Que tipo de vendedor você é?

Para entender que tipo de vendedor você é, é importante que tenha autoconhecimento e saiba exatamente como faz seu processo de vendas, sendo importante ainda que saiba como age em suas vendas.
Procure analisar suas abordagens sempre melhorando aquilo que estiver completamente fora do ideal, entenda seu cliente, e tenha em mente que a empatia deve ser completamente voltada para o cliente.

Conheça os tipos de vendedores

Para poder entender que tipo de vendedor você é, precisará entender como mapear suas características, sendo assim, é importante compreender qual tipo você é e como fazer para melhorar essas técnicas para obter bons resultados e vender um pouco mais.

1 Vendedor “sem pressão”

Esse tipo de vendedor está sempre de bem com a vida, sendo que o mesmo não se preocupa com vendas não fechadas e ainda não são motivos para preocupações, visto que o mesmo não pode fazer muita coisa para prestar atenção e convencer os clientes a comprarem seus produtos/serviços.
Desta maneira, podemos salientar que esse tipo de vendedor geralmente não se importa se receber um “não”, sendo que ainda não se preocupa em “botar pressão”, logo não se importa em tentar convencer os clientes.
Geralmente esse tipo de vendedor é bem calmo e consegue lidar tranquilamente com pessoas que tendem a ser mais indecisas, no entanto, nem sabe como agir da forma correta, principalmente se determinado que esse cliente optou por não comprar. Ademais, o mesmo não é capaz de desenvolver argumentos para persuasão de pessoas que realmente são mais indecisas, além do mais, desiste de uma venda muito facilmente.

Entenda como melhorar se é um vendedor sem pressão

Se você é esse tipo de vendedor, entenda que precisa sair de sua zona de conforto, sendo que ficar na mesma área que sente confortável não é o ideal, então para isso o ideal é que você realmente comece a fazer pressão de forma educada.
Além disso, sabemos que empurrar produtos e/ou serviços desnecessários aos clientes de fato não é muito ético, apesar disso, desistir de uma venda muito facilmente por preguiça de tentar convencer a pessoa não é a melhor saída.
Sendo assim, depois de entender mais sobre que tipo de vendedor você é, então a ideia é tentar sempre ser bem educado, principalmente quando for insistir. Sendo assim, saiba que deve realizar comparações de como seria a vida do cliente sem o serviço, procure não esquecer quais são as dores e necessidades do cliente.

2 Você é um vendedor chato?

Diferentemente do vendedor “sem pressão”, então esse vendedor em questão não se conforma principalmente em deixar o cliente em paz. O mesmo acaba argumentando, até convencer e tudo isso na tentativa de persuadir essa pessoa a fechar negócio, para esse vendedor é imprescindível conquistar os clientes.
Porém, nesse meio acaba insistindo, pressionando e chegando ao ponto de ser inconveniente na maioria das vezes, logo o mesmo acaba ligando para o cliente por várias vezes para perguntar se o mesmo já decidiu e então chega até a falar que esse cliente dificilmente encontrará uma proposta realmente igual a dele.
Na realidade, esse vendedor em questão é muito irritante, sendo que em boa parte dos casos acaba culpando a tudo e a todos principalmente pelo fracasso de suas vendas, logo o mesmo não admite por completo que o erro está em si, por não conseguir ter um maior fechamento.
O vendedor em questão acaba priorizando a batida de metas, e não a construção de relacionamento com o cliente, sendo assim, não realiza nem mesmo o pós venda para saber se o cliente está bem com o serviço/produto.

Veja como melhorar se for um dos vendedores “chatos”

Depois de compreender de fato que tipo de vendedor você é, então é o momento de entender que deve começar a tomar atitudes para analisar o que está saindo de errado, sendo assim, a primeira dica aqui é: procure gravar sua ligação ou então peça para algum colega filmar sua abordagem e depois analise seu processo.
Desta forma, a ideia aqui é que você realmente comece mudando seus hábitos em sua residência e então procure adequar isso em suas vendas. Por esse motivo, entenda realmente que nenhuma pessoa gosta de tanta insistência, sendo assim, pare de pressionar seu cliente para comprar e permita que o mesmo tenha liberdade de escolha.
Se porventura o cliente acabar optando em não adquirir tal produto e/ou serviço, a dica aqui é: respeite! Afinal, é bem provável que o mesmo não queira comprar justamente por você ter sido completamente inconveniente, e isso não é legal.
A ideia aqui, é que você aprenda a insistir, porém, faça isso de forma moderada, seja acima de tudo bem gentil, sendo assim, sempre procure abordar todas as características do produto que você então vende, sendo assim, faça isso de fato, como se realmente estivesse enamorado pelo produto vendido.

3 Você é um vendedor manipulador?

Realmente, para entender mais sobre que tipo de vendedor você é, deve então imaginar um pouco mais sobre o vendedor manipulador, esse tipo de vendedor acaba sendo expert no que faz, isso acaba criando ainda mais a necessidade e então fica mais fácil do cliente comprar mesmo sem precisar.
Esse tipo de vendedor é almejado por muitos, no entanto, é muito bom ter cuidado, sendo que ele ainda pode conseguir tudo que quer, no entanto, caso o cliente não precise daquilo em sua vida, então a reputação do vendedor realmente pode ficar comprometida.

Entenda como melhorar se for um vendedor manipulador

Esse vendedor em questão, certamente consegue ter resultados a curto prazo, no entanto, no longo prazo essa não é a melhor maneira de aumentar suas vendas a longo prazo, sendo que esse processo um dia não vai mais funcionar e a frustração será imensa.
Realmente se você avaliar que um cliente em questão não está em condições de realmente fazer essa compra, então a ideia aqui é não pressionar e nem mesmo tentar incutir na cabeça do mesmo, sendo que deve deixar bem claro que o mesmo pode ainda adquirir o produto em um momento melhor e que você estará disposto a ajuda-lo.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.