5 dicas de atendimento de academia que irão aumentar até 3x seus resultados

Investir no aperfeiçoamento do atendimento de academia é capaz de fazer com que você aumente até 3 vezes mais os resultados de vendas e de fidelização de clientes. Mas isso só é possível quando são adotadas as medidas corretas para isso.

Por que isso acontece? É simples, um atendimento ineficiente faz com que os clientes não se sintam à vontade com os serviços que são prestados e queiram sair da empresa na primeira oportunidade.
Para evitar esse tipo de situação, ao longo deste post serão elencadas dicas valiosas para você melhorar o seu atendimento e conseguir fazer com que a sua academia seja um verdadeiro sucesso. Confira:

Atenção no atendimento de academia

Um bom atendimento de academia é aquele em que o vendedor mantém-se atento, para ouvir todas as informações transmitidas pelos clientes. Através dessa prática simples, é possível compreender de maneira precisa, quais são as principais necessidades e desejos dos clientes
Nesse processo, também é necessário que o atendente faça perguntas precisas e ouça com atenção as respostas oferecidas pelo cliente. É importante, não interromper a fala do cliente e sempre confirmar todas as informações que foram transmitidas ao longo da conversa.
Os benefícios obtidos são surpreendentes, pois são indicados os serviços ideais, de acordo com os desejos deles. Isso garante uma maior probabilidade de fechamento de vendas e poupa vários minutos de argumentação, uma vez que o vendedor é objetivo e preciso durante o atendimento.
Além disso, quando os clientes percebem que suas necessidades estão sendo ouvidas e compreendidas pelos atendentes, sentem-se mais confortáveis e abertos durante toda a conversa. Isso gera uma experiência de atendimento bastante positiva, capaz de fidelizá-los de maneira eficaz.

Cordialidade durante o atendimento

Algo simples como manter a cordialidade durante o atendimento é uma excelente maneira de conseguir alavancar os resultados da sua academia. Além de aumentar os lucros obtidos por meio das vendas de produtos e serviços.
Isso acontece devido ao fato de que os clientes irão sentir que estão tratando com profissionais eficientes e que saberão atendê-los como precisam. Mas para que isso aconteça é importante estar atento a alguns detalhes durante o atendimento. São eles:

Falar o seu nome de maneira clara
Perguntar o nome do cliente com educação e simpatia
Ser cordial durante todo o atendimento
Esclarecer dúvidas de forma objetiva

Outro ponto que merece destaque durante o atendimento é não parecer um robô ou falar frases pré-definidas para os clientes. Isso faz com que o cliente não se sinta especial ou bem recebido, mas sim como qualquer outra pessoa que entra no espaço da recepção.
Um bom atendimento precisa fazer com que o cliente se sinta acolhido e bem recebido, de uma forma personalizada e única.

Clareza na transmissão de informações

A clareza durante os atendimentos é um tema de extrema importância para garantir o alto padrão da marca. Para isso, é necessário que os profissionais da recepção estejam preparados para pedirem esclarecimentos caso não compreendam as informações.
Veja bem, apesar de estar sempre atento ao que o cliente diz ser o ideal, é normal que ocorram situações em que o repasse de informações não será claro ou que a outra pessoa não tenha sido objetiva.
Nesses casos, é necessário que o profissional seja sincero e solicite que o cliente repita as informações. Isso evita que haja mal entendidos posteriormente e ainda garante um atendimento de qualidade.
Além disso, a recepcionista ainda precisa reconhecer quando não tiver segurança quanto ao repasse de alguma informação sobre um produto ou serviço e pedir a ajuda de outro componente da equipe. O importante é que o cliente receba a solução para a sua dúvida ou problema o mais rápido possível.

Manter a calma ao atender os clientes

Como a sua equipe de vendas lida com situações estressantes ou quando um cliente se altera por causa de um problema administrativo? A resposta para essa pergunta pode definir o grau de qualidade do atendimento de academia, assim como os resultados que ela pode alcançar.
Todos sabem que situações de estresse acontecem com certa frequência em qualquer ambiente, e nas academias isso não é diferente. O que irá fazer com que a sua empresa se destaque entre as demais é a forma com que a sua equipe de atendimento lida nesses casos.
A dica aqui é que toda a equipe de recepção saiba manter a calma quando se depararem com um cliente insatisfeito, devido a um problema gerado pela própria academia, por exemplo.
Manter a educação, a cordialidade e principalmente a calma nesses momentos é a melhor maneira de resolver os problemas do cliente e manter o alto nível do atendimento da empresa.

Foque na agilidade do atendimento

É um fato! Os clientes desejam obter informações de maneira rápida e precisa, e o seu atendimento de academia deve suprir essa expectativa. Nesse sentido, é importante manter uma equipe capaz de prestar um atendimento ágil, a todos os clientes do seu negócio.
Também é crucial investir em softwares de gestão e recursos online para o envio e recebimento de mensagens. Ferramentas como essas, auxiliam a equipe a ter acesso ágil às principais informações da academia e a manter um contato mais próximo com os clientes.
Sem dúvida, isso vai gerar uma experiência de atendimento positiva que podem trazer resultados como: fidelização e aumento da satisfação com os clientes; otimização do tempo da equipe; geração de mais vendas dentre outros.

Ao longo do post você pode conferir 5 dicas infalíveis de atendimento de academia que irão conseguir aumentar em até 3 vezes os resultados do seu negócio. Como elas são bastante simples, o que acha de colocá-las em prática?
Acredite, em pouco tempo você vai perceber os resultados surgirem na sua academia. Para potencializar esse efeito, é crucial que você invista em constantes capacitações em vendas para toda a sua equipe. Isso vai ajudar a elevar o desempenho diário e a qualidade do atendimento ao cliente na sua academia.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.