O que é análise SWOT e como vai te ajudar a melhorar seus resultados de vendas!

Será que você conhece a análise SWOT? Provavelmente conheça a sigla, no entanto, é interessante compreendermos também a metodologia por trás dessas palavras em questão.
Além do mais, aplicar a análise SWOT ajuda a melhorar completamente sua operação de vendas.
Na verdade, nada mais é do que umas técnicas de planejamento estratégico bem tradicionais dentro da administração.
Essa técnica serve não somente para analisar a empresa como um todo, como ainda ajuda no aproveitamento de oportunidades, na proteção de ameaças, sempre levando em conta as forças e as fraquezas de seu negócio e de seus concorrentes também.
Vamos entender tudo sobre a matriz SWOT e compreender exatamente como ela ajuda seu negócio a ir para frente. Confira todos os detalhes no decorrer do texto abaixo!

Saiba o que é a análise SWOT

Veja bem, a análise SWOT não é somente capaz de avaliar o mercado e identificar o diferencial de seu produto, ela ainda redefine o pitch de seus vendedores.
Entenda que a matriz SWOT nada mais é do que uma ferramenta totalmente versátil, e várias pessoas as aplicam até mesmo em sua vida pessoal, justamente por ser tão poderosa.
Porém, o problema maior é que alguns gestores acabam esquecendo como essa ferramenta possui um potencial tão alto.
Muitos, inclusive, esquecem como conduzir uma análise que de fato seja eficaz. Porém, na maioria dos casos, essa análise acaba ficando em uma folha de papel com várias anotações que param no lixo posteriormente.

Qual é a ideia principal da análise SWOT?

A ideia principal da análise SWOT é que ela é uma metodologia usada para avaliar as forças, oportunidades e mesmo as ameaças de um negócio ou projeto.
Essa análise também é chamada de matriz F.O.F.A, justamente por possuir o acrônimo em português.
Na verdade, a ideia principal dessa análise é poder identificar pontos fortes que devem ser explorados para maximizar as oportunidades, dessa forma, fica mais fácil encontrar as vulnerabilidades que podem comprometer o sucesso de seu negócio.
Para que possa entender um pouco mais, iremos detalhar abaixo cada um desses aspectos em questão, confira:

Forças (Strenghts)

Essa etapa serve para entender no que sua empresa é boa de verdade. Aprender quais são seus aspectos positivos, seus diferenciais frente aos concorrentes, entre outros.

Fraquezas (Weaknesses)

Aqui se aprende quais pontos podem ser melhorados de fato. Os aspectos negativos da empresa, seu calcanhar de Aquiles e quais são suas desvantagens em relação aos demais negócios concorrentes.

Oportunidades (Opportunities)

Aqui é o momento de se perguntar onde há espaço para melhorar e crescer, entender alguns elementos do seu mercado tais como: ofertas, produtos e serviços.

Ameaças (Threats)

E então aqui você entenderá o que poderá atrapalhar seus planos. Verá quais são os obstáculos, desafios e fatores de riscos.
Lembrando sempre que forças e fraquezas são fatores internos, ou seja, da sua empresa. Esses fatores você possui controle absoluto!
Apesar de serem referentes à equipe, ao produto, espaço físico, reputação no mercado, eles estão completamente relacionados à concorrência.
Já as ameaças e oportunidades são fatores totalmente externos, diretamente no mercado onde você atua, e que automaticamente você não pode mudar.
Além do mais, podem estar ligados aos fornecedores, clientes, parceiros e principalmente ao cenário econômico e político.

Conheça os benefícios da análise SWOT

Quando você usa a análise SWOT a favor de seu negócio, automaticamente consegue ter maior segurança principalmente durante o processo de decisão.
Além do mais, a partir da análise das informações coletadas, fica mais fácil fazer escolhas com embasamento e mais realistas.
Compreenda que você ainda conhecerá outras perspectivas, afinal, essa análise é realizada em grupo, ou seja, cada pessoa colabora com seu ponto de vista e ideias.
Dessa forma, a situação fica mais completa e clara e revela soluções diferentes para esse problema ou projeto.
Veja que essa análise consegue mostrar qual é o caminho mais efetivo, que possibilidades existem, destacando totalmente as vantagens, barreiras e demais riscos.
Automaticamente fica mais fácil identificar quais mudanças são necessárias, que pontos estão dando certo e o que precisa de maior atenção e esforço.
É interessante destacarmos ainda, que a análise SWOT, pode ser repetida todo momento que houver necessidade de reavaliações.
Porém, ela exige um empenho em grupo, logo, não é muito legal refazer todos os passos que sua empresa for dar. Uma boa periodicidade para implementar essa análise é de seis em seis meses!

Veja como fazer a análise SWOT em sua empresa

Para fazer a análise SWOT e adotar esse método em sua empresa, saiba que esse processo deverá ser bem simples, justamente por esse motivo é totalmente popular.

Logo, vamos conferir o passo a passo para aplicar essa matriz, confira todos os detalhes abaixo:

  • Comece fazendo um brainstorm com sua equipe;
  • Faça uma análise dos fatores externos;
  • Analise os fatores internos;
  • Monte essa matriz;
  • Procure avaliar a viabilidade do projeto;
  • Transforme a análise SWOT em estratégia;

E quando devo fazer a análise SWOT?

Se você ainda não entendeu bem porque é importante essa matriz, e não sabe quando deve fazer esse tipo de análise, compreenda que ela é essencial para qualquer decisão estratégica.
Além do mais, esse tipo de análise ajuda e muito nas decisões operacionais ou táticas que precisam ser tomadas em equipe.
É possível usar essa matriz até mesmo para analisar decisões pessoais, portanto, você poderá usá-la para qualquer decisão que deseja tomar.
Além do mais, é um exercício que pode ser feito de forma rápida para poder analisar ideias em reuniões e ainda ajudar nos objetivos estratégicos capazes de mudar por completo as decisões finais.
O indicado é usar a matriz SWOT integrada diretamente ao processo de planejamento estratégico.
Lembrando que antes de reunir sua equipe é interessante fazer um exercício mais profundo ajudando a pensar separadamente em todas as oportunidades, fraquezas, forças e ameaças que vão de encontro em sua empresa.

Fazendo esse processo, sua empresa deverá tornar o plano final mais estratégico, e automaticamente sua equipe focará em esforços e oportunidades que a empresa poderá aproveitar futuramente.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.