10 coisas que você precisa saber sobre o Instagram

Sua empresa provavelmente já tem um perfil no Instagram. Essa é, de fato, uma rede social poderosa para a divulgação de todo tipo de negócio.

Entretanto, há alguns segredos que ajudam a ampliar os seus resultados na plataforma. A propósito, alguns deles são realmente ocultos e desconhecidos pela maior parte dos usuários.

Se você quer aumentar o alcance e a visibilidade da sua marca no Instagram, saiba que precisará muito mais do que seguidores. Para tanto, preparei algumas dicas especiais que farão toda a diferença na sua estratégia de marketing digital.

Fique de olho e veja 10 coisas que você precisa saber sobre o Instagram para obter sucesso nessa que é uma das redes sociais mais relevantes da atualidade. Bora conferir?

1. Conteúdo de qualidade é fundamental

Por mais óbvio que pareça, é sempre bom lembrar que o Instagram é uma rede social baseada na imagem. Por isso, precisamos criar conteúdos de qualidade, com imagens e vídeos em boa resolução e atraentes.

Evite ao máximo fotos e vídeos com pouca iluminação, com pouca nitidez, com o volume muito estridente ou outros detalhes que podem causar frustração e gerar até mesmo uma propaganda negativa para você e sua marca.

Além disso, as legendas também precisam ser elaboradas. Se você quer que o público tenha uma informação mais aprofundada sobre o que você está mostrando, a mensagem deve ser redigida com todo o cuidado e clareza possíveis.

2. Engajamento é melhor ainda

Os algoritmos das redes sociais, incluindo o Instagram, estão o tempo todo sendo aprimorados para oferecer uma boa experiência aos usuários. Quanto mais os seus seguidores estiverem engajados com o seu conteúdo, mais esse conteúdo será visualizado.

Você provavelmente já percebeu que isso já acontece com as suas redes sociais pessoais. A timeline fica repleta de posts das pessoas com as quais você mais interage.

O mesmo se aplica para os perfis corporativos. Se o engajamento for alto, a sua visibilidade também será.

Por isso, envolva-se com o seu público. Não ignore comentários, compartilhamentos, mensagens diretas ou até mesmo críticas. Estabeleça um relacionamento constante e você obterá melhores resultados.

3. Use sempre hashtags, mas com moderação

O comportamento robotizado torna a sua conta no Instagram um alvo fácil para o Shadowban. Esse nada mais é do que um “banimento fantasma” que boicota as suas visualizações, fazendo com que elas atinjam cada vez menos pessoas.

Um dos estopins para shadowbanning é o uso excessivo de hashtags. Esse é um recurso que ajuda a conquistar curtidas e seguidores, mas que deve ser aplicado com critérios.

A sugestão dos especialistas é que você utilize somente de 6 a 10 hashtags por postagem. Além disso, varie no uso delas e não elenque hashtags proibidas (como “#likeforlike”, por exemplo).

4. As publicações precisam ser frequentes

Embora as postagens não apareçam no feed em ordem cronológica, é imprescindível que a data de publicação delas seja periódica. Não lance muito conteúdo de uma só vez. Programe as postagens para acontecerem ao longo da semana, entre 1 a 3 vezes por dia, preferencialmente todos os dias.

5. Perfis otimizados são mais eficientes

Para que um perfil seja atraente e capte um bom número de seguidores, ele deve ser otimizado. Isso requer uma série de cuidados, dentre eles:

– A escolha de um nome de usuário compatível com a sua marca e fácil de memorizar;
– Uma foto de perfil bem feita e visível em qualquer dispositivo em que o Instagram for acessado;
– Uma bio bem elaborada;
– A inclusão do link ativo que remeta para o seu website;
– A padronização da identidade visual da sua marca;
– Um feed bem organizado.

6. Use e abuse dos recursos da plataforma

Frequentemente, as atualizações do Instagram trazem novos recursos que podem e devem ser utilizados sempre que possível. Explorar essas possibilidades ajuda na experiência que você oferece aos seus seguidores.

Foi assim com as hashtags, com as tags de geolocalização, com os stories, com a IGTV, com o Instagram Ads e novos recursos estão sempre sendo lançados. Atualize-se e aproveite eles ao máximo.

7. Testar possibilidades faz toda a diferença

Quem é expert em Instagram sempre recomenda que sejam testados os melhores horários para as publicações. Dependendo de qual for o seu público alvo, isso pode interferir diretamente no alcance do conteúdo postado.

Aprenda a acompanhar o desempenho dos seus posts e isso certamente fará com que você aprimore o número de visitas, likes e seguidores. O mesmo vale para o tipo de conteúdo que gera mais interação.

8. Ser egocêntrico não é nada bom

Por mais que o Instagram seja movido a imagem e esteja intrinsicamente relacionado ao ego dos usuários, a própria plataforma tem buscado reduzir isso. Um exemplo prático foi a retirada do número de curtidas das fotos.

Mas de nada adianta os esforços da plataforma se você continuar focando somente em si mesmo. Lembre-se que a rede social é uma ferramenta de interação e que a opinião dos seus seguidores importa para o engajamento.

Uma das maneiras de interagir com o público são as enquetes. Elas auxiliam a entender e atender aos anseios da sua audiência.

9. Parcerias com influenciadores funcionam

E por falar em interação, as parcerias também são muito válidas. Os influenciadores digitais estão presentes em milhares de campanhas de marketing de sucesso, com alta capacidade de conversão.

Considere essa possibilidade. Ela pode trazer resultados práticos enormes e que você sequer imagina.

10. Incentive o compartilhamento

Criar conteúdos compartilháveis é uma das chaves de sucesso do Instagram. Quanto mais você incentivar o desejo de compartilhar, maiores as chances de o seu conteúdo viralizar e tornar você mais conhecido.

As formas de compartilhamento são diversas, desde mensagens diretas até stories. Quando seu público tomar essa iniciativa, identifique os gatilhos que levaram a isso e procure repeti-los.

Bom, essas foi a lista com as 10 coisas que você precisa saber sobre o Instagram. Espero que as dicas tenham sido úteis e que elas contribuam com os seus resultados.

Até a próxima!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.