Como criar uma campanha de marketing campeã?

Todos os dias, somos impactados por dezenas de propagandas. Mas normalmente ignoramos a maioria delas. Diante disso, qual o segredo para criar uma campanha de marketing campeã?

O investimento em publicidade sem o devido retorno é um dos maiores desafios para qualquer anunciante ou profissional do marketing. Tanto que, cada vez mais, surgem novas metodologias para engajar a audiência e torná-la mais ativa nas campanhas.

Para tanto, é preciso conhecer a fundo o seu público alvo, seja ele online ou off-line. Além disso, o conteúdo da sua mensagem precisa ser muito bem elaborado, para que ele atraia as pessoas e gere resultados.

Se você quer chamar a atenção dos seus potenciais clientes e criar uma campanha de marketing campeã, veio ao lugar certo. Continue de olho nas dicas de hoje!

1. Faça pesquisas sobre o seu mercado e público alvo

Ao invés de gastar seus recursos e principalmente tempo programando campanhas de marketing aleatórias, tenha em mente que é preciso planejar suas ações com cautela. Antes de qualquer coisa, procure conhecer as particularidades e do seu público alvo.

Esse é o primeiro passo para que a sua divulgação seja relevante e alavanque as vendas. Caso contrário, seus esforços podem ser em vão.
Monitore as estratégias da concorrência e, ainda mais, os hábitos de consumo do cliente que você quer atingir. Isso é crucial para que suas campanhas sejam mais efetivas.

2. Tenha objetivos claros e realistas

Um projeto para criar uma campanha de marketing campeã precisa ter, inevitavelmente, objetivos claros e realistas. Sem um bom planejamento, o sucesso da divulgação fica comprometido e os sucessos ou insucessos ocorrem ao acaso.

Trace metas e busque pelas melhores estratégias para alcança-las. Assim, a previsibilidade com relação aos custos e aos resultados obtidos será muito melhor.

3. Personalize a sua abordagem

Uma tendência que veio para ficar é a humanização das marcas. É fundamental quebrar o gelo e usar uma abordagem mais próxima e personalizada para atrair o consumidor.

Hoje em dia contamos com ferramentas e técnicas elaboradas para que a receptividade do público seja melhor. Com, isso as suas campanhas têm muito mais chances de serem bem sucedidas.

No marketing digital, por exemplo, podemos customizar a chamada mesmo quando ela acontece de maneira automatizada. O e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas nesse sentido.

4. Invista no seu ganho de autoridade

Foi-se o tempo em que campanhas de marketing consistiam somente em anúncios isolados. Para que a sua divulgação receba a atenção que precisa e merece, você precisa trabalhar a autoridade da sua marca constantemente.

Ao invés de focar somente em propagandas propriamente ditas, procure investir em conteúdos interessantes, educativos e que demonstrem como os seus produtos e serviços são capazes de solucionar problemas do dia a dia com eficiência.

Ser considerada uma empresa de referência no seu ramo é extremamente benéfico para os seus resultados, em especial a longo prazo.

5. Desperte curiosidade

Os segundos iniciais de qualquer inserção publicitária são os mais importantes. É nesse momento que você cativa o público para que ele veja a sua mensagem de maneira integral.

Por isso, vale a pena usar e abusar de gatilhos mentais e outros métodos que despertem a curiosidade da sua audiência. Seja para incentivar a abrir um e-mail, a ver um vídeo até o final, a ler um post em um blog ou em qualquer outro tipo de campanha, lembre-se sempre disso.

6. Chame para a ação

A forma que você utiliza para chamar os clientes para a ação, algo conhecido pelos especialistas no assunto como Call To Action, é outra habilidade a ser desenvolvida se você quiser saber como fazer uma campanha de marketing campeã.

Procure usar verbos que incentivem o público a se tornar protagonista e fazer uma escolha. Alguns exemplos são:

– Conheça agora!
– Assista à demonstração!
– Baixe o conteúdo hoje mesmo!
– Inscreva-se!
– Peça o seu!

7. Diminua o custo para a aquisição de novos clientes

Para que as suas campanhas sejam mais frequentes e menos pontuais, é preciso racionalizar o uso do dinheiro e diminuir o custo de aquisição por cliente. A boa notícia é que é possível realizar isso sem tanto mistério.

Contudo, você precisa conhecer as particularidades de cada ferramenta de divulgação ou firmar parcerias com quem entenda do assunto. Assim, sua visibilidade mantém uma constância que é ótima para continuar atraindo novos clientes e fidelizar os antigos.

O ambiente digital é o mais propício para isso. Por isso, tente se familiarizar com plataformas como o Facebook Ads, o Instagram Ads, o Google Ads e outras. Elas são verdadeiras aliadas na sua publicidade e têm preços muito atrativos.

Além disso, otimize o seu posicionamento nos resultados de buscas realizadas pelo público alvo na web. Com o trabalho de SEO você estará sempre no topo dos resultados e poderá usufruir de um alcance orgânico que é excelente para os negócios.

8. Avalie os seus resultados

E por falar em resultados, são eles que determinam o sucesso do seu investimento. Sendo assim, não abra mão de ferramentas e métricas que ajudem a mensurar o alcance das suas campanhas. Há alternativas acessíveis e práticas para atender esse objetivo.

É justamente a partir dos números obtidos que você poderá perceber o que está dando certo ou não. Com isso, terá embasamento para aprimorar a abordagem e elaborar melhor as futuras escolhas.

9. Mantenha o bom relacionamento com os clientes

As campanhas não devem se restringir a conquistar somente novos clientes, ignorando aqueles que já fecharam negócio com a sua empresa. Os investimentos na área de relacionamento com a clientela também são imprescindíveis para fidelizá-los.

Diversos estudos mostram que é muito mais econômico e inteligente manter os clientes antigos do que focar somente na aquisição de novos. Tenha um trabalho concomitante nas campanhas de captação/conversão de leads, mas jamais seja negligente no pós venda.

Viu só? Criar uma campanha de marketing campeã demanda de uma série de ações conjuntas mas capazes de trazer resultados de alta performance.

Na dúvida, deixe seu comentário. Nos vemos no próximo post!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.