O que é Employer Branding?

Você sabe o que é Employer Branding? Se não entende muito bem, continue por aqui e saiba tudo sobre esse processo.
Veja bem, reter, atrair e reduzir o turnover acabam sendo alguns dos enormes desafios de um gestor dentro da área de RH.
Na verdade, a competitividade atual acaba exigindo um movimento contínuo para então chamar a atenção de profissionais que estão em destaque nesse mercado.
Dessa forma, quando a pessoa atinge esses objetivos, acaba então garantindo maior produtividade e então diminui de forma considerável os custos decorrentes da contratação e também na capacitação de novos funcionários.
Porém, o grande desafio é transformar sua empresa na organização que toda e qualquer pessoa deseja entrar e não quer sair. Porém, a solução está bem ao alcance de seus olhos: employer branding, vamos entender tudo sobre esse processo!

Conheça o Employer Branding

Sobre o Employer Branding saiba que em uma tradução mais tranquila e livre, significa nada mais nada menos do que “marca do empregador”.
Além disso, é um conjunto de técnicas e de ferramentas que servem para gerar uma percepção ainda mais positiva do mercado a respeito de sua empresa no que diz respeito ao local de trabalho.
As empresas estão adotando esse processo para conseguir manter seus melhores colaboradores, ajudando em seu crescimento e permitindo que se torne um destaque entre seus concorrentes em questão.
Sendo assim, podemos dizer, que a estratégia de branding tem como finalidade o reforço de pontos positivos de se trabalhar na organização, ajudando ainda no fortalecimento da imagem da empresa e na atração de pessoas talentosas para o quadro de funcionários.
Quando essa estratégia é bem executada, então os colaboradores acabam vendo a empresa como uma excelente opção para suas carreiras, além de perceber que essa é uma oportunidade para o desenvolvimento de seu potencial produtivo e ainda de sua valorização profissional.
Sendo assim, é bem comum que os candidatos talentosos disputem vagas que estão disponíveis e os funcionários atuais se empenhem ao máximo para permanecer no time da empresa.
O resultado é que haverá uma construção de equipes que possuirão performances mais altas, ocorrendo também um aumento mais expressivo da produtividade e ainda das condições de competitividade da empresa dentro do mercado.
Além do mais, pode-se dizer que o trabalho de seleção se torna um pouco mais fácil, justamente porque profissionais que são bem sucedidos acabam se empenhando em fazer parte desse quadro de funcionários.

Lembrando ainda, que essa prática é capaz de gerar alguns outros impactos bem relevantes, entre eles:

Retenção mais efetiva de talentos

Veja bem, o Employer Branding é excelente justamente porque ele ajuda na redução de custos com recrutamento.
Conforme dados do LinkedIn, aquela empresa que possui uma marca empregadora mais forte que seus candidatos, permite que ela seja reconhecida e aumente o brand awareness.
Esse último é a capacidade de atração e retenção dos melhores talentos do mercado neste momento.

Conheça as melhores estratégias de Employer Branding

Certamente qualquer implementação realizada por mais simples que seja, requer bastante cautela e um domínio total do que será implementado.
Além do mais, ao envolver pessoas, esses cuidados precisam ser ainda maiores, justamente porque a forma de absorver novidades e a personalidade são diferentes em cada indivíduo.
Dessa forma, entenda que implementar uma marca empregadora de sucesso exige um bom planejamento.
É justamente por isso que trouxemos alguns passos realmente necessários para que você obtenha os resultados desejados em sua empresa. Veja todos os detalhes abaixo!

Tenha objetivos bem claros e então desenhe uma estratégia

Assim como em qualquer case de sucesso, a ideia é que comece de forma bem estruturada. Lembrando que isso significa que você precisará entender se o investimento realizado pelo seu RH será uma ação bem pontual e que seja capaz de:

Melhorar consideravelmente a atração de candidatos para vagas bem específicas;
Ajudar melhorando o ambiente de trabalho para poder reter os colaboradores;

Será preciso analisar ainda, se o problema não é uma questão estrutural, que precisa ser alterada e repensada como um todo.

Faça uma análise do quadro atual

Entenda que qualquer solução implementada precisa começar com um diagnóstico correto, portanto, faça um levantamento da percepção atual dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho.
Lembre-se que a melhor maneira de descobrir isso é ouvindo as pessoas no geral. É importante se certificar de que os críticos e maiores talentos tenham sua percepção considerada de fato, além do mais, eles devem expressar o que é importante para sua permanência na organização.

Nesse momento, é essencial considerar:

Quais são os fatores mensuráveis relacionados ao investimento financeiro: pacotes de benefícios, remuneração, auxílios educacionais, entre outros.
Fatores que não são mensuráveis: que são totalmente relacionados ao estilo de liderança, gestão compartilhada, transparência, oportunidades de aprendizagem, entre outros;

Estabeleça o perfil desejado

Para um employer branding de sucesso, será preciso considerar exatamente quais são as necessidades da empresa, além de ser capaz de identificar o perfil desejado para os cargos que realmente podem elevar a produtividade e a competitividade para um patamar maior.
Além de que será preciso definir qual é o grupo alvo para recrutamento, retenção e até mesmo para seleção.
É importante definir os conhecimentos e habilidades necessários para que eles formem um time correto e forte.

Estabeleça alguns atrativos para poder atingir seu público

Lembrando que não basta apenas ter o perfil do público alvo bem definido, será preciso refletir totalmente sobre as expectativas e anseios desse mesmo grupo, é válido perguntar:

O que de diferente minha empresa pode entregar para atender as necessidades do público?

Como posso trabalhar para entregar valor ao meu público alvo?

O que essas pessoas buscam para disputar uma vaga?

Procure analisar a lista das respostas dos atuais colaboradores que realmente se enquadram nesse perfil.
Depois para atraí-los e retê-los essa organização precisa de fato oferecer exatamente o que eles desejam principalmente quando estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho.

Planeje muito bem suas ações

Saiba que ações bem planejadas e executadas em médio e longo prazo são eficientes para boas práticas.
Veja ainda, que há necessidade de ter mais do que condutas pontuais justamente porque uma boa imagem leva tempo para ser construída.

Sendo assim, invista em estratégias e ações e veja os resultados positivos que sua empresa alcançará.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.