Por que as Áreas de Atendimento, Marketing e Vendas Devem Caminhar Juntas?

Devemos saber e entender que as áreas de atendimento, marketing e vendas realmente devem e precisam caminhar juntas, isso porque as mesmas possuem ligações entre si e devem ficar em constante análise.
É importante entender qual é a importância que sai dessa combinação entre marketing, vendas e atendimento, lembrando que a elaboração de campanhas pela equipe de marketing acaba não sendo o bastante para garantir o êxito.
Realmente precisamos destacar que o grande diferencial acaba ocorrendo justamente quando o time de vendas entra em campo e por fim se mantém informado sobre todos os passos dessa campanha.
Sendo assim, a estratégia de vendas acaba melhorando ainda mais sua abordagem resultando em sua conversão.

Entenda como o marketing auxilia suas vendas

O fato é que os especialistas em marketing realmente são capazes de perceber exatamente quais são as melhores maneiras de conduzir esse consumidor diretamente ao longo dos diversos momentos de sua própria jornada de compra.
Logo, tudo isso pode e deve ser transmitido para as vendas, sendo que a tração de leads acabará tendo maior consistência e volume, isso acontece justamente porque compreende-se claramente quais são os requisitos mais importantes assim como as faltas sentidas pelo cliente.

Compreenda como o setor de vendas auxilia o setor de marketing

É preciso entender que apenas o trabalho combinado entre o marketing, vendas a até mesmo atendimento realmente é capaz de garantir a satisfação completa dos clientes. Sendo que uma das razões para isso ocorrer é que o setor de vendas realmente melhora a qualidade da triagem dos leads do marketing.
Esse setor deve esclarecer completamente o marketing sobre o assunto em questão, lembrando que caso contrário os mesmos permanecerão mal classificados e utilizados de maneira incorreta, desta maneira atrapalhando então os resultados da empresa.
Isso deve ser analisado justamente porque caso contrário os leads de baixa qualidade começarão a surgir com maior frequência e essas vendas não ocorrerão.

Saiba quais são os pontos essenciais para a união de setores de marketing, vendas e atendimento

É importante compreendermos quais são os pontos em comum entre esses três setores, sendo que entre eles podemos citar os seguintes:

01. Entendendo quais são os objetivos em comum

Geralmente o que observamos nas empresas é que a área de marketing realmente é voltada para o trabalho com leads, sendo que entre eles podemos citar atração e nutrição, ademais por outro lado o setor de vendas focados em números, e o atendimento tentando explicar ambos.
Sendo assim, nesse primeiro passo devemos obter a plena unificação e então definir os objetivos em comum entre as áreas e por fim convergir os esforços, fazendo então com que ambas acabem agindo sob diretrizes muito bem construídas para então angariar melhores resultados a essa marca.

02. Mantendo a comunicação aberta

De fato, bem entendemos que a comunicação realmente acaba sendo a base de qualquer negócio de sucesso, sendo que é importante demais trabalhar com o atendimento e a comunicação, permitindo que a mesma fique o mais aberta possível.
Sendo assim, o atendimento deve ser voltado para chats, sistemas, reuniões, painéis, entre outros. Tudo que estiver se referindo a uma espécie de comunicação completamente dinâmica deve ser colocado em conta para que essa empresa consiga se desenvolver com o mínimo de atrito entre as partes e o máximo de produtividade.

03. Compartilhando entendimento

Realmente um outro passo muito importante diz respeito à integração é justamente de obter um entendimento mais comum para todas as equipes, sendo que na prática isso quer dizer que o setor de vendas, marketing e atendimento devem desenvolver em conjunto alguns pontos relevantes das campanhas entre elas a persona do negócio.
Sendo assim, nesse sentido o que acontece é que as estratégias de marketing e seus próprios desdobramentos devem realmente ser compreendidos, de forma muito semelhante entre todas as áreas, para que a integração seja viabilizada por completo.

04. Manter os resultados sob análise

Para finalizar essa etapa realmente é autoexplicativa, visto que visa acompanhar os resultados de maneira interligada sendo que a partir daí podemos verificar quais são as partes que devem ser ajustadas para otimizar os resultados.

Por que o atendimento deve estar alinhado com o marketing e as vendas?

Devemos compreender que atendimento, marketing e vendas acabam refletindo de forma muito especifica no que se refere ao atendimento de qualidade para o cliente, sendo que todas elas darão resultados nos finais dos processos de vendas.
Lembrando ainda que o primeiro ponto que realmente deve ser considerado é que os vendedores precisam estar municiados das melhores informações para que as abordagens ocorram de forma certeira.
Sendo que ambas devem estar aliadas em busca de conjuntos de clientes que já estão mais suscetíveis a essa marca, sendo assim, isso significa que realmente é preciso trabalhar por completo para enfim construir uma integração extremamente sólida entre as áreas de marketing, atendimento e vendas.
Além do mais, o atendimento como suporte acaba garantindo que esse cliente seja fidelizado, sendo que esse pode ser um fator de conquista e de fidelização de mais clientes, sendo que o ideal é investir diretamente nas respostas rápidas.
Desta maneira, para que o marketing, vendas e o atendimento estejam alinhados, basta apenas aproveitar recursos de chat online e disponibilizando então canais de contato que devem ser variados e integrados.
Desta maneira, procure investir e apostar em inovação para ter um relacionamento capaz de priorizar a qualidade e a experiencia positiva nos atendimentos em questão, lembrando que esse realmente é o caminho capaz de turbinar o processo de vendas.
Compreenda ainda que ao ter um atendimento capaz de ter as melhores características acabam sendo a chave para aquele consumidor que está disposto e muito inclinado a comprar tanto os produtos quanto serviços.
Depois de perceber seus valores, então o cliente acaba ganhando confiança em sua marca, lembrando que com automatização, integração de canais e digitalização é possível então conhecer o perfil e as necessidades do público.
Quando esses três andam integrados é mais do que certo que suas vendas finais aumentem consideravelmente!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.