Os 10 maiores medos de um vendedor

O medo é um sentimento inerente ao ser humano e, em certa medida, ele é até saudável. Afinal de contas, quando se tem medo é possível evitar muitos perigos.

No entanto, na vida profissional, alguns temores podem ser extremamente prejudiciais. Os medos de um vendedor, por exemplo, podem levar o profissional a perder vendas e resultar no insucesso da empresa.

Para isso não acontecer, é importante identificar os maiores temores de um profissional de vendas para aprender como eliminá-los ou simplesmente lidar com eles.

Conheça abaixo os 10 maiores medos de um vendedor e saiba como enfrentá-los.

1: Medo de objeções e rejeição

O medo da rejeição é muito comum entre as pessoas e ninguém gosta de ser desprezado. Mas é fundamental entender que cada um é diferente do outro e nem sempre será possível agradar a todos.

O grande problema do temor a rejeição no meio das vendas é a paralisia que isso pode causar. Por medo, alguns vendedores nem sequer dão o primeiro passo. Enfrentar essa situação requer coragem.

É necessário se vestir de ousadia para mostrar o seu produto e explicar a diferença que ele pode fazer na vida do cliente. Mostrando a importância do seu produto, você vai conseguir quebrar muitas objeções do consumidor. É preciso coragem e argumentos.

2: Medo de prospectar novos clientes

Em termos gerais, a prospecção de clientes se resume no processo de procurar potenciais clientes para o seu negócio. Ou seja, pessoas que apresentam algum tipo de dor que o seu produto pode solucionar e esse processo está entre os 10 maiores medos de um vendedor.

Existem muitas razões para esse medo: insegurança, comodismo, falta de estratégias etc. Mas entenda que o “não” você já tem. Isto é, você está sem novos clientes e, literalmente, pode receber um “não” para o seu produto. Deste modo, você precisa ir atrás do “sim” com persistência e ousadia.

3: Medo do conhecimento do cliente

Quando encontramos alguém que sabe mais do que nós, é absolutamente normal nos sentirmos intimidados. Nas vendas, é possível surgir um cliente com conhecimento muito maior sobre o produto do que o próprio vendedor. Até porque, com a ajuda da internet, os consumidores estão bem informados.

Para eliminar esse medo e evitar esse constrangimento na hora da negociação, você precisa estudar a sua mercadoria. Procure conhecer as características do seu produto, benefícios, prós e contras. Assim, você conseguirá conversar com o consumidor em nível de igualdade, além de transmitir autoridade no assunto.

4: Medo da concorrência

Entre os 10 maiores medos de um vendedor, o medo da concorrência pode levar o negócio à falência. Isso porque, enquanto você olhando para o negócio do outro, o seu vai definhando cada dia mais.

Entenda que a concorrência sempre vai existir. A competição é necessária e você precisa saber jogar. Mas não é olhando para a “grama do vizinho” que você vai conseguir isso. Pelo contrário, você deve olhar para a sua grama e apará-la.

Ou seja, procure se especializar. Melhore os seus produtos. Ofereça promoções, descontos, novidades. Pense: se você fosse o consumidor do seu próprio negócio estaria satisfeito com o serviço? Faça uma análise e veja o que precisa melhorar.

5: Medo de errar ou falhar

Todos sabem que errar é humano. Mas quando surge uma falha, o primeiro sentimento é de culpa, levando até à vontade de desistir da carreira de vendas.

Por mais difícil que seja encarar uma falha em alguma etapa da negociação, não tenha medo de errar. Encare os erros como aprendizados para o seu sucesso profissional.

Os grandes vendedores cometeram diversos erros. Tenha em mente que você não é o primeiro e nem será o último a cometer algum deslize. Portanto, erga sua cabeça, se retrate com quem for necessário e tire aprendizados de suas falhas.

6: Medo de não conseguir vender

O medo de não conseguir vender abre portas para a insegurança, principalmente quando o profissional não confia em sua própria capacidade. Não conseguir realizar uma venda é um dos maiores medos de um vendedor.

De fato, nem todos os dias será possível realizar vendas grandiosas. É preciso ter calma. Além disso, lembre-se de que o seu produto precisa servir como solução para o problema do cliente. Foque nesse princípio e não se desespere caso a venda não ocorra. Esteja de olho nas novas oportunidades.

7: Medo de falar com desconhecidos

Seja em um estabelecimento físico ou em qualquer outro ambiente, a vergonha ou timidez do vendedor é um grande empecilho para falar com novos consumidores. Mas se você quiser se tornar um vendedor de sucesso, terá que perder esse medo.

Para isso, em primeiro lugar, seja cordial. Cumprimente seu futuro cliente com um belo sorriso e ofereça ajuda. Em seguida, escute o seu consumidor e vá elaborando maneiras de ajudá-lo com o seu produto.

8: Medo de incomodar

Se uma pessoa entra no estabelecimento comercial ou na página da loja, é porque, por algum motivo, ela se interessou pelo serviço. Só por isso, você já não precisa ter medo de incomodar.

Mas se o medo de incomodar está na etapa de prospecção de clientes, encare o seu produto como solução para resolver os problemas dos outros. Você tem a mercadoria ideal para atender as demandas do consumidor.

Desta forma, você vai conseguir eliminar mais um medo da lista dos maiores medos de um vendedor.

9: Medo de ser mal interpretado

A profissão de vendedor é uma ocupação que muitos escolhem como carreira profissional. Mas nem sempre é bem vista pelos familiares e amigos, justamente pelo padrão de status social estabelecido pela sociedade.

No entanto, se as vendas fazem o seu coração queimar de paixão, se você ama atender as pessoas e vê-las felizes com o seu produto, transformadas e realizadas, não abra mão disso.

A vida é sua e somente você é o responsável pela sua própria felicidade.

10: Medo da falência

Por último, mas não menos importante, está o medo da falência. Na lista dos 10 maiores medos de um vendedor, falir é um pensamento que já passou pela cabeça de boa parte dos profissionais de vendas.

É necessário entender que ninguém está isento deste infortúnio. Mas temer a falência é um sentimento que pode te aproximar da quebra do seu negócio.

Olhe para a sua realidade. Se você é um vendedor que se dedica, se esforça, estuda e se especializa, por que temer a ruína? Continue fazendo a sua parte e se reinvente sempre que for preciso.

Conclusão

Para concluir, tenha em mente o seguinte: Quanto mais medo, mais perto se fica daquilo que se teme. Por isso, aprenda a driblar os seus medos com as estratégias que aqui foram dadas.

Lembre-se de que erros acontecem e ninguém é perfeito. Com ousadia e autoconfiança, você se tornará um grande vendedor. Basta se esforçar.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.