Check-list do atendimento de alto padrão

Manter um alto padrão no atendimento ao cliente sempre será o diferencial da sua empresa, independente do ramo de atuação. Essa questão é uma das principais que levam à fidelização do cliente ou à escolha na hora da contratação de serviços. Além disso, melhorar o atendimento faz com que seus clientes sintam segurança e confiança no seu trabalho, podendo sempre aumentar o número de indicações a outras pessoas e a valorizar sua empresa.

Manter um alto padrão de atendimento faz com que todas as nossas expectativas sobre aquela marca sejam supridas. Por outro lado, quando o atendimento é ruim, a tendência é não indicar a empresa para as outras pessoas.

Pensando em ajudar profissionais a melhorar o atendimento, trouxemos o check-list do atendimento de alto padrão, com o intuito de fidelizar seus clientes e melhorar a captação deles também.

Confira a seguir algumas dicas super preciosas que irão te ajudar a melhorar seu atendimento. Veja:

MELHORANDO SEU ATENDIMENTO AO CLIENTE

Existem muitas questões que envolvem um bom atendimento ao cliente, pensando nisso, siga esse check-list do atendimento de alto padrão e coloque-o em prática dentro da sua empresa para obter grandes resultados. Confira:

Se preocupe com a primeira impressão Atender um cliente bem é uma prática que pode não receber muita atenção, mas é muito importante lembrar que a primeira impressão conta muito. E quando falamos sobre primeira impressão não é só no quesito atendimento. Se preocupar com a organização do local, com a limpeza assim como com a boa aparência da equipe é tão importante quanto. Essa impressão faz com que o cliente decida se vai contratar seus serviços ou não.

Atender com empatia, com cuidado e se preocupando realmente em resolver o problema do seu cliente é a primeira recomendação do check-list do atendimento de alto padrão. Esse primeiro contato deve ser o grande diferencial a todos os outros que você terá com o cliente nos próximos encontros.

Dê atenção aos seus clientes

Nunca trate o seu cliente como um problema para a sua empresa. Pelo contrário, é pelo seu cliente que a sua marca existe. Por isso, ele deve receber a atenção que precisa para resolver o problema.

Trate o seu cliente da melhor maneira possível. Caso a sua empresa não consiga resolver o problema dele, ou ele não seja o público-alvo da sua empresa, ajude-o a encontrar outro lugar para isso.

Não seja, de forma alguma, preconceituoso pela maneira em que ele está se vestindo ou por sua aparência física. Trate todos os seus clientes de maneira igualitária.

Ouça mais os seus clientes e fale menos

É compreensível que queiramos apresentar todos os serviços da empresa bem como mostrar as qualidades que ela possui, mas é muito importante deixar o cliente expressar o que deseja e o porquê de ter procurado a empresa.

Saber ouvir o seu cliente pode trazer muitas vantagens para você como empresa. Faça as perguntas que deseja e deixe que ele transmita o que deseja. Dessa forma, você vai conseguir oferecer o que ele precisa para resolver o problema.

Responda as dúvidas e mensagens dos seus clientes

Investir em uma boa equipe de marketing e não responder as mensagens dos seus clientes ou não atender ao telefone é totalmente inválido. Existem muitas empresas que não se preocupam em responder e-mails, redes sociais e atender ao telefone quando ele toca. Responder os seus clientes é um dos pontos cruciais do check-list do atendimento de alto padrão.
Se julgar necessário, separe uma pessoa para ficar responsável por esse setor. Outra dica

importante é responder da maneira mais rápida possível e ser bem direto nas respostas.

Lembre-se que você conhece a empresa, mas seu cliente não, então responda da melhor maneira possível.

Tente oferecer as soluções para os problemas, e não apenas produtos

Hoje em dia, as pessoas procuram soluções para os seus problemas, e não produtos e serviços. Independente da necessidade dos seus clientes, o que eles mais precisam é que você consiga resolver os problemas apresentados.

Nunca tente enganar de alguma forma o seu cliente, dizendo que sua empresa vai conseguir resolver quando na verdade o seu ramo de atuação é outro. Pense nas consequências que essa atitude pode trazer no futuro.

Trabalhe sempre com honestidade e traga as informações mais claras possíveis, sendo sempre franco com seu cliente. Essa é uma das dicas mais importantes do check-list do atendimento de alto padrão.

Mantenha uma relação de parceria com seu cliente

Sempre tenha em mente que o bem estar do seu cliente é importante. Trate ele como um parceiro, oferecendo as soluções que ele precisa para os problemas.

Mesmo que o seu cliente queira algo que a sua empresa não pode oferecer, seja justo e haja com clareza, explicando os riscos dessa decisão, sendo sempre honesto com ele.

Ser transparente é um ponto muito importante dentro do seu atendimento. Mostre que você se importa com ele e que não está ali para levar vantagem sobre ele.

Valorize a equipe responsável pelo atendimento da sua empresa
Uma equipe de atendimento capacitada faz toda a diferença na sua empresa. A falta de capacitação nesse setor pode levar sua empresa à ruína.

Na atual era digital, podemos ter acesso a inúmeros conteúdos que podem agregar valor à equipe de atendimento ao cliente da sua empresa. Quanto mais capacitada sua equipe for, maior será o padrão de atendimento.

Os clientes vão sentir quando serão atendidos por especialistas no assunto. Faça com que sua equipe saiba exatamente do que está tratando.
Valorize sua empresa capacitando e valorizando ela. Separe o setor por responsabilidades segundo as necessidades dos seus clientes.

Só se comprometa com que que consegue cumprir

Um dos pontos mais altos do check-list do atendimento de alto padrão é esse: ser honesto. Muitas empresas só se preocupam em fechar negócios e não agem com transparência na hora da contratação de serviços.

Não prometa ao seu cliente aquilo que não consegue cumprir. Isso pode ser ruim para o seu negócio. Saiba quais são os seus limites quando se trata de produtos e serviços. Esses limites estão relacionados a prazos, entregas, produtos e soluções de problemas.

Caso haja alguma dificuldade no caminho, fale isso para o seu cliente de forma clara. Enfim, oferecer um bom atendimento ao seu cliente é o diferencial da sua marca. Coloque em prática esse check-list do atendimento de alto padrão para obter bons

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.