendimento

Um atendimento de qualidade é conquistado através do equilíbrio entre autonomia e suporte.

É importante que o seu time de atendentes precise de liberdade e conhecimento para encontrar e orientar os clientes nas melhores soluções para o cliente, evitando que sua marca perca o controle e evite prejuízos.

Portanto, ter criar uma estrutura que colabore com o cliente no atendimento, é baseada em diretrizes claras e eficientes.

Evitando que um atendimento padronizado dê prejuízo e um atendimento humanizado conquiste clientes.

2 – Esteja disponível sempre

Disponibilidade e proximidade são as palavras de ordens para que se tenha um atendimento online de qualidade, o que pode se tornar um desafio de atender a todos os canais de suporte.

E quando falamos em atendimento online impacta nas suas vendas, estamos falando de disponibilidade, sempre que possível, e que este seja um suporte de 24 horas, seja atendimento por chatbots, páginas de perguntas frequentes, guias de compras, entre outras opções.

Deixando claro que a marca tem compromisso com seus clientes, permitindo que o cliente tenha uma resposta que vá satisfazer o cliente.

3 – Invista em tecnologias e ferramentas de atendimento

É muito importante também o investimento em um atendimento mais adequado, moderno, onde ferramentas e tecnologia estejam mais acessíveis para os clientes ou público alvo.

4 – Comunique-se com transparência e empatia

A principal característica de sua marca é uma empresa em que a transparência e a empatia em relação aos seus clientes seja sempre bem clara e satisfatória.

Essa postura dá sentido de valor ao cliente, tornando a empresa muito mais humana e mais próxima ao cliente, demonstrando que o cliente não é somente um número, mas parte importante da empresa.

5 – Faça a promoção da evolução da equipe de atendimento online

Investimento é a palavra de ordem para que sua empresa desenvolva uma equipe de atendimento com a qualidade que satisfaz seus clientes.

Esse investimento, não trará somente melhoria na comunicação com o cliente, mas na qualidade que ele tem, onde as ferramentas desta comunicação, se tornarão um relacionamento bem construído e confiável, gerando resultados reais e admiráveis que impactam positivamente sua marca.

Portanto, faça a promoção de um tratamento completo, que se inicia no ato da contratação, para que a capacitação dos seus colaboradores, sejam feitas de acordo com as melhores diretrizes e as ferramentas utilizadas as mais eficazes.

E lembra que falamos, em outras palavras, que um cliente satisfeito é importante não só pela fidelização?

Então, isso também se estende para tornar esse mesmo cliente satisfeito em alguém que irá promover sua marca, pois o contrário são esses mesmo clientes, mas insatisfeitos, que irão manchar sua marca através da propaganda negativa dela.

Agora que você entende o porquê é tão importante investir de forma maciça em um atendimento online impacta nas suas vendas, não fique fora desse processo bem sucedido, tenha sua marca entre as mais confiáveis pelos clientes.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.