Como organizar a rotina do seu time comercial

Entender ou até mesmo colocar em prática processos de como organizar a rotina do seu time comercial pode não ser uma tarefa tão simples. Contudo, é um sistema indispensável. Principalmente quando se pretende alcançar resultados ainda mais satisfatórios.
Em primeiro lugar, quando um gestor sabe da importância de como organizar a rotina do seu time comercial, é porque reconhece que essa é também a garantia de firmar um dos pilares mais essenciais da organização.
Sendo assim, construir embasamentos para manter essa estrutura ainda mais consistente e fortalecida é uma tarefa que, sem dúvida alguma, não pode ser deixada de lado.
Essas ações, por sua vez, vão também direcionar a respeito dos impactos positivos que farão parte da empresa. Por isso, é fundamental estabelecer estratégias de como organizar a rotina do seu time comercial.
Dentro dessas questões, garantir planejamento, certamente, tornarão as vendas além de bem-sucedidas, essencialmente estruturadas.
Por isso, esse artigo tem como objetivo propor algumas informações sobre como organizar a rotina do seu time comercial da melhor forma e também estabelecer novos mecanismos e recursos que vão ajudar nesses procedimentos.

Entendendo sobre a atuação do setor comercial

Antes de mais nada, é indispensável entender sobre o funcionamento da área
comercial. Essa, contudo, tem como prioridade representar a marca, assim como direcionar mecanismos que vão permitir uma melhor decisão de compra.
Em outras palavras, além de se pensar sistematicamente sobre as estratégias de impulsionamento de vendas, o setor comercial também se atém a outros pontos importantes.

Ou seja, saber como organizar a rotina do seu time comercial também é estar atento ao planejamento, assim como de resultados satisfatórios para os clientes.
Com isso, os profissionais que fazem parte do setor comercial são responsáveis por atuar com técnicas que além de atrair o consumidor, também vão colocar em prática métodos necessários de ampliação dos negócios.

Além disso, confira agora, de forma mais específica, quais são essas funções da equipe da área comercial.

– Garantir que os produtos, assim como os serviços, estejam sempre em ampla competitividade no mercado;
– Exercer um olhar atento em relação a produtividade na área de vendas;
– Permitir que os produtos e serviços cheguem até o cliente com o máximo de
qualidade;
– Desenvolver planos de ação para ampliar e fortalecer as vendas;
– Garantir gerenciamento específico onde seja alcançado a diminuição de custo e consequentemente o aumento significativo de lucros;
– Promover estratégias de qualificação da equipe. Ou seja, treinamentos voltados para a construção de vendas, onde não só as lideranças estejam envolvidas, como toda a equipe operacional;
– Garantir o controle das métricas juntamente com os demais setores de vendas e também de marketing;
– Ser focado nos objetivos de vendas em todos os níveis de curto, médio, assim como de longo prazo;

Dicas de como organizar a rotina do seu time comercial

Confira agora alguns passos essenciais de como organizar a rotina do seu time comercial e como essas estratégias podem render bons frutos não só no
posicionamento da marca, como também no aumento estruturado das vendas.

1. Organize a equipe de forma segmentada

Para começar, essa é uma regra essencialmente importante. Ou seja, assim como os clientes se apresentam de forma segmentada, as equipes também precisam estar nesse mesmo critério.
É importante que os profissionais sejam preparados, assim como bem direcionados para atender aos mais diversos perfis de clientes. E, além disso, consiga, sobretudo, firmar ainda mais impacto nessa estratégia.
Com uma equipe segmentada, a empresa ficará mais respaldada quando se trata de direcionamentos de vendas, bem como tomadas de decisões de compra, prazos, valores e outras necessidades mais específicas do público consumidor.

2. Direcione a organização dos procedimentos comerciais

Depois de alinhar a equipe de profissionais de forma segmentada é hora de se atentar aos mecanismos de vendas da organização. Nessa etapa, é indispensável desenvolver condições que levarão aos passos decisórios do cliente no momento de compra.
Sendo assim, desenvolver metas, assim como se atentar a demanda e necessidades específicas de cada setor atendido, são algumas das diretrizes que devem ser colocadas em prática.
Não só isso, é importante também planejar a rotina de trabalho das equipes, e
possibilitar resultados com base nas métricas determinadas e que devem ser
cumpridas.

3. Garanta que as tarefas estejam planejadas com antecedência

É essencial que o dia a dia da equipe esteja planejado com o máximo de
antecedência. Ou seja, o gestor precisa elaborar condições onde todos os detalhes sejam vistos de forma antecipada. Isso inclui até as rotinas de pausas para o almoço, assim como para o café e também para as pequenas reuniões. Dentro dessa organização, é necessário também direcionar um tempo extra contando com possíveis imprevistos, caso ocorram.

4. Estruture metas e objetivos de forma clara

Antes de mais nada, tudo que uma equipe precisa entender são sobre os seus
objetivos e metas de forma geral da empresa. Contudo, todas essas informações devem se apresentar da forma mais clara possível.
Com isso, para saber como organizar a rotina do seu time comercial é importante contar com a matriz 5W2H. Essa por sua vez é representada da seguinte forma:

  • Justificativa: Why – Por que será realizado;
  • Local: Where – Onde será realizado;
  • Tempo: When – Quando será realizado;
  • Responsabilidade: Who – Por quem será realizado;
  • Método: How – Como será realizado;
  • Custo: How Much – Quanto custará realizar

5. Conte com o auxílio de um programa de gestão

Contar com ferramentas que vão auxiliar nessas etapas é, sem dúvida, um mecanismo muito bem-vindo. Inclusive, existem muitas plataformas que podem se tornar ótimas referências nos procedimentos de organização dos profissionais, assim como das vendas.
Por meio desses softwares será possível contar com dispositivos que vão ajudar a manter o controle no desenvolvimento dos trabalhos. Além disso, o programa facilitará as etapas das atividades, assim como todos os quantitativos necessários de informações.

Essas ferramentas também permitem que toda a equipe possa ter acesso, o que acaba facilitando ainda mais o andamento dos serviços. Sem contar que, utilizar os recursos tecnológicos para otimizar os trabalhos é, sem dúvida, uma estratégia muito bem vista.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.