Equipe de academia: Tudo que você precisa saber antes de contratar uma recepcionista

Montar uma equipe de academia de alta qualidade é fundamental para qualquer empresa que deseja se estabelecer no mercado. Sendo que o primeiro passo é contratar uma recepcionista capacitada e que atenda bem aos clientes.

O problema é que são poucos os gestores que conseguem contratar uma profissional de confiança, organizada e que saiba lidar com todos os aspectos administrativos do setor. O que gera um grande problema para a imagem da academia.
Para que isso não aconteça com você, ao longo deste post serão apresentadas informações cruciais para não errar na hora de contratar uma recepcionista. Confira e garanta o alto padrão da sua empresa:

Equipe de academia: a recepcionista mantêm o primeiro contato com o cliente

É comum que na equipe de academia, a recepcionista seja aquela responsável por manter o primeiro contato com o potencial cliente. Esse é um momento importante, pois é quando são tomadas as primeiras impressões e decisões quanto a adesão ou não a academia.
Vale a pena lembrar, que esse primeiro contato nem sempre é pessoal. Pode ser realizado através do telefone, e-mail, mensagens e outros meios de comunicação. Por essa razão, é crucial a presença de uma profissional capacitada, gentil e com boas habilidades em comunicação.
Assim, ela conseguirá recepcionar bem o cliente e informar com precisão e clareza tudo o que ele deseja saber. Sem dúvida, isso causará uma boa impressão sobre a sua academia e influenciará positivamente na decisão de compra do cliente.

A recepcionista representa a imagem da academia

É preciso ter em mente que a recepcionista é a imagem da sua academia. Assim, ao contratar uma profissional que não está capacitada para atender ao público, os clientes, fornecedores e até mesmo os demais colaboradores da empresa não irão avaliar a sua academia muito bem.
Assim, torna-se imprescindível que você esteja atento na hora de contratar uma recepcionista. Ela precisa ter a capacidade de atender com agilidade e eficiência a todas as pessoas que procuram os serviços da academia e realizar um trabalho impecável.
Isto é, se você desejar transmitir uma imagem de profissionalismo e credibilidade aos seus futuros clientes. São inúmeros os casos em que as academias perdem a oportunidade de aumentar as suas vendas devido ao péssimo atendimento nas recepções.

A recepção é crucial para o aumento das vendas

Outro ponto que merece destaque na hora de escolher uma recepcionista de qualidade e capacitada é o fato de que a recepção é uma área estratégica da academia. Afinal, é por meio dela que serão realizadas as vendas e a manutenção dos clientes.
Com uma recepcionista capacitada em vendas, o gestor da academia pode aumentar as suas possibilidades de conquistar novos clientes e de vender pacotes de serviços para os alunos da academia. Ao não explorar esse tipo de recurso, o mais provável é que a empresa fique estagnada e perca sua lucratividade.
Por isso, o ideal é que você faça a contratação de uma recepcionista que esteja preparada e tenha uma grande habilidade para vendas e promoção do seu negócio. Essa é sem dúvida uma das melhores maneiras de estimular o crescimento da academia e potencializar o desempenho da equipe de academia.

A recepcionista realiza atividades administrativas

Engana-se quem pensa que a função da recepcionista, limita-se apenas ao atendimento ao público. Pelo contrário, normalmente ela é uma das principais responsáveis por realizar certas atividades administrativas, que garantem o bom funcionamento da academia.
Dentre as atividades mais realizadas por essa profissional, destacam-se:

  • Manuseio do software da academia
  • Organização de fichas de alunos
  • Agendamento de horários para avaliação física
  • Arquivo de recibos de pagamento

Assim, antes de contratar uma recepcionista lembre-se que além dela ser a imagem a academia, ela também deverá ter habilidades administrativas e saber lidar com os mais variados recursos tecnológicos.

Equipe de academia: O que uma recepcionista precisa ter?

Agora que você sabe quais são os principais aspectos que precisam ser levados em consideração ao contratar uma recepcionista, chegou o momento de saber como identificar uma boa profissional.
Existem alguns aspectos que diferenciam uma boa recepcionista. Ao identificar cada um deles, você terá a certeza de que ela será uma boa aquisição para a sua equipe de academia. São eles:

Cordialidade
Sim, é imprescindível que a recepcionista saiba manter sempre uma postura cordial, seja com os clientes ou funcionários.
Você pode perceber esse aspecto se ela sempre cumprimenta as pessoas, procura sempre falar o nome de cada uma e se finaliza o atendimento ressaltando que está a disposição para novos esclarecimentos.

Inteligência emocional
Ter inteligência emocional para lidar diariamente, com as mais variadas demandas dos integrantes da academia é um fator chave para desempenhar um bom trabalho como recepcionista.
Principalmente, em situações em que ocorrem momentos de tensão, que exige equilíbrio e tranquilidade para a resolução dos problemas.

Agilidade
Outro aspecto importante que precisa ser levado em consideração na hora de contratar uma recepcionista é analisar a sua agilidade e proatividade.
Afinal, para lidar com uma área tão dinâmica é necessário que ela esteja atenta a todos os detalhes e execute suas atividades de maneira rápida e eficaz.

Organização
Essa é uma das principais habilidades que uma recepcionista capacitada deve ter. Assim, é importante que ela mantenha seu ambientes de trabalho e dados sobre os clientes bem organizados.
Além disso, uma boa profissional também busca organizar as atividades que precisa desempenhar ao longo de todo o dia. Para isso, faz uso de agendas e ferramentas de organização que garantem a sua eficiência.

Ao longo do post você pode conhecer algumas informações que devem ser levadas em consideração, no momento de contratar uma nova recepcionista para compor a sua equipe de academia. Lembre-se de elaborar um processo seletivo que seja capaz de avaliar todas as competências profissionais e pessoais listadas acima.

Essa é a garantia de que você estará realizando a contratação de uma recepcionista de alto nível, capaz de melhorar os resultados das vendas e bom funcionamento da academia.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.