Marketing: Como fazer posts que convertem

Para criar posts que convertem é necessário fazer uso de certas ferramentas e utilizar as estratégias certas. No marketing de vendas qualquer detalhe faz toda diferença e altera o objetivo final, que é gerar vendas.

Para te ajudar nesse processo, separamos aqui uma lista com alguns passos simples que vão gerar leads e conversões para o seu conteúdo. Veja cada um dos itens com atenção e tenha paciência, pois o mundo do marketing é uma arte. Boa leitura!

Como gerar posts que convertem?

É importante salientar que aqui selecionamos apenas 6 dicas. Porém, existem muitas outras estratégias que podem ser utilizadas para criar posts que convertem e que geram leads para a sua página.

O grande segredo de todo esse processo é o constante estudo e utilizar métodos que se encaixem com o seu negócio e objetivos. Para isso, você precisa ter clareza do que deseja alcançar.

Planejamento, organização e disciplina são as chaves de todo negócio. Sobre o planejamento falaremos melhor no próximo tópico, mas já adiantamos que dessa etapa dependerá o sucesso de todas as outras seguintes.

1: Planeje suas ações

O objetivo de todo post é atrair leads e gerar conversão. Mas para isso, você precisa planejar todo o processo e ter clareza de onde você está e aonde quer chegar. O primeiro ponto para gerar leads e conversões é definir o perfil de sua lead.

Você precisa conhecer bem quem é o seu público e como ele se comporta nas redes sociais. Quais são suas preferências? Suas dúvidas e dificuldades? O que faz no tempo livre? Qual conteúdo prefere? Todas essas e outras informações do tipo serão fundamentais para criar posts que convertem.

Além disso, você precisa definir o tipo de conversão que você deseja. Engana-se quem pensa que conversão objetiva somente a venda. Existem vários tipos de conversão, como induzir a curtir uma página no Facebook, ler um artigo, baixar um e-book, entre outros.

Com o tipo de conversão definido você fará um post voltado para esse fim. Assim, irá gerar mais leads.

2: Analise as palavras-chave

As palavras-chave são fundamentais para gerar visibilidade. Elas são as responsáveis por colocar o site no topo das posições dos resultados de pesquisa do Google, além de gerar um bom tráfego e fidelizar leads.

Mas essas palavras-chaves precisam ser bem utilizadas, principalmente quando o assunto é posts que convertem. Você precisa analisar quais as palavras-chave do momento, aquelas que o seu público está utilizando mais.

Não se esqueça de que essas palavras precisam estar relacionadas ao seu negócio. Existem várias ferramentas que auxiliam nessa busca, algumas até gratuitas, como Keyword Planner do Google, por exemplo.

Com as palavras-chave definidas você deve distribuí-las ao longo do seu conteúdo de forma que fique coerente e coesa. Em textos, uma boa dica é distribuir as palavras-chave a cada 200 palavras, mas sempre observando a naturalidade da escrita.

3: Otimize os conteúdos para os mecanismos de busca

Para gerar posts que convertem é essencial que você otimize os conteúdos para os mecanismos de busca do Google. Vale ressaltar, porém, que a decisão de colocar o seu post no topo dos resultados é do Google. Ele vai avaliar, principalmente, como está a distribuição das palavras-chave ao longo do texto.

É como se ele fizesse uma contagem dessas palavras e realizasse uma avaliação do seu conteúdo, se está fácil ou não de entender, por exemplo. Por isso, utilize as palavras-chave de modo estratégico, como nos títulos e subtítulos, na introdução, na imagem e no decorrer do texto, por exemplo.

Desta forma, o seu conteúdo terá grandes chances de ser otimizado para os mecanismos de busca do Google.

4: Otimize os conteúdos para os usuários

Além de otimizar o seu conteúdo para o Google, você deve otimizá-lo também para os usuários, utilizando o Funil de Vendas. Esse método indica em qual momento da compra o seu cliente está.

Geralmente, encontra-se três etapas no Funil de Vendas: topo, meio e fundo. Vejamos do que se trata cada uma delas:

Topo: Nesta etapa o cliente está cheio de dúvidas e dificuldades. Então, você deve criar conteúdos que solucionem os seus problemas e tirem suas dúvidas. Crie conteúdos onde você demonstra que é uma autoridade no assunto. O foco é levar informação;
Meio: No meio do funil, você vai oferecer as soluções de forma mais intensiva e detalhada. As necessidades do seu cliente estão claras e você tem a solução para tudo;
Fundo: Aqui, o cliente já conhece o seu negócio, sabe do que se trata e está pronto para a compra. Continue disponível para tirar todas as dúvidas do cliente e mais qualquer outra questão relevante.

Seguindo esse funil você vai conseguir criar posts que convertem.

5: Faça a medição de resultados

Você pode criar um excelente post e ter a certeza de que ele vai converter e gerar muitos leads, mas se você ignorar a análise dos resultados, poderá ignorar também possíveis erros e nunca atingir o seu objetivo.

Depois que você seguir todos os passos acima citados, veja como o seu público está reagindo, veja como está o tráfego, o engajamento, conversões. Tudo isso é importante para alterar as estratégias.

Atualmente, existem algumas ferramentas que podem ajudar a monitorar esses resultados, como: Google Analytics, Crazy Egg, Get My Smart Look e SEMrush.

6: Estabeleça uma conexão forte com o seu time de vendas

Para gerar posts que convertem é necessário trabalhar o time de vendas. Todos precisam estar completamente conectados com o objetivo do negócio. Todos precisam falar a mesma língua e trabalhar em prol do objetivo e metas da empresa.

A comunicação entre a equipe precisa ser clara e objetiva. Por isso, invista em treinamentos de qualidade e se certifique de que todos estão conectados. Assim, além de gerar leads e conversões, seus clientes ficarão satisfeitos com um bom atendimento.

Para finalizar o artigo de hoje, deixamos uma dica valiosa: estude marketing de vendas e se aprofunde na sua área. Seja uma autoridade no seu ramo e você verá o sucesso. Até a próxima

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.