Customer Experience e Vendas: Qual a Relação?

O Customer Experience nada mais é do que um produto ou serviço disponibilizado ao cliente com experiência de atendimento memorável, sendo que o mesmo em livre tradução significa: experiência do consumidor.
O fato que não podemos negar é que os espaços online e offline cada vez mais tendem a se “misturar”, logo não importa muito se a abordagem é feita online, por telefone ou até mesmo pessoalmente. Nisso tudo, o contato com o cliente deve ser muito valorizado, sempre garantindo um diferencial ainda maior de uma empresa perante seus concorrentes.
Ademais, você ainda precisa saber que cada dia mais o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, sendo que um atendimento notável ainda não é o bastante. O fato é que precisamos criar uma realidade de experiência que deve ser inesquecível para seu público, sendo que o Customer Experience veio para ajudar cada vez mais nesse desafio.

Entenda o que é o Customer Experience

Começando pelo seu conceito o Customer Experience, nada mais é do que um conjunto de ações que são tomadas para finalmente melhorar e claramente otimizar as interações entre os consumidores e marcas por todo o processo de relacionamento de venda: pré, durante e pós-venda.
Além do mais, podemos salientar que essa relação inclui ainda tudo, desde o início do diálogo com o consumidor, quando o próprio está no topo de seu funil de vendas, até chegar naquele ciclo quando o cliente demonstra interesse em adquirir esse produto/serviço ofertado.
Ademais, saiba que o Customer Experience acaba ocorrendo durante toda essa ação em questão, sendo que o motivo de sua importância acaba se tornando bem simples: promover a fidelização já na primeira venda, aumentando automaticamente as chances de indicação.
De forma resumida, posso dizer ainda que o ato de fidelizar acaba acontecendo antes mesmo da venda em questão, além de que o “boca a boca” ou até mesmo a indicação para novos clientes acaba se tornando apenas mais uma das consequências de uma experiência bem planejada.

Conheça o poder do Customer Experience

Entenda que ao promover tratamentos e vivências incríveis e memoráveis aos seus clientes, automaticamente seus consumidores tornam-se fieis e ainda acabam indicando novos clientes para a compra de seus produtos.
Sendo assim, a nossa regra é bem clara: quanto mais nossa empresa satisfaz os clientes, mais fieis nossos consumidores serão! Porém, quando ignoramos ou até mesmo tratamos mau possíveis clientes durante mensagens de atendimento, os mesmos acabarão pensando duas vezes antes de indicar essa marca.
Logo nos dias atuais precisamos entender que todos os empreendedores que prestam um atendimento ainda mais memorável e surpreendente, acabam ganhando mais destaque no mercado em questão.

Veja qual é a relação do CX com a tecnologia atualmente

Para detalhar mais sobre o Customer Experience precisamos entender que o mesmo está cada vez mais presente na tecnologia trazendo ainda a experiência sobre diversos ângulos: processo de atendimento, consumidor e até mesmo da empresa em si.

Sobre o consumidor

Na realidade, todos nós precisamos saber que a tecnologia realmente já faz parte da vida do cliente há um certo tempo, sendo que isso automaticamente favoreceu a mudança de diversos processos do dia a dia das pessoas, e isso inclui a jornada de compra.
Além do mais, atualmente é muito difícil encontrarmos pessoas que não estejam com celulares em mãos, ou que ainda não acessem a internet para a realização de pesquisas, para diversão e até mesmo para realização de compras.
Logo essa enorme revolução que ocorreu por completo na vida do consumidor foi capazes de trazer empoderamento e muita agilidade, lembrando que isso é bem positivo, desta forma, empresas e mercados tiveram que se renovar, para melhorar os processos de venda e ofertar maneiras eficazes e inovadoras de atender o cliente.

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Sobre o atendimento ao cliente

Logicamente a influência da tecnologia na vida dos consumidores acabou forçando ainda mais fazendo com que as empresas tivessem um insight de atendimento, isso porque anteriormente as empresas estavam bem mais acostumadas com atendimentos realizados offline, sendo que tudo ocorria na “base de caneta e papel”.
Essas mudanças em geral acabaram por impulsionar ainda mais os estudos aprofundados sobre Customer Experiencem, sendo que com essa abordagem é possível ainda revolucionar o atendimento que acaba sendo um diferencial bem competitivo para qualquer empresa, principalmente quando nossos clientes desejam mais do que nunca qualidade.

Sobre a empresa

Ademais depois de a tecnologia influenciar em nossas vidas e na vida de nossos clientes, é bem natural que todas as empresas efetivamente não fiquem de fora, sendo que as mesmas de fato precisam se adaptar ao novo momento.
Além do mais, o mais interessante nesta questão é que a solução para encarar de frente esse desafio realmente está com a tecnologia, sendo que a partir daí novas ferramentas e recursos surgiram para que as marcas consigam realmente garantir atendimentos e demais experiencias de alto nível.
Ademais, saiba que todas essas novidades chegaram na organização interna de nossas empresas, permitindo que as equipes de atendimento consigam se organizar ainda melhor em duas demandas:

● No gerenciamento de equipe;
● Na otimização de processos;

Veja quais são as vantagens de fazer uso do Customer Experience

É muito importante que todos possamos compreender quais são as vantagens apresentadas pelo Customer Experience, sendo que entre os mesmos podemos salientar:

Concede maior credibilidade

Clientes que tiveram um bom atendimento e possuem uma boa percepção em relação a sua marca efetivamente são mais propícios a passar uma imagem bem mais positiva dela para as demais pessoas, agregando ainda confiabilidade para a empresa perante o mercado.

Ajuda na conquista de um diferencial

Realmente as empresas que costumam guiar suas vendas considerando de forma exclusiva o produto, sem procurar agregar valor aos clientes, certamente estão ficando cada vez mais para trás nesse mercado concorrido, sendo que sabemos que outras empresas podem ter produtos iguais aos nossos.
Logo ao pensar em investir em uma outra experiencia de compra diferenciada para o público, certamente acaba sendo um enorme diferencial para a empresa principalmente em relação aos concorrentes em questão tornando-as mais fortes.
Ajuda ainda na redução de custos, permitindo que as empresas consigam economizar e minimizar possíveis erros!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.