Vendas de serviços pela internet: o passo a passo de como começar

Com a chegada da Pandemia do Covid-19, as vendas de serviços pela internet cresceram de forma assustadora. Muitos negócios físicos se reinventaram, se transportando para o mundo online a fim de não perderem clientes e, com isso, conseguiram observar o sucesso batendo à porta.

Hoje em dia é fácil perceber que o negócio online veio para ficar estimulando os empreendedores a sair de suas zonas de conforto. Comprar pela internet gerou mais comodidade para as pessoas e maior lucratividade para quem soube usar a ferramenta virtual.

Se você deseja ingressar no mundo online também, mas não sabe por onde começar, certamente esse texto é para você. Aqui selecionamos um passo a passo com 8 ações fundamentais para ter sucesso nessa área. Não há mistérios no negócio online e você pode começar hoje mesmo. Boa leitura!

1:Escolha de uma plataforma de vendas

O primeiro passo para começar as vendas de serviços pela internet é escolher uma plataforma de vendas. Isto é, por onde você quer vender os seus produtos? Em loja online? Redes sociais? Para cada uma dessas plataformas há uma forma de trabalhar e estratégias de divulgação.

Com uma loja online você vai precisar de um site, mas fique tranquilo, pois caso você não entenda de programação, atualmente existem muitas plataformas de criação de sites e lojas. Basta seguir as recomendações.

As redes sociais são um ótimo meio de vender os seus serviços. Isso porque, milhares de brasileiros fazem uso dessa tecnologia. Inclusive, se você quiser, pode integrar sua loja online com as redes sociais e, assim, ter um alcance maior de clientes.

2:Definição da sua marca

O mercado de vendas online é altamente competitivo. Se você quiser que suas vendas de serviços pela internet tenham sucesso, terá que se destacar. Para isso, é necessário definir sua marca, uma identidade que te diferencia da concorrência.

No processo de criação de marca você terá que aliar três pontos: sua identidade, seu serviço e o perfil dos seus consumidores. Esses pontos precisam estar em perfeita harmonia, assim, você consegue criar uma identidade visual, logotipo, imagens e cores que combinem com o ramo.

3:Identificação do público-alvo do seu negócio

O ponto chave para qualquer negócio dar certo é definir o público-alvo. Quando se trata de internet você deve fazer as seguintes perguntas:

  • Qual o meu público-alvo?
  • Como o meu público se comporta na internet?
  • Qual a melhor rede social de engajamento para esse público?

Com a resposta dessas 3 perguntas simples será possível encontrar estratégias para captar os seus consumidores. Além disso, você tem a possibilidade de criar conteúdos específicos para o seu público-alvo.

Não se esqueça que uma venda se dá com relacionamento. No mundo virtual, você precisa conhecer bem quem são as pessoas que se interessam pelo seu serviço.

4:Construção de reputação positiva

Quais são as chances de um consumidor adquirir um produto em uma loja que apresenta uma reputação ruim? Provavelmente, bem poucas, não é mesmo? Pois bem, para alcançar o sucesso é necessário construir uma reputação positiva de suas vendas de serviços pela internet.

Em uma loja física, os empreendedores investem nas vitrines. No mundo virtual você terá que investir em si mesmo, pois a sua imagem será a vitrine do seu negócio. Diante disso, cuide do seu comportamento nas redes sociais. Cuidado com os comentários, curtidas e afins.

Além disso, como no mundo virtual não sabemos quem está por trás da tela, os clientes desejam saber quem é o dono daquele serviço. Sendo assim, compartilhe um pouco de sua história, sua rotina, visões, mas tudo relacionado ao seu negócio. Isso gera credibilidade ao seu serviço.

5:Criação de conteúdos sobre o seu negócio

Conhecimento é poder e oferecer informações sobre o seu serviço é uma das atitudes mais lindas de demonstrar consideração pelo seu cliente. Além disso, não é possível ter um estoque ou uma variedade de produtos em sua página assim como encontramos em lojas físicas.

Neste sentido, preencha suas redes sociais ou site com conteúdos de qualidade. Uma rede social, como o Instagram, por exemplo, é uma ótima ferramenta para mostrar a rotina de vendas e processo de produção nos Stories. Já no Feed você pode publicar informações sobre o serviço.

Aproveite esta fase, pois em julho de 2021 o Chefe do Instagram anunciou que a rede social não é mais um aplicativo de fotos, mas sim uma rede voltada para a criação de conteúdos. Essa nova versão do Instagram favoreceu quem tem negócios online com visão de crescimento ainda maior.

6:Se manter numa posição ativa nas redes sociais

Muitos empreendedores cometem o grave erro de fazer uma publicação nas redes e depois de um tempo sumir. Se você deseja ter engajamento nas suas vendas de serviços pela internet terá que manter um compromisso com os seus seguidores. Estabelecer uma rotina de postagem é fundamental.

Talvez você não esteja com tempo de se manter ativo todos os dias e nem mesmo com ideias de conteúdo. Mas a ideia não é postar todos os dias e a cada minuto, mas sim, manter uma frequência e ser visto, estar presente.

Caso você não tenha jeito com as redes sociais, comece aos poucos. Faça pelo menos duas publicações a cada semana e pelo menos alguns Stories ao longo do dia. Tente não ficar mais de uma semana sem “dar as caras”, isso afasta a clientela e diminui a sua credibilidade.

Além disso, responda aos comentários que fizerem nas suas publicações. Um bom internauta se sente feliz quando o dono do post curte o seu comentário e até mesmo comenta a sua resposta. Faça enquetes, perguntas e ações semelhantes para gerar engajamento.

7: Divulgação dos serviços online pautados em estratégias de marketing

Há alguns anos, o mundo do marketing de vendas cresceu exponencialmente. Atualmente, é possível encontrar diversas técnicas que garantem uma boa visibilidade para o negócio online.

Dentre as técnicas mais utilizadas para a divulgação de serviços online estão:

  • Técnicas SEO;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Anúncios no Google;
  • Remarketing;
  • Entre outros.

8: Construção de uma boa relação com o consumidor

Entenda que a venda é uma consequência de todo o atendimento prestado ao seu cliente. Desde o primeiro cumprimento até a decisão final de compra. Negociar é uma arte onde a venda se dá em um processo. No meio disso tudo, você deve construir um bom relacionamento com o consumidor.

Além de todas as atitudes indispensáveis para uma boa relação com os clientes, como cordialidade, simpatia, educação, empatia e compreensão, por exemplo, invista em ferramentas que facilitem a comunicação, como WhatsApp, direct do Instagram, chat online e Messenger.

As vendas de serviços pela internet exigem que você se importe com sua clientela. Juntando esse passo com os outros 7 que listamos aqui, você terá sucesso em qualquer ramo de negócio.

Esperamos que o texto tenha sido esclarecedor para você. Até mais e boa sorte nas vendas!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.