7 Erros comuns em vendas

Muitos profissionais cometem erros comuns em vendas, sendo que os erros ocorrem de tempos em tempos, e isso pode ser extremamente prejudicial podendo ter consequências graves para o faturamento da empresa.

Sendo assim, confira abaixo esses erros mais comuns e entenda quais as equipes devem cuidar para eliminar e melhorar em seu atendimento!

Conheça os 7 erros comuns em vendas

Aos que desejam saber mais sobre os 7 erros comuns em vendas, é possível conhecer abaixo os mais comuns e que frequentemente atingem as empresas:

01. Não ouvir o cliente

Sim, esse é o principal problema nas negociações, isso porque os mesmos não conseguem fazer as perguntas certas, e isso acaba sendo extremamente necessário para qualquer tipo de conversação que envolve vendas, sendo assim, certifique-se de que realmente está ouvindo as respostas.

O fato é que as pessoas adoram um bom ouvinte, sendo assim, procure sempre pensar em como você se sente realmente bem quando está na companhia de uma pessoa que é uma boa ouvinte. Na verdade, essa pessoa acaba fazendo você se sentir confortável, e então o cliente acaba querendo somente aquela pessoa.

Certamente para o vendedor esse é um traço extremamente necessário, caso o mesmo não possua esse faz parte de um dos erros comuns em vendas.

O ideal é não discordar e sempre encorajar a pessoa a continuar falando, um bom ouvinte é capaz de olhar nos olhos da pessoa e não a interromper.

02. Não conduzir bem a interação

Saiba que a melhor maneira de controlar essa interação de vendas é fazendo perguntas, saiba ainda que essa também é uma das melhores formas de saber se o seu serviço ou produto de fato atende ou não o que o cliente necessita.

Ademais, questões de qualidade acabam revelando necessidades bem específicas, objetivos ou problemas do cliente, que serão capazes de ajudar o vendedor a compreender que perspectiva deve usar.

03. Achar que o negócio está fechado

Esse de fato é um dos erros comuns em vendas, isso porque parte dos vendedores acredita que a venda já foi fechada, logo depois de essa reunião ter sido um verdadeiro sucesso.

Na verdade, o fato de o cliente ter se dado bem com o vendedor, e gostar de conversar com o mesmo, não significa que tal venda foi realizada.

Além disso, nada é capaz de garantir de que o produto e a proposta o agradará, sendo assim, a ideia é que os vendedores tomem bastante cuidado, entenda que uma reunião de negócios não é apenas um encontro entre amigos.

A chave aqui é poder olhar para a venda como uma espécie de relacionamento consultivo em andamento, e não apenas em uma transação rápida e única. Logo, isso acaba significando ainda, que os eventos ditam a linha do tempo e não exatamente o contrário.

Precisamos entender ainda, que a venda pode ocorrer a qualquer hora durante o processo, e na verdade, a sutileza que o vendedor desenvolve baseando-se em seus instintos acaba determinando as ações que o mesmo deverá tomar para a melhor chance de fechar negócios.

04. Negligenciar o que o cliente deseja

Esse é um dos erros comuns em vendas, sendo extremamente grave, o fato é que o vendedor que não ouve seu cliente não conhece os desejos do mesmo, sendo assim, não lhe oferece atenção adequada, acaba então oferecendo produtos que o cliente não precisa.

Essa acaba sendo uma gafe incalculável, o fato de um vendedor ofertar o que gosta e não o que o cliente precisa é um enorme erro. Logicamente quando isso ocorre, fica bem claro para aqueles que estão comprando que não estão sendo ouvidos e o vendedor não está fazendo sua parte.

Lembrando ainda, que é ainda pior o vendedor não parar de falar, geralmente o vendedor que não escuta seu cliente possui tendência de falar em demasia, e isso além de realmente irritar o consumidor ainda diminui as chances de fechar a venda de forma satisfatória.

05. Não vender a solução para um problema presente

Certamente as empresas e pessoas acabam comprando as coisas justamente para poder resolver um problema que porventura se apresentou, sendo assim, o pessoal de vendas acaba gastando muito tempo nessa oferta em vez de garantir que esse produto resolverá seu problema.

O que acontece é um dos erros comuns em vendas: as apresentações ficam muito longas, sendo assim, a ideia aqui é se concentrar em como o produto ou a empresa/serviço poderá resolver os problemas mais críticos do cliente.

E é importante a partir daí reconhecer que as vendas nada mais são do que a solução do problema de um cliente, sendo que ao entender o que o cliente está dizendo então o vendedor estará em melhor posição para realmente oferecer uma solução garantindo uma venda.

06. Subestimar a prospecção

Ao subestimar a importância da prospecção diversas empresas entram em um dos erros comuns em vendas, e isso acontece porque as mesmas não conseguem vender justamente por negligenciar a necessidade de prospectar.

Ademais, quando os negócios estão indo bem, então muitas pessoas acabam parando de prospectar, logo acabam pensando que esse fluxo acabará continuando. Porém, é preciso lembrar que os vendedores bem sucedidos prospectam o tempo inteiro.

Caso o vendedor realmente não consiga fazer isso, então o mesmo deverá se preparar para as muitas frustrações e níveis enormes de estresse.

É importante saber que a procrastinação é atualmente uma das maiores causas de estresse, logo ao adiar a prospecção de vendas, isso pesará diretamente o vendedor.

07. Quando não há treinamento da equipe de vendedores

Esse é um dos erros comuns em vendas, e mais grotescos, afinal sabemos que uma equipe não treinada dificilmente terá sucesso com vendas. Essa falta de treinamento é extremamente comum entre os erros cometidos pelas empresas, e isso custa caro!

Geralmente os treinamentos são realizados apenas quando os vendedores entram para a empresa, depois isso acaba deixando de ser uma prioridade e os vendedores começam a perder o alinhamento.

Ademais, é preciso entender ainda que um bom treinamento é capaz de reforçar as diretrizes da empresa e ainda os feedbacks dos clientes, é capaz de informar os diferenciais que devem sumariamente ser destacados bem no momento da venda e ainda da importância do tratamento personalizado.

É importante treinar e ensinar aos vendedores como buscarem os clientes e como ouvir os mesmos obtendo bons resultados!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.