7 erros comuns em marketing

Sim, existem bem mais de sete erros comuns no marketing, no entanto, alguns deles são mais gritantes do que outros, e acabam por influenciar de forma completa no crescimento de venda das empresas.

Geralmente dentro de uma empresa, em que há pensamentos mais tradicionais, e o que acontece na maioria dos casos é que pessoas que não entendem nada de marketing acabam sendo indicadas para definir essas ações.

Essa é uma atitude que pode ser considerada a ponta de um iceberg dentro dos erros cometidos no marketing de uma empresa, conheça outros abaixo e entenda como evitar isso em sua empresa.

Conheça os 7 erros comuns no marketing

Realmente existem mais de sete erros comuns no marketing, entretanto, poucas pessoas compreendem os motivos, sendo assim, confira abaixo maiores detalhes:

1 Falta de planejamento

Entenda que as estratégias de marketing precisam ser bem planejadas, tudo isso para que o processo aconteça conforme o desejado. E isso deve ser feito tanto no marketing normal quanto no digital, é importante planejar tudo que vai ser feito, somente assim, se obtém sucesso em cada etapa das estratégias.

Lembrando ainda, que este planejamento precisa ser feito com uma antecedência de 2 ou 3 meses antes desse plano entrar em ação, ademais, entenda que uma estratégia de marketing precisa de tempo para começar a entrar em ação.
Sendo assim, o planejamento realmente precisa de um tempo tanto de implantação quanto de execução.

2 Quando não há definição de orçamento anual para o marketing

Esse é mais um dos sete erros comuns no marketing, isso porque muitas pessoas desejam ter sucesso nas vendas e não destinam uma boa parte de sua receita para poder garantir esse sucesso.

Sabidamente é completamente impossível fazer marketing sem realmente investir no marketing. Por esse motivo, quando quiser colocar um produto ou serviço diretamente no mercado, sempre pense em reservar um percentual de sua receita para a realização de investimentos em marketing.

Caso não queira fazer uso do marketing normal, procure então fazer uso do marketing digital, além de ser mais barato o mesmo pode chegar até as pessoas da forma mais direta possível. O ideal é separar de 3% a 5% do seu faturamento e então aplicar no marketing.

3 Fazer uso de estratégias de marketing erradas

Esse é mais um dos sete erros comuns no marketing, isso porque há muitas escolhas por estratégias erradas, e atualmente você deve entender que o marketing realmente deverá trazer resultados para sua empresa e então comprovar com números os acertos ou não da estratégia.
Claramente, é bem comum vermos diversas empresas anunciando em jornais, TV, rádios, outdoor, entre outras mídias mais tradicionais. É bem comum, que as mesmas não tenham resultados esperados, desta forma, há gastos desnecessários!

É bem importante compreender que atualmente as empresas desejam ver números positivos como resultado de suas estratégias de marketing. Sendo assim, tome cuidado com o que você está contratando exatamente, se for uma agência saiba que ela estará trabalhando com sua verba de marketing.

Sendo assim, é importante ter os objetivos em mente, e sempre foque em cada uma das estratégias criadas. Ademais, é importante fazer um levantamento do cenário, procure ter um público definido e então trabalhe na solução dos problemas dos seus clientes.

4 Falta de conhecimento por parte dos responsáveis pelo marketing

Saiba que realmente um dos sete erros comuns no marketing, diz respeito ao fato da falta de conhecimento por pessoas que estão responsáveis pelo marketing de sua empresa. Por mais que contrate a melhor agência de publicidade do mundo, saiba que ela deve estar engajada com o que você deseja.

Entenda ainda, que essa agência precisa entregar relatórios capazes de provar que seus resultados estão sendo positivos dentro de cada campanha, caso contrário os mesmos não servem para nada.

Geralmente o erro mais comum acaba sendo a contratação de pessoas próximas ao empreendedor, e geralmente essas pessoas realmente não trabalham com isso, sendo assim, esse acaba sendo um dos maiores erros cometidos.

5 Corte de verba para o marketing em períodos de crise

Sim, todos sabemos que falar sobre crise é algo chato e angustiante, e isso diz respeito principalmente ao fato de que o marketing da empresa acaba sendo deixado de lado.

É importante lembrar que em períodos de crises as empresas acabam cortando gastos e o marketing é um dos primeiros custos a serem cortados, sendo esse um dos sete erros comuns no marketing.

Esse erro é muito grave, justamente porque o mesmo afeta diretamente nos resultados dessa empresa, além do mais, precisamos saber que por mais que o número de pessoas comprando diminua, haverá pessoas que precisarão do que você vende/fornece.

Esses momentos, devem ser imprescindíveis para que possamos esquecer a crise e consigamos nos aproximar das pessoas que precisam de nossos serviços, logo, cortar verba por causa da crise deixa de ser uma boa alternativa.

Sendo assim, a dica aqui é que você reduza e não corte os investimentos, veja quais canais não estão trazendo resultados e aplique em alternativas mais em conta com resultados precisos.

6 Não saber o que é marketing

Esse tópico é ligado por completo ao conhecimento da palavra marketing, e o entendimento do que ela significa, na verdade, para muitas pessoas o marketing acaba sendo uma espécie de área da publicidade, no entanto, o marketing acaba sendo um conjunto de ações e informações usadas para atrair consumidores.

Sendo assim, entender o que o marketing pode e é capaz de fazer, permite que você tenha uma visão mais ampla e saiba a importância dele para o dia a dia da empresa, impedindo que caia em um dos sete erros comuns no marketing.

7 Gestores que não compreendem a importância do marketing

Esse é um dos sete erros comuns no marketing, pois empresas sem uma visão bem clara de seus objetivos acabam tendo gestores que efetivamente não estão capacitados o suficiente para responderem e entenderem o marketing.

Ademais, muitos desses gestores acabam se enxergando como detentores de tomadas de decisão ligadas a essa área, acabam achando que somente eles podem decidir o que precisa ser feito, e os resultados acabam não sendo favoráveis.

Sendo assim, por mais que a pessoa seja de outra área, é importante estar familiarizada com os processos de marketing, e então consigam deixar os processos nas mãos de quem realmente entende do assunto.

Tomando alguns cuidados, é possível manter sua empresa em evidência, mesmo em momentos de crise como essa do Covid-19.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.