Conheça 6 estratégias para conquistar leads no inbound marketing

O inbound marketing não é somente uma tendência passageira. Essa forma de interação com o seu público alvo veio para ficar e, cada vez mais, avança com novas ferramentas e possibilidades.Aplicar a metodologia do inbound marketing para conquistar leads é uma prática que tem apresentado resultados altamente lucrativos. Além de ampliar a base de clientes, a empresa ainda ganha mais reconhecimento e se firma como uma referência no próprio nicho de atuação.

Se a sua intenção é a de conquistar leads através das técnicas de marketing de conteúdo digital, a publicação de hoje foi feita justamente para você.

Continue acompanhando a leitura até o final e veja 6 estratégias eficientes para aplicar nos seus negócios.

Estratégia #1: crie uma persona

Definir qual é exatamente o seu público alvo é o primeiro passo de qualquer projeto de inbound marketing. Você quer conquistar leads, mas deve se concentrar nas leads certas, ou seja, aquelas que realmente têm potencial para fechar negócios com a sua empresa.
Para tanto, a sugestão é criar uma buyer persona. Trata-se de um personagem que sintetize as principais características que você visualiza nas pessoas que quer alcançar com o seu conteúdo.

Na descrição dessa persona, você precisa ter claros itens como:

  • Faixa etária, gênero e localização geográfica;
  • Grau de instrução e interesses principais;
  • Que tipo de canal digital ela costuma consumir;
  • Quais são os objetivos que a empresa e a persona têm em comum;
  • Que problemas ela tem e o seu produto ou serviço pode resolver.

A principal razão para criar esse perfil é o direcionamento das suas campanhas. Você e a equipe de marketing percebem com facilidade que tipo de público querem atingir e como fazer isso, tanto para diminuir custos como para humanizar e personalizar o conteúdo que será disponibilizado.

Estratégia #2: tenha uma landing page

Os conteúdos que serão produzidos para a sua estratégia de inbound marketing serão extremamente valiosos. Eles não podem passar despercebidos, não é mesmo?
A melhor forma para compilar e disponibilizar esse material para o seu público alvo é através de uma landing page. Ter o próprio domínio custa pouco, mas em contrapartida oferece mais credibilidade para a sua marca, o que é básico quando se quer conquistar leads.
Além de todas as informações sobre a sua empresa, missão, produtos, serviços e canais de atendimento ao cliente, tenha uma sessão destinada especificamente para o seu conteúdo do inbound marketing. A melhor forma de fazer isso é através de um blog corporativo.
As suas postagem em outros canais, como as redes sociais a título de exemplo, devem redirecionar o potencial cliente para a sua landing page. As chances de conversão, quando isso acontece, são maiores.

Estratégia #3: marque presença nas redes sociais

As redes sociais mais frequentadas pela sua buyer persona provavelmente serão as mais populares, tais como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube. Estar presente nesses canais e interagir com as pessoas é imprescindível.
Nos últimos anos, as grandes empresas têm conquistado uma legião de fãs e seguidores na internet. Isso é excelente para humanizar a marca.
E engana-se quem pensa que a prática se restringe somente às poderosas multinacionais. As fanpages das pequenas e médias empresas são as que mais podem se beneficiar dessa tendência.
Quando bem utilizadas, as postagens das redes sociais geram um alto tráfego para a landing page e blog. Além, é claro, de conquistar leads de qualidade.

Estratégia #4: use técnicas de SEO

Tanto nos artigos do seu blog como nas postagens das redes sociais, aplique sempre as técnicas de SEO. Essa sigla vem do inglês e significa basicamente uma otimização dos seus resultados nos mecanismos de pesquisa como o Google.
O SEO é uma verdadeira arte com as palavras-chave. Ele é capaz de deixar o seu conteúdo de inbound marketing entre os primeiros colocados nas pesquisas que seu público alvo faz.
Isso permite conquistar leads e gerar tráfego orgânico. Você passa a ser procurado pelos seus clientes sem ter que abordá-los de maneira inconveniente.

Estratégia #5: envie e-mail marketing

O disparo de e-mails bem produzidos faz com que o relacionamento com os seus seguidores seja sólido e constante. Quem assina a sua newsletter, está fornecendo o endereço de e-mail porque está, de fato, interessado em receber o seu material.
É justamente por isso que o e-mail marketing pode ser classificado como uma estratégia de inbound marketing. A iniciativa parte do consumidor.
Essa é uma alternativa barata e eficiente para conquistar leads, ótima para enviar promoções e impulsionar as vendas em momentos críticos. Porém, o capricho e personalização no tratamento são importantíssimas para que você não seja interpretado como um mero spam.

Estratégia #6: capture a atenção de potenciais clientes com PPC

Os links patrocinados, em um primeiro momento, podem parecer tudo menos uma técnica de inbound marketing. Mas dependendo de como você aplica essa estratégia, ela pode gerar tráfego orgânico e conquistar leads também, podendo ser classificada como tal.
Um dos exemplos que melhor esclarecem essa afirmação é a veiculação de anúncios no Google Ads. Essa é uma forma de capturar a atenção das pessoas com a vantagem do PPC (pay per click).
O seu público alvo faz uma pesquisa no Google e encontra logo na primeira página os seus produtos e serviços como uma solução. Você não está, com isso, se intrometendo e abordando o cliente indevidamente.
Se ele clicar no seu link é porque realmente vê em você uma possibilidade de resposta às demandas daquele momento. Muito diferente de banners e pop ups que pulam de um jeito inconveniente na tela do computador, não é verdade?
Essa estratégia vai de encontro com o que foi dito no tópico #4.
O uso das palavras chaves será crucial para que o seu anúncio apareça para os indivíduos certos.

Pronto! Chegamos ao final do post e, com as estratégias de hoje, você tem tudo para conquistar leads e aproveitar o que o inbound marketing tem de melhor para oferecer.

Se ficou alguma dúvida, deixe o seu comentário. Tchau, tchau!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.