Descomplicando a geração de leads

A geração de leads é essencial para sua empresa, isso porque os leads acabam por ser potenciais clientes de sua empresa.
Claro que falando assim parece muito simples, entretanto, compreender como os mesmos avançam na jornada de compra e como gerenciar essa evolução no funil acaba sendo um pouco mais complexo do que muitos imaginam.
Porém, a evolução do funil é essencial para o sucesso do marketing digital e para conseguir converter em vendas.
Desde o início na etapa de atração dos interessados até o momento mais crucial de efetuar a venda, então os leads acabam passando por diversas etapas.
Dentro desse caminho, não é apenas a decisão de compra que amadurece, na verdade a própria empresa acaba adotando uma série de processos de Inbound Marketing tudo para construir um relacionamento com os mesmos, ganhando sua confiança.
Para isso é essencial entender exatamente o conceito de lead e ainda as etapas pelas quais eles passam.
Somente assim, será possível então traçar estratégias capazes de se comunicar ainda melhor com os leads, tudo com abordagens certas e nos momentos oportunos.
Foi pensando nisso que criamos esse artigo: para que você se aprofunde e entenda melhor como fazer o básico bem feito!

Geração de leads: mas, o que é um lead?

Certamente compreender a geração de leads é importante, no entanto, muitas pessoas não compreendem nem mesmo o que é um lead.
Sobre ele pode-se dizer que é um potencial consumidor capaz de representar uma determinada oportunidade de negócio, justamente porque já demonstrou interesse na sua empresa de alguma maneira.
Esse potencial lead talvez tenha baixado materiais de seu site, ou pediu um certo orçamento, experimentou o produto, enfim são várias as possibilidades.
Em troca disso, o mesmo acabou deixando seu contato com a própria empresa, sendo assim, a mesma pode se aproximar focando em estreitar seu relacionamento com o mesmo, ajudando-o a tomar a decisão de compra correta.
De forma simplificada, podemos dizer que um lead é um usuário que realmente está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.
Precisamos lembrar que o conceito de lead acabou ficando mais evidente através do crescimento do Inbound Marketing durante esses últimos anos.
Dentro desta perspectiva do marketing as próprias empresas não vão atrás de clientes, na verdade, são eles que vão até sua empresa.
Isso acontece através das estratégias de atração, entre elas o SEO e ainda do próprio marketing de conteúdo.
O problema é que boa parte das pessoas que estão conhecendo uma marca de fato não estão prontas para comprar ou mesmo possuem o perfil de cliente da empresa.
Dessa forma, as mesmas precisam passar por certos processos de amadurecimento da decisão de compra.
É justamente dentro do funil de vendas que acontece esse processo, ele é quem acompanha a jornada de compra e filtra quem representa uma oportunidade de venda.
Lembrando que ao longo do funil as equipes de vendas e marketing acabam ficando em contato direto com os leads, enviando assim conteúdos e tirando dúvidas dos mesmos até que estejam prontos para realizar a compra.
Somente a partir daí a venda tende a ser realmente efetiva!

Veja como gerar leads de sucesso

Para poder fazer uma geração de leads bem feita, é preciso então fazer o processo da forma correta, algumas dicas te ajudarão a fazer isso, confira:

Comece oferecendo informações

Veja que nesta etapa seu consumidor não quer apenas receber conteúdos sobre seu serviço/produto.
O mesmo deseja saber e compreender melhor seus anseios, qual é seu problema de consumo e como podem solucioná-lo.
Dessa forma, ofertar conteúdos de qualidade durante esta etapa é uma excelente forma de conseguir novos leads que realmente se interessam por seus materiais.
Lembre-se que produzir conteúdos apenas com foco na obtenção de novos clientes não é nada recomendado.
Dessa forma, procure dar conselhos, crie guias, dê assistência sobre o problema que o leitor está enfrentando, e não fale somente do produto e/ou serviço.
Certamente existirão oportunidades mais à frente do processo decisório em que você terá chances de apresentar seu produto.

Veja quem está fazendo perguntas

Para ter uma boa geração de leads, é importante que você entenda que as pessoas gostam de receber atenção, e claro tendem a apreciar aqueles que demonstram cuidado com seus anseios.
Sendo assim, a ideia aqui é estabelecer meios para encontrar pessoas que desejam efetivamente obter conhecimentos relacionados ao seu negócio por completo.
Neste sentido a internet é completamente mensurável, sendo que há diversas ferramentas e mesmo recursos para encontrar pessoas que estão fazendo perguntas sobre sua área de atuação.
Dessa forma, comece a criar alertas e monitorar as palavras chaves de seu segmento, menções do seu nicho, entre outros.

Otimize seus conteúdos

Uma coisa é certa no mundo da internet: muitas pessoas vão recorrer ao Google! Sendo assim, para direcionar o tráfego e gerar leads, será preciso então ter certa relevância nos buscadores, tudo investindo em ferramentas e conceitos de direcionamento de tráfego.
Invista na otimização de seus conteúdos, caso contrário as pessoas não te encontrarão e nem ao seu negócio nas pesquisas.

Procure apostar nos formatos visuais

A ideia aqui, é que uma “imagem vale mais do que mil palavras”, e no mundo de hoje da internet é real!
Veja que as imagens e vídeos estão entre os conteúdos mais acessados nas redes, possuem ainda altos índices de compartilhamento, engajamento e aceitação altíssimos.

Crie um blog para seu negócio

Normalmente, o blog acaba sendo uma das melhores e mais efetivas formas de gerar leads. Dessa forma, o mesmo deve mostrar a voz da sua marca de forma bem leve e com uma frequência que fará com que os leitores consigam acompanhar seu conteúdo.
Saiba que a linguagem dos posts não deve ser relacionada à oferta de produtos, entretanto, devem sim relacionar os textos aos possíveis problemas ou oportunidades que um potencial consumidor possa se situar ou mesmo identificar durante a leitura.

Essas são dicas que te ajudarão a ter uma geração de leads bem feita, permitindo assim que os resultados venham!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.