Ninguém gosta de lugar feio! Você sabe qual a relação entre arquitetura e vendas?

NINGUÉM GOSTA DE LUGAR FEIO!
Qual a relação entre a arquitetura e as vendas?

Em uma conversa super descontraída com a grande arquiteta Patricia Totaro, trouxemos algumas informações muito relevantes de como ajustar o seu ambiente de maneira que influencie positivamente a decisão de compras das pessoas.
Algumas informações relevantes que você vai encontrar no vídeo que fizemos:

A Patricia Totaro, desde 1995, atende que a arquitetura muda o comportamento das pessoas. Há 25 anos com escritório de arquitetura e 20 anos com foco no mercado fitness.

Já parou pra pensar o quanto o balcão da sua recepção pode estar afastando possíveis clientes?
E o quanto seus clientes já estão cansados do “mesmo lugar de sempre”!
Algumas pequenas mudanças no ambiente e um ajuste no olhar de quem está se preparando para receber as pessoas pode ser a grande sacada para garantir uma experiência incrível.
Nesse vídeo vamos falar sobre como a arquitetura influencia as vendas e traremos algumas dicas de mudanças que farão a diferença nos seus resultados e no atendimento.

Sobre o balcão da recepção

Noara Pozzer: “Uma da coisas que fico pensando é sobre o balcão da recepção, as vezes o que eu sinto que existe um tesouro sagrado e que todos precisam ficar lá dentro pra ninguém roubar”.

Patricia Totaro: “Depois de 20 anos projetando balcões, estou louca pra tirar! O mundo muda, e nosso mercado ainda tem bastante resistência quanto a isso. Não existe um só motivo para continuar tendo balcão de academia.

Operacionalmente, você precisa de:

Um computador para controlar o acesso, no lugar do balcão, coloque uma divisória baixa de vidro.
Não precisa tirar a catraca, o acesso continua como sempre.
O computador precisa ter uma tela que a equipe consiga ver se houve alguma dificuldade na entrada, ou conferir se a pessoa que está entrando é ela mesmo.
Vendas NÃO É FEITA NO BALCÃO!
A melhor forma de fazer vendas é em uma mesa redonda de no máximo 70 cm e feita de um material quente, madeira, fórmica, nada que seja frio, pois você encosta e não sente aquele “friozinho” da superfície.
Tenha um móvel de apoio, com máquina de cartão, contrato, impressora, porém lembre-se: NÃO É UM BALCÃO, é um MÓVEL DE APOIO.

A sensação das pessoas vai influenciar em sua estratégia de vendas.

Nesse lugar de vendas, coloque um vaso, uma fonte com água caindo, sempre de acordo com sua academia, cada um tem um estilo e é possível adaptar.

Se você tem uma academia que costuma receber crianças com os pais, coloque ao lado do espaço de vendas, uma mesinha pequena colorida, com lápis de cor, lego para as crianças ficarem entretidas enquanto os pais tomam a decisão de compra.

No primeiro momento, quem costuma trabalhar atrás do balcão, precisa de certa adaptação e pode achar estranho no início, mas se comparar com um atendente de loja, fica em pé, próximo às pessoas, sem a limitação do balcão.

Receber uma pessoa é como receber alguém em casa, no escritório, vamos até a porta recebê-los, se queremos que a academia seja a segunda casa da pessoa, precisamos fazer com que o serviço funciona e de acordo com essa premissa e, como a arquitetura muda o comportamento, essa é uma excelente forma.

Não consigo trocar o balcão agora, mude o comportamento! Faça com que os profissionais de atendimento, saiam do balcão e adaptem o ambiente para esse novo formato.

DICA DE OURO:
Posicione sempre o aluno olhando pra um local bonito!
Uma sugestão de exercício para descobrir se o local é bonito ou não é: tire uma foto, através dessa imagem, você consegue enxergar quais são os locais mais adequados para posicionar as poltronas de atendimento.

No receptivo sem o balcão, é legal colocar algumas poltronas, para que a pessoa fique confortável de verdade, passar a imagem de que lua academia, essa pessoa será feliz, será bem atendida e que será parte do cotidiano dela.

PONTO FOCAL – A pessoa tende a olhar sempre pra onde tem movimento, cuidado com a televisão! LUZ, VEGETAÇÃO E ÁGUA.

Dica – não é necessário pintar o hidrante de vermelho!

O quanto a arquitetura pode influenciar na decisão de compra?
O mundo é instagrâmico, a pessoa precisa se identificar com o espaço para comprar.

Das pessoas que não gostam da estrutura da sua academia, independente de gostar do serviço, só 18% declaram que vão renovar o plano. Das pessoas que gostam da estrutura da academia, 75% dizem que vão renovar o plano.

NINGUÉM GOSTA DE LUGAR FEIO!

Pequenos detalhes que dão um efeito enorme.
Alguns ambientes ficamos incomodados sem entender o porquê, as vezes luzes piscando, luzes de cor diferente, ou qualquer ruído no ambiente pode de fato incomodar as pessoas.

Deixar as salas de aula preparadas, com as luzes acesas, equipamentos em posição de aula, tangibilizam a atividade e o tour de vendas para seu possível cliente e pode influenciar diretamente na decisão de compra.

Utilize essas dicas em sua academia e veja a transformação do seu ambiente e do comportamento das pessoas!

Super Abraço

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.