Automação de Vendas: uso de autobots para aumentar as vendas

Você conhece e sabe o que é automação de vendas? Sabe como suas equipes de vendas devem utilizar seu tempo? Realmente a resposta deve ter tudo a ver com vender, realmente é importante entender como funciona esse processo.
O fato é que os vendedores acabam gastando mais com tarefas de CRM, busca de informação e até mesmo em ações administrativas, ao invés de vender efetivamente. Sendo assim, para finalmente mudar sua realidade, e então aumentar o tempo que sua equipe realmente se dedica às vendas realmente você pode buscar softwares que devem então ser responsáveis pela automação de vendas.

Como a automação de vendas ajuda sua equipe?

Certamente você precisa compreender que existem duas maneiras de garantir que a automação de vendas, permita que seus vendedores foquem apenas em vender produtos, sendo que posso salientar as seguintes:

● 01: sempre se certifique de que as equipes certas possuam as tarefas corretas, além do mais, você sabia que em torno de 52% das empresas acaba tendo o marketing responsável por vendas?

● 02: Procure diminuir o tempo gasto naquelas tarefas em que realmente “não há vendas”, melhor ainda as automatize;

Entenda porque a automação de vendas realmente é importante para o negócio

Sim, no mundo empresarial atual, onde a competição de fato é acirrada, sabemos que a automação de vendas e a automação de tarefas acabou se tornando cada dia mais importante. Sendo que as ferramentas podem eliminar diversas tarefas manuais que são essenciais, mas de fato demoradas demais, logo consomem um tempo valioso de vendas.
Além do mais, esse tipo de automação acaba vindo com uma série de benefícios, e isso inclui ainda:

Permite aproveitar cada oportunidade que recebemos

Certamente precisamos saber que os sistemas de automação acabam garantindo ainda que as empresas efetivamente não percam oportunidades possíveis, principalmente ao gerenciar follow-ups de vendas e ainda estabelecer lembretes em cada etapa referente ao processo de vendas.
Ademais, entenda que nossos representantes de vendas, devem efetivamente se concentrar cada dia mais em melhorar a qualidade da interação do cliente principalmente antes de gerenciar os procedimentos de acompanhamento.

Permite que priorizemos as tarefas de vendas

Na realidade, a atribuição automática de classificação de liderança realmente significa que os representantes de vendas de fato gastarão ainda seu tempo com leads qualificados. Ademais, os leads frios e até mesmo as oportunidades de calor podem e devem ser facilmente verificados, sendo que os vendedores acabam tendo acesso a fatores tal como o valor geral do negócio e até mesmo a probabilidade de fechamento de contratos.

Permite uma previsão mais precisa

Saiba que o software de automação de vendas é capaz de fornecer para nossas empresas diversas ferramentas capazes de calcular com certa precisão e com previsões com base em oportunidades, pedidos e cotações.

Permite melhorar a venda e venda cruzada

Precisamos compreender ainda que os melhores sistemas de automação de vendas, são capazes ainda de nos ajudar e aos nossos representantes a obter ainda uma maior compreensão de nossos clientes, logo acaba ainda fornecendo acesso a diversos dados demográficos, métricas e ainda históricos de pedidos, sendo que todos são métricas importantes dos nossos clientes.
Além do mais, lembrando que tendo esta informação em mãos, nossos vendedores certamente ficarão melhor posicionados e logo ficam mais propensos a vender ou ainda vender de forma cruzada, justamente à medida que campanhas completamente direcionadas são lançadas.

Permite o treinamento de vendas com base em dados

Realmente através de softwares de automação de vendas, os gerentes de vendas são atualizados com as atividades de cada representante de vendas, sendo que isso inclui ainda oportunidades e números de vendas, além do próprio histórico de clientes.
Logo a partir destas informações, os gerentes de vendas realmente podem identificar ainda as áreas em que os representantes estão apresentando desempenho inferior e finalmente podem orientá-los.
Ademais, além das próprias questões apresentadas realmente ao implementar esse tipo de software em nossa organização devemos ter em mente que duas práticas são recomendas para finalmente garantir a adoção bem sucedida do sistema.

Permite avaliação do processo de vendas

Realmente para poder obter o máximo de um sistema de automação de vendas, nossas empresas devem avaliar seu próprio processo de vendas atuais para finalmente compreender quais ineficiências efetivamente devem ser abordadas.
Além do mais, nossas empresas ainda devem considerar que os representantes de vendas realmente estão gastando tempo em diversas tarefas administrativas que podem facilmente ser automatizadas.
Além do mais, através dos pontos fracos identificados, fica ainda mias estabelecermos um conjunto de metas de automação de vendas que devem ser desenvolvidas principalmente após o sistema ser implementado.

Quais são os tipos de automação de vendas que podem ajudar minha equipe a vender mais?

Realmente existem alguns tipos de automação de vendas, entre os mesmos posso citar os seguintes:

01. Automatização de relatórios

Nesses softwares de automação referentes a vendas, nossas equipes acabam obtendo ainda uma síntese periódica, logo podemos fazer isso periodicamente, sendo que todos os dados que precisamos saber para o dia ficam as claras, além de que é possível ver a produtividade do vendedor individualmente.
Lembrando ainda que é por meio dessas plataformas que é possível acompanhar cada vendedor, sem que seja necessário nenhuma atualização manual dessas informações em planilhas de Excel, sendo que ainda economiza um tempo bem precioso para o time de vendas.

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02. É possível automatizar através da distribuição de leads

De fato, devemos saber que em um sistema não automatizado, justamente quando um lead acaba entrando em nosso banco de dados, então nosso gerente de vendas acaba precisando fazer uso de tempo para verificar a mesma, logo sem qualquer outro tipo de método acaba atribuindo ao vendedor de sua escolha.
Na realidade, ao automatizarmos nossos processos, os gerentes passarão a gastar mais tempo com treinamento para vendedores, além de auxiliar no fechamento de negócio. Ademais, esses softwares realmente por meio da criação de critérios devem fazer a rotação entre leads e até mesmo vendedores, logo acabará realizando a divisão de seus leads de acordo com seu plano de trabalho.
Realmente a automatização foi capaz de me ajudar e certamente conseguirá ajudar sua empresa, desde que treinamentos sejam realizados para que os funcionários de vendas possam entender mais sobre a automatização de processos.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.