O que é Inside Sales?

Você sabe o que é Inside Sales?

Nada mais é do que um modelo de venda, sendo que o mesmo é completamente marcado por um acompanhamento de oportunidades e até mesmo na continuidade de informações.
Sabemos que vender por telefone na realidade, é uma prática completamente antiga, sendo que na década de 70, o telemarketing acabou virando um dos principais canais de vendas nos EUA, sendo replicado pelo mundo inteiro.
Essa de fato foi uma das primeiras distinções entre outside e inside, porém, no telemarketing realmente há uma espécie de discurso pronto, muita monotonia no tom de voz e ainda a falta de personalização do atendimento acabam sendo características que concedem uma péssima reputação ao telemarketing.
A partir dos anos 80, surgiu uma real necessidade de diferenciar as práticas de telemarketing ou ainda do televendas, sendo que as vendas por telefone é ainda mais frequente, muito comuns em vendas business to business e business to consumer.
A partir disso, esse segundo modelo de venda acabou sendo marcado por um acompanhamento maior de oportunidades, dando ainda, continuação nas ligações e permitindo um atendimento diferenciado, a ele damos o nome de Inside Sales!

Entenda melhor o Insida Sales

Sim o Inside Sales, possui como tradução “vendas internas”, sendo que o mesmo é a estrutura de vendas realmente escolhidas por empresas do mundo todo, as mesmas têm como objetivo manter um custo de operação bem baixo, principalmente se esse custo for comparado a vendas de campo ou vendas externas.
Ademais, ainda tem como objetivo melhorar a experiência do cliente e ainda escalar o time de vendas muito rapidamente, sendo assim, um estudo do tipo acabou mostrando que cerca de 30% dessas operações são de vendas mundiais.
É importante saber ainda que uma operação dessas pode vender tanto para aqueles leads Inbound quanto Outbound, sendo que ainda serve para pequenas, médias ou até mesmo para grandes empresas, logo, a mesma é completamente adaptável à necessidade da empresa.

Saiba para que serve o Inside Sales

Na verdade, pessoas que escolhem uma estrutura de vendas internas, na maioria das vezes deseja duas coisas:
● A diminuição de custos;
● Vender mais e melhor;

Veja os benefícios do Inside Sales

Saiba que os benefícios apresentados pelo Inside Sales são diversos, entre os mesmos podemos salientar os seguintes:

É capaz de reduzir o custo da operação

Realmente precisamos saber que esse tipo de operação empresarial/comercial é capaz de envolver ainda reuniões presenciais, deslocamentos de vendedores, viagens, e até mesmo conceder telefones celulares para representante acaba sendo uma operação muito cara.
Sendo assim, esse tipo de operação acaba fazendo com que os vendedores acabem ficando por completo na própria sede da empresa, e então acabam por utilizar tecnologias de telefonia e até mesmo videoconferência para finalmente falarem com os demais clientes.
esse tipo de processo acaba sendo bem mais eficiente principalmente no ponto de vista financeiramente, justamente porque o custo de operação acaba diminuindo ainda em comparação com uma operação de Field Sales, que foi descrito anteriormente.
Além do mais, com o Inside Sales, então não existem mais tantas viagens, celulares específicos para atendimento, gasolina para efetivar o deslocamento, almoços, entre outros. Logo, com menos recursos sendo completamente “desperdiçados”, então o que acontece é que a margem de lucro dessa empresa acaba por aumentar com o mesmo ticket médio e até mesmo pode optar por reinvestir essa grande diferenciação com a contratação de vendedores novos.

Permite a redução do custo de Aquisição do Cliente

Certamente o custo de Aquisição do Cliente, acaba sendo a métrica capaz de indicar valores investidos para conquistar um novo cliente, sendo que tal conta ainda acaba por incluir, os custos de operação até esforços ainda mais específicos finalmente atrair o seu lead, assim como o custo com campanha de marketing.
Ademais, o corte de custo com as diversas viagens e até mesmo a possibilidade de abordar um número ainda maior de clientes por dia, de fato é uma das vantagens do Inside Sales, capaz de possibilitar então uma redução bem mais expressiva, principalmente no que se refere ao custo de aquisição desse novo cliente.

É capaz de padronizar e otimizar o funil de vendas

Certamente quando acabamos falando na série de etapas que realmente acaba por nos levar ainda a um possível cliente na compra de um produto, uma operação de Field Sales realmente pode ter muitas variações.
Isso pode depender do número de visitas necessárias, tipos de reuniões, entre outros. Ademais, precisamos lembrar ainda que o discurso é capaz de mudar, tudo depende da situação, até mesmo como o fechamento do ciclo de vendas.
Logicamente tudo é variável, o que acaba tornando esse processo uma enorme incógnita. Ademais, se existe um processo, então as etapas devem ser respeitadas, sendo que ele começa com um perfil ideal de cliente, personas que atendem de fato a este perfil, e esse de fato é um processo claro capaz de levar o cliente até sua linha de chegada.
Logo, precisamos entender que uma das consequências em questão é a previsibilidade do próprio funil de vendas, sendo que é preciso saber ainda quando vai entrar no caixa dessa empresa em questão. Sendo assim, ao replicar o processo no mesmo perfil de cliente, então acaba sendo altíssima em Inside Sales e bem baixa em Field Sales.
Geralmente isso acontece justamente devido ao fato que uma venda bem mais alta, então acaba exigindo uma customização mais avançada.

Permite o aumento da margem do lucro

Realmente este de fato, é um benefício bem lógico, sendo que de qualquer maneira quando as empresas acabam gastando menos tempo e dinheiro para conquistar novos clientes, então a margem de lucro realmente passa a aumentar.
Além do mais, existem outras práticas que são plenamente comuns no que se refere às vendas externas, sendo entre elas: negociação de preço e até mesmo aplicação de descontos desestruturados, acabam então sendo significantemente reduzidas.
Sendo assim, a empresa consegue ofertar valor e benefícios, claramente não apenas um custo para seu cliente, sendo que vai diferenciar sua empresa dentre todas as outras que são capazes de atrair clientes fiéis e satisfeitos.

É capaz de elevar a produtividade em equipe

Realmente ao ter mudança para Inside Sales, então essa empresa em questão realmente é capaz de resolver os principais impedimentos para produtividade e pode realmente focar em perguntas tais como: como meus vendedores podem fechar clientes de qualidade com menos tempo.
Certamente tendo uma rotina todos os dias, então o vendedor pode então fechar e organizar sua agenda, sempre focando em definir os horários que são dedicados à prospecção, falando ainda com um número bem maior de clientes, construindo novos relacionamento e obtendo confiança dos prospects, focando no processo de vendas ao final.
Sendo assim, as vantagens são extremamente benéficas aos que optarem por colocar esse modelo de prospecção, sendo assim, é importante entender bem os benefícios ofertados!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.