7 erros comuns em atendimento

Alguns erros comuns em atendimento acabam deixando algumas empresas em maus lençóis, e isso acontece justamente porque começam a perder clientes para a concorrência. Na verdade, para que possamos driblar nossa concorrência é preciso usar a melhor ferramenta estratégica, essa ferramenta é a fidelização do cliente.

Desta forma, não podemos deixar esses erros passarem despercebidos, e jamais perder oportunidades por conta de erros no atendimento, abaixo você conhecerá os sete principais erros cometidos no atendimento ao cliente.

Saiba quais são os 7 erros comuns em atendimento

Entre os 7 erros comuns em atendimento podemos destacar alguns a seguir:

1 Achar que o cliente é um mal necessário

Sim, muitas pessoas acabam pensando que o cliente é um mal necessário, e isso está muito errado, o cliente é o principal objetivo da empresa, é ele que garante o sucesso de seu produto ou marca.

Sendo assim, a ideia aqui para que não cometa esses erros comuns em atendimento, é a de ouvir o que o cliente tem a dizer, somente assim, sua empresa obterá sucesso.

Geralmente o cliente é o responsável pelo marketing boca a boca, sendo assim, se o atendimento for negativo saiba que ele fará questão de falar ao máximo de pessoas esse fato.

2 Quando não há qualificação o suficiente dos profissionais

A ideia aqui, é que não adianta realizar muitos investimentos em maquinários novos, se os operadores de atendimento não souberem como manuseá-los, e isso diz respeito aos que atendem online ou por telefone.

Desta forma, é importante investir na qualificação da equipe de atendimento, isso porque todos acabarão ganhando, o cliente acabará então sendo atendido por alguém profissional e o colaborador por ficar ainda mais qualificado para o mercado de trabalho.
Ademais, a empresa acaba sendo vista com outros olhos tanto por seus clientes internos quanto externos!

3 Respostas prontas e secas

Outro dos erros comuns em atendimento, diz respeito às frases prontas e muito secas, afinal ninguém deseja ouvir “o que mais?” sem interesse e sem vontade. Isso mostra que o vendedor quer se livrar o mais rápido possível do seu cliente.
Desta forma, a dica para um bom atendimento é conversar bastante com o cliente, ouvir o que o mesmo tem a dizer, interagir e reforçar as partes positivas sobre a compra desse cliente.

4 Erros grotescos

A dica aqui é que você entenda que quando o cliente faz uma compra na sua empresa, o mesmo acaba por criar uma expectativa de que será atendido da forma correta, então procure evitar cometer erros, contudo, se isso acabar ocorrendo foque em solucionar o problema dele.

5 Rotatividade

Muitas empresas acabam cometendo erros comuns em atendimento, e isso acaba acontecendo devido à alta rotatividade das empresas, as mesmas acabam perdendo pessoal muito rapidamente e os processos de treinamentos começam do zero.
Esse é um grave problema, e é possível mudar somente com a valorização da equipe, ao investir na mesma e entendendo o que acontece, a empresa conseguirá manter sua equipe por mais tempo.

6 Quando não há feedback

A ideia aqui, é não cometer o erro de não pedir o feedback do cliente, sendo assim, procure sempre encorajar o cliente a fazer reclamações sobre produtos ou serviços prestados, contudo, procure solucionar e tomar providências para que essa reclamação não volte a acontecer.

7 Quando não há gerenciamento de reclamações

Um dos erros comuns em atendimento, fala justamente sobre a falta de gerenciamento das reclamações feitas, quando as pessoas ficam passando o problema de mão em mão e não solucionam o mesmo.

Os clientes necessitam que suas reclamações sejam ouvidas e principalmente corrigidas. A ideia aqui, é sempre usar o cliente como uma espécie de parceiro, aproveite e ouça o que ele tem a falar sobre a empresa, o produto e até mesmo o atendimento. Fazendo isso, é possível melhorar por completo os pontos negativos e então reforçar os pontos positivos.

É sempre importante passar a imagem de que o cliente não só pode como deve confiar no seu produto/serviço, que quando o mesmo comprar em sua empresa não comprará apenas o produto, mas também a certeza de que estará adquirindo um excelente serviço.

Como realizar um bom atendimento?

Depois de entender quais são os erros comuns em atendimento, é preciso definir como fazer um excelente atendimento aos mesmos. Claramente não há uma fórmula mágica para essa tarefa, no entanto, alguns procedimentos são bem básicos e por esse motivo devem ser considerados.

Entenda alguns pontos que podem ser melhorados para conseguir prestar um bom atendimento:

Procure compreender seu público alvo

A primeira dica é compreender quem é seu cliente, entenda o que o mesmo busca e esteja sempre consciente do motivo que levou o mesmo a entrar em contato com sua empresa. Desta forma, faça perguntas, procure investigar e principalmente se coloque no lugar do mesmo para ter uma visão mais ampla do que precisa e deseja, obviamente isso acabará facilitando e muito na hora de encontrar soluções para resolver os problemas.

Sempre demonstre boa vontade

Todos aqueles que são responsáveis pelo atendimento, certamente precisam ter boa vontade e devem tentar compreender o problema do consumidor, para finalizar devem ainda resolver o que está ocorrendo.

Desta forma, treinar a equipe, acabará ajudando a fazer a equipe a ter capacidade de transformar problemas e dúvidas em satisfação e fidelização. Quando isso acontece, é bem comum as pessoas sentirem-se motivadas a falar bem da marca de sua empresa!

Procure se comunicar corretamente com seu público

Depois de entender o público alvo, então será preciso adequar a comunicação de acordo com o perfil desse público, e isso inclui a linguagem usada, canais de atendimento, entre outros.

Não adianta nada ofertar um serviço de forma que o acesso seja difícil ou que os atendentes acabem usando uma linguagem muito técnica, entenda que robotização é péssima e quase nenhum cliente se agrada.

Treinamento dos colaboradores é essencial

Para finalizar e conseguir colocar as dicas em práticas não cometendo mais erros comuns em atendimento, é preciso treinar muito os colaboradores. O ideal nesse sentido, é promover sempre cursos de reciclagem e ainda treinamentos para um bom atendimento.
Lembrando que os investimentos acabam sendo positivos e retornam com a fidelização dos clientes, permitindo não somente lucros, mas, o reconhecimento da marca/produto!

Essas são apenas dicas, entretanto, é preciso estudar por completo a empresa e quais são seus pontos fortes e fracos antes de colocar tudo em prática. Somente assim, será possível garantir um bom atendimento e clientes fidelizados!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.