O que é Customer Advocacy?

Você já ouviu falar no Customer Advocacy? Se não ouviu então fique por aqui e entenda tudo sobre esse processo e sua importância.
O fato é que com o avanço das redes sociais e da internet, mudanças significativas ocorreram principalmente no processo de compra dos consumidores em geral.
Atualmente temos acesso rápido e relativamente fácil à informação, sendo assim, antes de realizar qualquer tipo de compra, os consumidores então desejam conhecer melhores sobre os produtos.
Além do mais, as pessoas desejam mesmo saber qual é a opinião dos que já compraram da marca, sabendo assim, qual é a experiência dos amigos com essa marca em questão.
Diante do exposto, fica muito claro que os consumidores ao falarem positivamente sobre sua marca se tornam algo extremamente valioso para a empresa.
Além disso, devemos destacar que o marketing boca a boca sempre foi uma das melhores formas de comunicação, sendo um consenso muito grande entre os próprios profissionais do marketing.
O grande desafio atualmente, é entender como criar estratégias e motivos que façam com que os clientes falem de forma positiva sobre sua marca.
É justamente esse o assunto que abordaremos no texto de hoje, continue a leitura e fique por dentro dos detalhes!

Conheça o Customer Advocacy

Se você ainda não entende bem o que é o Customer Advocacy pode acreditar que não é o único (a) com essa dúvida.
Na realidade, esse é um processo capaz de engajar, identificar e mobilizar os clientes mais satisfeitos, que se tornam conhecidos como “Defensores da Marca”.
Eles, então, acabam por compartilhar suas experiências positivas com a marca, tudo com o objetivo de torná-los uma espécie de ferramenta de marketing e venda com enorme credibilidade.
Esse nome veio justamente daqueles clientes que estão extremamente satisfeitos com a marca, que acabam por compartilhar conteúdo da marca nas redes sociais, são capazes de recomendar aos amigos e ainda fornecem feedbacks sobre os produtos.
Esses mesmos clientes acabam produzindo reviews e até mesmo avaliações positivas, ou seja, essas pessoas são as verdadeiras defensoras de sua marca.

O que o Customer Advocacy é capaz de fazer pelo seu negócio?

De certa forma, o Customer Advocay é excelente no que se refere aos benefícios, sendo assim, falaremos um pouco mais dos benefícios que ele é capaz de trazer ao ser implementado em sua empresa. Confira maiores detalhes!

Ajuda a fazer pesquisas e coletar feedbacks mais rapidamente

A ideia principal é que você dê voz aos seus clientes. Dessa forma, essa ferramenta te ajuda na realização de pesquisas fazendo com que você os conheça melhor, consiga ouvir sua opinião sobre diversos temas importantes para a empresa.
Além do mais, sua empresa obterá feedbacks mais constantes e rápidos, acelerando assim a melhoria de seus produtos e serviços.

Será possível aumentar o alcance orgânico

Você conseguirá transformar seus clientes em uma arma de distribuição poderosa, eles farão a distribuição de seu conteúdo por completo.
É possível compartilhar conteúdos da empresa nas redes sociais, sendo que os clientes com apenas alguns cliques acabam ajudando nesse alcance.

Ajuda a impulsionar suas estratégias com conteúdos gerados pelos usuários

A ideia é incentivar os clientes na criação de conteúdos sobre sua marca, serviços e produtos. Normalmente os conteúdos gerados por usuários acabam recebendo maior atenção e engajamento do que aqueles que são produzidos pela marca.

Trabalha estimulando a colaboração entre os clientes

É possível gerar conversas entre os próprios clientes, permitindo ainda, a colaboração entre eles e estimulando a troca de soluções, ideias, desafios e mais!
Isso automaticamente fará com que reduza tempo com suporte, afinal os próprios clientes podem se ajudar.

Ajuda a impulsionar os reviews positivos

Saiba que as opiniões positivas dos clientes acabam por influenciar mais suas vendas, ajudando por completo o time de vendas.
Dessa forma, é interessante estimular os clientes fazendo com que fiquem mais felizes e automaticamente criem reviews completamente positivos nas redes sociais e em sites especializados.

O Customer Advocay ajuda a gerar leads qualificados através das indicações dos clientes

Quando seus clientes estão engajados, acabam se tornando uma arma poderosa capaz de ajudar a conquistar novos clientes.
Dessa forma, o processo de indicar novos clientes acaba sendo recompensado e ele é feito de maneira descomplicada e contínua.

Com o Customer Advocacy você retém seus clientes por mais tempo

Com essa ferramenta você tende a incentivar o uso de seus produtos, diminuirá as dificuldades educando e também aproximando seu público através de conteúdos super relevantes, além do mais conseguirá fazer pesquisas de satisfação constantemente.

Será possível entregar o sucesso de forma escalável para seu cliente

Ao impulsionar o sucesso do seu cliente, então você tornará o processo de educação e engajamento escalável conforme a jornada do cliente.

Você educará e engajará seus clientes

Será possível manter seus clientes totalmente informados das últimas novidades, compartilhará ainda as melhores práticas sobre seu produto.
Todo esse processo é feito de forma bem leve e divertida, usará imagens, vídeos, textos, ou seja, o conteúdo mais relevante para cada cliente seu.

Você conectará seus clientes com sua marca

O Customer Advocacy te ajudará no relacionamento com seu cliente, sendo capaz de desenvolver um senso maior de pertencimento, construindo assim conexões bem fortes e super duradouras.

Entenda porque esse processo é importante

Na verdade, esse processo é super importante porque acaba sendo uma forma definitiva de criarmos defensores de nossa marca.
Eles atuam defendendo nossa empresa, além de promover seus produtos e serviços para outras pessoas, ou ainda por meio do famoso “boca a boca”.
Logo, eles são importantes pois desempenharão um papel fundamental principalmente nas indicações para clientes.
Automaticamente se tornarão uma fonte bem confiável para pessoas que não conhecem sua marca e/ou produto ainda.
Essas pessoas que são defensoras da marca, simplesmente passam confiança para futuros clientes, permitindo com que os mesmos “arrisquem” em confiar na sua marca ou produto.

Gostou de aprender todos os detalhes desse tipo de marketing? Continue seguindo nosso blog e redes sociais e fique por dentro de conteúdos atualizados diariamente. Até a próxima!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.