Marketing e Vendas: como trabalhar em conjunto

Certamente o marketing e vendas é uma parte muito importante dentro de uma empresa, sendo que aquela que consegue promover um engajamento justamente com a eficiência e integração de equipe então consegue aumentar a produtividade e seus resultados.
Independentemente do tamanho de sua empresa e/ou negócio ou mesmo da complexidade do seu segmento, saiba que obter um clima organizacional favorável entre seus colaboradores acaba sendo algo fundamental para o sucesso de um negócio.
Sem que ocorra uma colaboração contínua e sistêmica entre os setores, então diversas informações acabam se perdendo, prazos são atrasados e principalmente a produção por inteiro pode ser prejudicada.
Considerando que atualmente a concorrência dentro desse mercado é acirrada, claro que este tipo de problema não pode mais ocorrer.
Mesmo assim, é bem comum que várias organizações pequem completamente nesse quesito, sendo que conseguem ter problemas internos de ruídos e demais informações que ficam desencontradas.

Qual é a importância da integração entre equipe para que o setor de marketing e vendas tenha sucesso?

Promover a integração dentro do marketing e vendas é bem mais do que promover uma boa política de vizinhança na organização.
É importante compreender que desenvolver a harmonia entre os departamentos é essencial para criar sentimento e empatia pelos demais times.
Além disso, a liderança precisa ajudar na reflexão sobre o impacto do sucesso ou fracasso de suas metas no trabalho dos colegas em questão.
Dessa forma, esse alinhamento acaba sendo fundamental para que ocorra a aproximação dos profissionais que não se encontram com frequência ou mesmo que não necessitam se relacionar de forma direta na rotina da empresa.
Além do mais, o processo de integração de equipes acaba sendo responsável pela criação da sensação de pertencimento nos funcionários, ou seja, eles pensam que realmente possuem importância para a empresa.
Essa é uma crença que faz com que essas pessoas se sintam ainda mais valorizadas e motivadas para entregar resultados cada dia melhores.
Logo, podemos dizer que esta estratégia acaba interferindo de forma direta na produtividade dos próprios colaboradores.
Claro que há ainda o caso das equipes terceirizadas, entre elas a logística ou limpeza, que se encontram juntamente com os times internos.
Apesar de que os profissionais podem não ser contratados de forma direta, sabidamente os mesmos fazem parte do dia a dia da companhia.
Certamente você entendeu a importância de integrar operações, times e estratégias dentro de uma empresa que ajuda o setor de marketing e vendas, não é mesmo? Vamos conferir mais sobre como integrar essas pessoas!

Saiba como implementar o processo de integração entre os colaboradores

Para podem implementar o processo de integração entre seus colaboradores, você e sua empresa precisam focar em alguns aspectos, confira mais:

Tenha e mantenha uma comunicação objetiva e clara

Veja bem, assim como toda e qualquer área da vida, a chave que leva ao sucesso na integração das equipes e na resolução de conflitos dentro deste ambiente é justamente o diálogo.
Compreenda que uma comunicação mais objetiva e clara, acaba contribuindo totalmente para que não existam ruídos entre as pessoas da organização.
Lembre-se que esses ruídos podem ocasionar mal entendidos, e prejudicam completamente a produtividade.
Sendo assim, a troca de informações de maneira eficiente acaba possuindo um alto nível de importância principalmente durante o expediente.
Porém, essa comunicação precisa ser a mais pragmática possível, justamente porque reuniões constantes, possuindo durações indefinidas e sem que haja pautas objetivas certamente não apresentam resultados efetivos.
Logo, caso seja necessário procure implementar alguma outra ferramenta interna de comunicação, como um serviço intranet por exemplo.

Procure sempre a resolução de conflitos o mais rápido possível

Veja que um dos maiores erros que um gerente de projetos comete ao lidar com conflitos, é justamente o de adiar o problema esperando que ele se resolva sozinho.
Além desse fato não acontecer, entenda que transferir as questões para depois certamente não é boa ideia.
É importante que a liderança seja objetiva nesse momento, sempre resolvendo os obstáculos o quanto antes, isso evitará que esses problemas tomem proporções indevidas, impedindo que as mesmas gerem perturbações desnecessárias no ambiente de trabalho.

Dê voz aos colaboradores

Veja que sua equipe acaba sendo o principal alinhamento para que consigam ter boas ideias e contribuir com o sucesso total da integração.
Entenda então, que não deverá jamais deixar de ouvir o que os mesmos têm a dizer sobre o processo de integração.
Logo, sempre que for possível a ideia é que peça a opinião dos membros das equipes, sendo assim, os mesmos sentirão que efetivamente fazem a diferença dentro de uma organização.
Lembrando ainda, que parte integrante dos times, ainda possuem experiência nos processos internos podendo colaborar de forma significativa com os projetos propostos.

Procure sempre monitorar e mensurar seus resultados

Claramente não adianta delegar tarefas, propor estratégias se você não realizar o acompanhamento ou conferir o suporte necessário que os profissionais necessitam para desenvolvê-las.
Sendo assim, procure então criar uma rotina de maior interação com os colaboradores que estão responsáveis por cada tarefa.
Lembre-se ainda, que deve oferecer ajuda, monitorar processos, discutir ações, sempre acompanhando o desenvolvimento de todos os projetos de perto.
Compreenda que a presença do líder entre esses integrantes da equipe acaba promovendo assim um ambiente que é fundamental para o crescimento profissional de cada pessoa.
Esse é um momento importante, e pode servir para reunir os times estimulando a integração, e fazendo a avaliação das atividades desenvolvidas.
Procure então incentivar cada colaborador a analisar e contribuir com o trabalho dos outros, lembrando que quanto mais unido e próximo o grupo estiver, ao final será melhor o desempenho de todos.
Como podemos perceber neste texto, não somente no setor de marketing e vendas, mas em todos, as equipes que trabalham juntas podem simplesmente apresentar os melhores resultados, aumentando assim, a produtividade das empresas.
Logo, é essencial investir na promoção de grupos bem estruturados e num convívio saudável entre todos!

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Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.