Gatilhos Mentais que vão te ajudar vender muito

Realmente gatilhos mentais acabam ajudando a vender demais, sendo que muitas pessoas precisam entender mais sobre como funcionam esses processos e como conquistar clientes terminando por vender muito.
Certamente você já deve ter parado para realmente pensar no que faz as pessoas comprarem, deve pensar ainda porque as mesmas se sentem atraídas por alguns produtos ou até mesmo serviços. Se você faz essas perguntas deve entender que as pessoas que trabalham nas áreas de vendas e marketing também já pensaram nisso em vários momentos.
E na realidade, muito estudo foi feito para tentar entender como esses produtos/serviços chamam a atenção das pessoas, a resposta acaba sendo surpreendente, sendo assim, abaixo falaremos um pouco mais sobre o assunto.

Entenda o que são gatilhos mentais

Todos que trabalham com vendas precisam saber o que são gatilhos mentais, sendo que os mesmos nada mais são do que técnicas de persuasão capazes de se relacionar com aspectos instintivos, sociais e emocionais que estão presentes em todos os seres humanos.
Realmente é possível trabalhar por completo a parte psicológica e até mesmo comportamental dos seus leads para poder influencia-los a comprar por seu produto ou até mesmo serviço. Realmente é preciso salientar que esse não é um processo completamente simples, no entanto, lançando mão dos gatilhos mentais, é bem possível melhorar e muito a abordagem com leads.
Ademais, esses gatilhos em questão acabam sendo usados em diversas situações tanto de vendas quanto de marketing. Sendo assim, é bem possível que você nunca tenha percebido, no entanto, em lançamentos de produto, revistas, comerciais na TV, propagandas em jornais, esses gatilhos aparecem bastante.
É importante mostrar ao seu lead que você realmente é uma pessoa bem real, sendo que você deve fazer o mesmo entender que enxerga seu lead como uma pessoa real e cada vez mais importante.
Na realidade, apesar de parecer bem óbvio em um primeiro momento, várias pessoas se perdem principalmente na hora de escrever e-mails, sendo que acabam parecendo uma espécie de robô e isso não é legal ao seu lead.
Por exemplo, ao visitar os perfis sociais de seu cliente, e logo após comentar ao mesmo que realmente fez isso, então acaba se mostrando ainda que se preocupou com o mesmo, principalmente em conhece-lo bem melhor antes de abordá-lo por completo.
Veja bem, ao ter esse cuidado no momento da prospecção então isso acabará gerando um rapport sendo que fará com que o mesmo se sinta ainda mais propenso a realmente querer conversar com você.
Além do mais, compreenda que as pessoas acabam raramente comprando lógica, sendo que a ideia aqui é ser capaz de despertar emoções nas pessoas, sendo que será ainda mais fácil de influenciá-las.
Veja quais são os gatilhos mentais que podem ser usados para conquistar suas vendas

Entre os gatilhos mentais que podem ser usados podemos destacar alguns, entre eles:

1- Primeiro Gatilho mental: Mantenha a reciprocidade

Realmente a reciprocidade acaba sendo um dos maiores gatilhos principalmente para vendas, sendo que essa é a principal base do inbound marketing. Certamente temos a tendência natural de retribuir aquilo que de fato é capaz de nos gerar valor, além do mais, ainda é capaz de gerar uma excelente experiência, sendo que ainda precisamos perceber esse ato como espontâneo.
Desta forma, é possível ainda em meio a um processo de prospecção enviar um e-mail para seu lead, sendo que ainda pode resolver algum problema que o mesmo acabou revelando em suas pesquisas por exemplo.

2- Segundo gatilho mental: Mostre a prova social

A ideia aqui é mostrar aos seus prospects que os mesmos não estão sozinhos, sendo essa a melhor forma de utilizar a prova social, permitindo que seu lead fique com a sensação de pertencimento.
Na realidade, entendemos que os seres humanos de fato precisam se identificar com um grupo social, sendo que isso acaba por interferir por completo na tomada de decisão. Sendo assim, quanto mais pessoas acabarem indicando determinados produtos, então mais os mesmos atrairão novos consumidores.
Desta maneira, esse é o momento de fazer uso de sua abordagem em suas vendas, lembrando de colocar alguns cases de sucesso de seus clientes diretamente para que seus leads consigam visualizar e entendam que fazem parte de um grupo de muito sucesso.

3- Terceiro gatilho mental: entenda a escassez

Sabidamente esse é um dos gatilhos mentais, sendo que realmente quando os seres humanos estão percebendo que perderão algo, então acabam por dar ainda mais importância aos produtos em escassez.
Sendo assim, podemos lembrar que as melhores estratégias para realmente ativar esse gatilho, diz respeito à exploração de quatro tipos:

● Sobre a escassez de tempo: nesse caso a necessidade de fato é urgente e precisa ser completamente resolvida em pouco tempo;
● Sobre a escassez de lote: certamente quando o preço é promocional, podendo acabar a qualquer momento então o senso de urgência é ainda maior por parte do consumidor;
● Sobre a escassez do bônus: realmente quando um bônus é efetivamente ofertado então o cliente acaba comprando o produto ou serviço por uma quantidade de tempo predeterminada;
● Sobre a escassez de vagas: é justamente quando o serviço em questão possui vagas bem limitadas, então o cliente precisará se decidir rapidamente ou provavelmente não conseguirá uma delas;

Deveras é importante tomar cuidado com a escassez, justamente porque a mesma deve ser verdadeira, sendo assim, mais cedo ou mais tarde isso poderá vir à tona e sua empresa realmente acabará perdendo a credibilidade.

4- Quarto gatilho para vendas: antecipe e dê novidades

Realmente muitas vezes assistimos trailers super empolgantes, isso é capaz de fazer com queiramos assistir filmes em seu pré lançamento, na realidade, esse realmente é o poder do gatilho mental de antecipação capaz de agir sobre sua mente.
Sendo assim, esse é um dos poderes de antecipação que podemos usar, porque não fazermos isso com nossos leads? Muitas vezes compartilhar materiais, divulgar teasers, fazer contagens regressivas nas redes sociais, acaba por deixar nossos visitantes completamente empolgados e ansiosos pelos próximos passos.
Certamente esses gatilhos acabam sendo essenciais no que se refere à vendas, tudo porque os mesmos são capazes de trazer o lead para o lado de sua empresa, chamando a atenção para que o mesmo tenha uma experiência diferenciada.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.