Os 10 maiores medos de um líder de vendas

Há pessoas que já nascem com o perfil de líder. Por esse motivo, dificilmente terão medo de exercer um bom trabalho e exercerão seu papel com naturalidade e ousadia.

Por outro lado, a liderança é um cargo que qualquer pessoa pode ocupar, desde que desenvolva as habilidades necessárias para isso. Nesse processo, é muito comum se deparar com vários tipos de medos.

Por ser um sentimento que pode paralisar qualquer profissional, hoje vamos te apresentar os 10 maiores medos de um líder de vendas. Se você se identificar com algum deles, no final do texto você encontrará dicas de como enfrentá-los.

Continue o texto para saber mais. Boa leitura!

Conheça os 10 maiores medos de um líder de vendas:

Existem alguns medos que são naturais e até benéficos para a preservação da vida. Enquanto outros podem comprometer o desempenho profissional. Saiba mais sobre isso nos tópicos abaixo, conhecendo os 10 maiores medos de um líder de vendas.

Veja!

1: Medo de falar em público

Para os gestores mais tímidos, o medo de falar em público é um dos maiores medos de um líder de vendas. O gestor pode ter excelente dicção, uma linguagem culta e ser bem articulado, mas ter medo de se expressar para um grupo e se perder totalmente.

Esse tipo de medo é capaz de minar a confiança do líder e roubar a autoridade do seu cargo diante dos liderados.

2: Medo de tomar uma postura autoritária

O autoritarismo é uma posição que deve ser evitada em qualquer liderança, pois causa desconforto nos liderados e pode até mesmo gerar sentimentos de raiva.

Por outro lado, ter muito medo em ser autoritário pode te levar a ser compassivo com questões que exigem uma postura mais firme. É por esse medo que muitos líderes não conseguem ter bons resultados com suas equipes.

3: Medo de não saber como delegar tarefas

Uma das funções do líder é delegar tarefas e ele faz isso com base no conhecimento da capacidade de cada liderado e do nível de exigência de cada tarefa.

É justamente a falta desse conhecimento da própria equipe que gera o medo de não saber como delegar funções.

Há ainda líderes que, por medo de ser mal interpretados ou gerar algum tipo de discórdia, temem distribuir atividades.

4: Medo de não ser escutado pela equipe

Entre os maiores medos de um líder de vendas está o temor de não ser escutado pela equipe. Ou seja, o gestor tem medo de não ser ouvido e os liderados não realizarem o que ele está pedindo.

Geralmente, esse medo surge pela falta de autoconfiança do líder e ausência de argumentos reais e convincentes. A equipe precisa sentir que o seu gestor sabe do que está falando.

5: Medo de tomar decisões erradas

Por mais confiante que uma pessoa seja, o medo de errar é um sentimento que aparece em alguma etapa da vida. Com os líderes não seria diferente.

No entanto, o medo de tomar decisões erradas levam o gestor ao desespero, aproximando-o cada vez mais ao erro. O líder precisa aprender a lidar com as consequências de uma escolha ruim, se reinventando para novos acertos.

6: Medo de realizar advertências

Um líder de vendas de sucesso é aquele que sabe como disciplinar sua equipe. O temor de realizar advertências é mais um dos maiores medos de um líder de vendas.

Quando o gestor não corrige quem está com um comportamento ou uma atitude prejudicial, além de ter uma equipe com debilidades, ele vai comprometer os resultados das vendas.

7: Medo de colocar metas inatingíveis

O medo de colocar metas inatingíveis surge diretamente da falta de conhecimento do que é possível de atingir.

O gestor que não sabe a realidade de sua equipe e negócio, sente medo de colocar objetivos inalcançáveis pelos colaboradores, o que resulta, muitas vezes, em não colocação de metas.

8: Medo de lidar com personalidades mais fortes

Uma equipe é constituída por diferentes pessoas, com variedade de pontos de vista e personalidades. Um dos maiores medos de um líder de vendas é não saber lidar com personalidades mais fortes.

O gestor com esse medo tem receio de ser confrontado, o que pode gerar sérias consequências para a sua atuação.

9: Medo de solucionar problemas

Além de orientar a equipe para fechar um bom negócio, o líder de vendas é alguém que precisa solucionar problemas entre os seus colaboradores.

O medo de resolver um desentendimento, por exemplo, pode levar à desunião da equipe e a uma competitividade prejudicial para todo o negócio.

10: Medo de dizer “não”

Entre os 10 maiores medos de um líder de vendas, está o receio de dizer “não” para os seus colaboradores, o que muitas vezes é resultado da tentativa de ser um gestor “bonzinho”.

O “não” é necessário para a equipe de vendas e o líder precisa ter coragem para utilizá-lo quando necessário.

Dicas para vencer os 10 maiores medos de um líder de vendas

O medo faz parte de todo ser humano. Mas quando esse sentimento surge na gestão de equipe de vendas, o líder precisa saber lidar com ele para desenvolver bem o seu papel.

Por isso, veja abaixo algumas dicas para vencer os maiores medos de um líder de vendas:

Conheça a sua equipe, descobrindo as potencialidades e limitações de cada liderado;
Tome uma postura firme sempre que necessário, mas sem agir com arrogância ou desprezo
Não imponha ou cobre uma tarefa, mas mostre como aquele colaborador é essencial para o sucesso daquela função, pontuando as potencialidades dele para a respectiva tarefa;
Conheça a realidade do seu negócio e coloque metas de acordo com a capacidade de sua equipe;
Desenvolva a sua autoconfiança através de estudos sobre liderança, oratória e temas do ramo;
Trabalhe a sua autoestima e confie no seu potencial;
Se especialize na sua área.

Para concluir

Se você se identificou com algum dos 10 maiores medos de um líder de vendas, não deixe de colocar em prática as dicas que aqui foram citadas.

Lembre-se de que o medo faz parte de todo profissional e, em certa medida, é até bom tê-lo. Mas jamais permita que esse sentimento te paralise. Pelo contrário, utilize o medo como um combustível para realizar melhorias e construir uma liderança estratégica e eficaz.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.