Mercado fitness: como superar as incertezas do momento atual?

Diante das incertezas que nos preocupam no cenário atual, o mercado fitness está entre os segmentos mais fragilizados. Contudo, é possível superar a crise e se preparar para o retorno das atividades, além de aproveitar melhor as oportunidades que o meio digital proporciona.
É compreensível a angústia que muitos de nós estão passando. Não sabemos exatamente como agir e como cuidar das pessoas que trabalham conosco e viabilizam o negócio. Mais do que nunca, precisamos estar preparados para lidar com aspectos financeiros e manter um bom relacionamento com os alunos.
Por essa razão, hoje teremos uma publicação especial. Aqui você encontrará informações importantes que podem contribuir com o seu preparo e com as suas atitudes perante à instabilidade que o mundo enfrenta.
Trata-se do conceito dos três Ps. Ficou curioso para saber o que eles significam? Basta ficar de olho nas dicas a seguir!

O conceito dos 3 Ps

Até hoje vivemos, de certa forma, negligenciando os meios digitais. Eles são sempre deixados em segundo plano, como uma opção eventual.
No entanto, agora que nos deparamos com a necessidade de distanciamento social, é justamente na internet que encontramos os únicos recursos que nos mantêm conectados. Conhecê-los e estabelecer uma comunicação virtual eficiente se tornou vital para as academias.
No mercado fitness, usar canais online será essencial para criar uma ponte até os clientes e interagir com a própria equipe. Isso exige que tenhamos um olhar mais atento para diversos aspectos.
É exatamente aí que entra em cena o conceito dos três Ps. Veja o que cada um deles quer dizer.

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1. P de PRODUTO

O primeiro P é o de PRODUTO. Esse é o momento ideal para que você pare e analise de perto os serviços que oferece à clientela. Afinal de contas, há coisas que sempre postergamos para depois. Mas o depois finalmente chegou.
Esteja atento à sua aula, à forma como você faz essa entrega, à maneira como você se relaciona com os seus alunos. Faça uma análise a partir do seu produto.
Observe negócios no meio fitness que tiveram bastante sucesso e como esse status foi alcançado. Inspire-se e faça um planejamento.
Se forem oferecidas única e exclusivamente aulas presenciais, tais como musculação, ginástica coletiva, natação, entre outras, há uma clara limitação na sua esteira de produtos. Pense em como reinventar isso.
Quer um exemplo? Algumas modalidades de dança! Essa é uma atividade que ocorre presencialmente, mas que apresenta uma grande força no formato online. Assim como o professor aprende e se atualiza com aulas à distância, os alunos também conseguem acompanhar as instruções nessa modalidade.
Grandes academias promovem encontros com artistas e influenciadores pela internet. Isso deixa muito claro que o produto não precisa ser entregue somente de forma presencial, mas também pode ser digital. Há vários canais que precisamos conhecer e entender para utilizá-los no dia a dia da melhor forma.
Lembre-se que quando as portas se abrirem novamente, enfrentaremos uma demanda reprimida. Muitas pessoas estão dentro de casa economizando dinheiro e aguardando a crise passar para retomar as atividades rotineiras.
É fundamental estarmos preparados para o retorno dos clientes. Para tanto, varie nos produtos oferecidos e aproveite o tempo para planejar estratégias de sucesso, variando entre opções presenciais e à distância.

2. P de PROCESSOS

O segundo P diz respeito aos PROCESSOS. Costumamos ser relapsos com os processos que ocorrem de forma online. Há quem abra as portas do seu estabelecimento fitness e fique simplesmente esperando os clientes chegarem.
Precisamos parar e observar o próprio negócio. Reflita:
Será que o processo de aquisição de novos clientes utilizado até então é o mais inteligente?
Os meios digitais estão sendo utilizados de forma consistente?
A imagem que o público alvo tem da sua academia é a mesma que você almeja mostrar de fato?
Você faz uso de recursos atrativos para o cliente?
Há quanto tempo o seu site não é atualizado?
O momento é propício para entender melhor, estudar e ganhar autoridade na sua participação online. Transforme o seu site em algo rentável e não somente em uma página que as pessoas acessam para saber o horário de atendimento.
Invista em conteúdo de qualidade. Mostre na sua vitrine online um reflexo da entrega que você faz pessoalmente.
Além do site, também aproveite para revisar outros processos quotidianos. Reveja como se dá a primeira visita, o agendamento da primeira aula, a avaliação física, entre outros.

3. P de PESSOAS

O terceiro e último P é sobre PESSOAS. Provavelmente existam pessoas na sua equipe às quais você possa conceder férias ou recesso de acordo com as normas jurídicas e com as atualizações nas leis trabalhistas que forem acontecendo. Porém, há outras alternativas.
Esse é um período oportuno para oferecer treinamento aos colaboradores (aqueles que estão no formato de teletrabalho). Uma formação continuada consistente, lógica, inteligente e que resulte em um bom engajamento. E isso se aplica tanto para a equipe de vendas quanto para o seu suporte técnico.
No caso do time comercial, é hora de falar sobre atendimento, sobre gatilhos mentais e sobre a melhor abordagem nas vendas. Já os professores podem se aperfeiçoar e até mesmo oferecer insights sobre produtos e processos. Esteja aberto para ouvir essas ideias.
Promova encontros online periódicos. Eles podem acontecer semanalmente ou diariamente, o importante é pautar essa troca em um plano coeso para o melhor aproveitamento do tempo.

Concluindo…

A crise vai passar, isso é um fato. O que ainda precisamos descobrir é em quanto tempo isso vai acontecer e como podemos estar bem organizados para as mudanças que virão. Dessa forma, poderemos retornar às atividades normais a todo vapor ao invés de partir do zero.
Essa é a maior contribuição que temos para lhe oferecer hoje. Pense no seu negócio, se prepare para o melhor e esteja pronto para quando a virada de chave acontecer. Para dar o primeiro passo, tenha em mente os 3 aspectos analisados hoje: PRODUTO, PROCESSOS e PESSOAS.

E como presente, aqui vai um checklist de atendimento para que incorpore aos processos:
https://materiais.noarapozzer.com.br/checklist-de-atendimento

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.