Glossário de Marketing e Vendas: principais termos que você precisa conhecer

Se você já se sentiu perdido em leituras e palestras sobre negócios, saiba que não está sozinho. Novos termos surgem a todo momento e nem sempre sabemos o que todos eles significam. Exatamente por isso, preparamos um glossário de marketing e vendas para enriquecer o seu vocabulário.

Afinal de contas, assim como profissionais de outras áreas, tais como engenheiros, arquitetos, médicos e professores, nós também contamos com uma linguagem própria. É fundamental ficar por dentro das palavras e expressões que fazem parte do nosso dia a dia.
Pode até parecer complicado de início. Mas, conforme você for se familiarizando com esses termos, eles se tornarão cada vez mais comuns e de fácil entendimento.

Então, sem mais delongas, vamos ao nosso glossário de marketing e vendas. Não deixe de conferir!

Adwords

Refere-se ao Google Adwords, uma plataforma para fazer anúncios pagos que serão visualizados pelos usuários em destaque nos resultados de buscas realizadas.

AIDA – Attention/Awareness, Interest, Desire and Action

É uma sigla referente ao modelo de comportamento do consumidor baseado em Atenção, Interesse, Desejo e Ação. É usado, geralmente, para análises de taxas de conversão.

B2B – Business to Business

Negócios realizados de empresa para empresa, ou seja, entre pessoas jurídicas.

B2C – Business to Consumer

Negócios realizados de empresa para consumidor, ou seja, entre uma pessoa jurídica e uma pessoa física.

Budget

Termo usado para designar a verba necessária para realizar uma campanha ou contratar outros serviços.

Dumping

Precificação de produtos ou serviços abaixo do preço de mercado e, em alguns casos, abaixo do preço de custo. Essa é uma técnica de marketing para conquistar o domínio de um segmento.

Feedback

Retorno com comentários e sugestões para avaliar como tem sido o resultado de determinada prática ou metodologia aplicada.

Case de Sucesso

São casos e relatos de outros clientes ou empresas que tiveram alguma experiência bem sucedida a partir de uma mesma técnica ou procedimento que se pretende aplicar.

CEO – Chief Executive Officer

É a abreviatura do cargo exercido por um diretor geral ou chefe da área executiva de uma grande empresa. O cargo é um dos mais elevados na hierarquia corporativa, estando acima dele apenas o dono da companhia ou um conselho de administração.

Core Business

Na tradução literal, é o coração de um negócio. Trata-se da principal atividade exercida pela empresa.

CPA – Cost per Action

É o custo por ação, correspondente ao valor pago por uma ação específica realizada pelo consumidor em uma campanha digital.

CPC – Cost per Click

É o custo por clique, correspondente ao valor pago por cada clique realizado em um anúncio online.

CPL – Cost Per Lead

É o custo por lead, correspondente ao valor pago para adquirir um possível cliente para a sua lista de contatos.

CR – Conversion Rate

Também conhecida como Taxa de Conversão. É representada pela quantidade de pessoas que efetivaram uma ação desejada, seja o preenchimento de um formulário ou o download de um material.

CRM – Customer Relationship Management

Sigla para o Gerenciamento de Relacionamento com os Clientes. Essa é uma abordagem frequente em empresas que usam softwares de organização e gerenciamento da sua base de contatos.

CRO – Conversion Rate Optimization

Sigla usada para o termo Otimização de Taxa de Conversão. Consiste em uma estratégia de maximização dos resultados de conversão em um site corporativo.

CTA – Call To Action

É a Chamada para Ação, usualmente aplicada em links que instigam o consumidor na sua tomada de decisão para concluir uma compra.

E-book

Livros eletrônicos que podem ser lidos em leitores próprios como os E-Readers ou baixados em outros dispositivos digitais (computador, tablet, smartphone).

Freelancer

Profissionais que realizam serviços esporádicos e sem quaisquer vínculos empregatícios com a empresa.

Inbound Marketing

É definido como um método de entrada no marketing digital, ou seja, realizado na internet. Seu principal objetivo é atrair o cliente para que ele se torne protagonista na venda e procure a empresa em busca de um produto ou serviço desejado.

Keywords

São palavras-chave utilizadas na identificação do principal assunto de um conteúdo escrito. Elas são fundamentais para que os posts de um blog fiquem bem ranqueados em resultados do Google, por exemplo.

KPI – Key Performance Indicators

Termo referente aos Indicadores-Chave de Desempenho. Nada mais são do que métricas para avaliar a efetividade de ações de marketing na internet.

Landing Page

Podemos traduzir o termo como páginas de aterrissagem. Elas são os sites para onde os consumidores são direcionados após clicarem no link de CTA.

Leads

São clientes em potencial que fazem parte do público alvo de uma empresa por demonstrarem interesse em determinados produtos ou serviços.

LTV – Lifetime Value

Refere-se ao valor do tempo de vida de um cliente. Utiliza-se, no geral, para determinar o quanto um determinado consumidor vai gastar com a sua empresa enquanto for mantido o relacionamento nos negócios.

Marketing de Conteúdo

Campanhas baseadas na produção de conteúdo relevante para direcionar leads no avanço no funil de vendas.

Outbound Marketing

Ao contrário do Inbound Marketing, que acontece no ambiente online, essa é uma técnica frequentemente empregada na mídia tradicional. São exemplos: comerciais de televisão, anúncios no jornal e campanhas em outdoors.

PR – Press Release

Conteúdo enviado à imprensa para noticiar conquistas da marca e/ou contribuições para a comunidade. Seu objetivo principal é conquistar autoridade e transmitir a sua Social Proof.

Prospect

Termo referente ao consumidor que pode vir a se tornar um cliente.

ROI – Return on Investment

É o retorno sobre o investimento aplicado em determinada ação ou campanha de marketing.

Sales Funnel – Funil de Vendas

Consiste no processo completo de conversão de leads até transformá-los em clientes. É chamado de funil pois vai focando cada vez mais a estratégia conforme é aplicada:

ToFu – Top of Funnel: topo do funil, quando são divulgados materiais para despertar o interesse do consumidor sobre determinado assunto ou demanda;

MoFu – Middle of Funnel: meio do funil, quando o tema é aprofundado e indica caminhos para solucionar a demanda do futuro cliente;

BoFu – Bottom of Funnel: fundo do funil, quando finalmente apresentamos o produto ou serviço que se pretende vender e os motivos de ele representar a melhor solução.

SEO – Search Engine Optimization

Termo que pode ser traduzido como otimização para ferramentas de busca. Consiste nas ações aplicadas para que o posicionamento de um conteúdo ou página esteja entre os primeiros resultados do Google.

Social Proof

Pode ser traduzida como a aprovação social, isto é, a conquista do reconhecimento de outras pessoas pelas suas ações para o ganho de credibilidade.

Target

Objetivos, metas ou grupo de pessoas alvo de uma ação de marketing.

Webinar

Conteúdos disponibilizados ao público em formato de vídeo, sejam eles pagos ou gratuitos.

Pronto! Esse foi o nosso glossário de marketing e vendas. Se você gostou, não deixe de compartilhar!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.