Melhorar o atendimento na academia é uma das melhores maneiras de assegurar a alta performance da sua equipe de vendas. O problema? São poucos os gestores que compreendem a relevância desse tipo de capacitação e perdem grandes oportunidades de sucesso.
Felizmente, existem formas eficazes de garantir não só a melhor no atendimento, como também fazer com que isso aumente as suas vendas. Tudo que você precisa fazer é investir nos métodos corretos e que realmente geram resultados.
Nesse sentido, ao longo deste post você irá descobrir algumas estratégias para tornar o atendimento da sua academia excepcional e conquistar novos clientes. Confira:
Atendimento na academia: realize um bom planejamento
Realizar um bom planejamento do atendimento na academia, é o primeiro passo para garantir a alta performance da sua equipe de vendas. Nele deve ser definido desde o público-alvo da sua academia, até mesmo as métricas de vendas de curto, médio e longo prazo.
Esse planejamento serve como uma bússola, para a sua equipe de vendas. Afinal, ela sabe qual a quantidade de prospecção de novos clientes mensal, por exemplo. A partir daí, começam a elaborar estratégias de marketing para atingir as metas propostas.
Invista em treinamento de vendas
Depender do talento dos funcionários para conseguir manter o número de vendas elevado é a receita para o fracasso de qualquer empresa, sobretudo para uma academia.
Hoje, um treinamento de vendas é essencial para toda academia que deseja obter resultados significativos. Afinal, diferente do que muitas pessoas pensam, a aptidão para vendas pode se facilmente desenvolvida. Isto é, quando são empregados os métodos corretos.
Assim, a dica aqui é investir em um treinamento de qualidade para sua equipe de vendas. Essa é a melhor forma de aumentar a produtividade e o desempenho da mesma em um curto período de tempo.
Adote boas ferramentas de trabalho
Adotar ferramentas de trabalho é outra excelente forma de aumentar a produtividade dos seus vendedores. Afinal, sem esse tipo de recurso é praticamente impossível conseguir melhorar a produtividade e agilidade no trabalho.
Quanto mais recursos você oferecer para a equipe de vendas, mais inovador e otimizado será o trabalho desenvolvido por ela. Mas fique tranquilo, para isso não é necessário investir em alta tecnologia, ferramentas simples podem trazer grandes resultados.
Alguns exemplos delas são:
- Internet de qualidade
- Softwares para gerenciamento de dados
- Linhas telefônicas
- Computadores de qualidade
Ao garantir ferramentas como essas para a sua equipe, ela poderá realizar as suas atividades de maneira mais ágil. Além de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes.
Liderança para equipe de vendas
O líder exerce um papel crucial na equipe de vendas, sendo o principal responsável por motivar e impulsionar o desempenho de todos os vendedores da academia. Afinal, ele conhece quais são as metas obtidas por cada integrante da equipe, fornecendo todo o suporte para que ele alcance os resultados esperados.
Por essa razão, que é tão importante contar com a presença de um líder para as equipes de vendas. Assim como, investir em constantes capacitações sobre liderança e gerenciamento de times, para que sua liderança consiga ser mais eficaz.
Motive sua equipe com premiações
Fazer premiações para os colaboradores que realizam mais vendas é a melhor estratégia que existe para conseguir não só melhorar o atendimento na academia, mas também para garantir que a alta performance da equipe.
A dica aqui é desenvolver um ranking e premiar o componente da equipe que conseguiu fechar mais vendas ou que recebeu os melhores feedbacks dos clientes. Ele se sentirá mais motivado para superar a sua própria meta, ao passo em que os demais irão tentar melhorar o seu desempenho para serem premiados.
Algo simples como isso representa grandes mudanças nos resultados da equipe. Sobretudo quando as premiações são realmente atrativas para os colaboradores e não representam grandes gastos para a academia.
Realize reuniões com frequência
A realização de reuniões frequentes com a equipe de vendas, é uma excelente estratégia para aumentar a produtividade de todos os integrantes. Esse é o momento ideal, para alinhar estratégias de atendimento, cobrar resultados e verificar o andamento do planejamento da academia.
Ao convocar uma reunião com a sua equipe, busque sempre elaborar uma pauta com temas relevantes para os participantes. A presença do líder da equipe de vendas é de suma importância nesse momento, pois ele pode transmitir informações claras e essenciais sobre os resultados e principais pontos que devem ser abordados.
Busque também divulgar para todos os participantes, informações sobre a hora, o local e o horário que será realizada a reunião. Essa é uma forma de garantir a presença de todos.
Monitore os resultados
Fazer o monitoramento do desempenho das suas vendas é crucial para identificar quais pontos precisam ser melhorados e fortalecidos na performance da equipe de vendas.
Mas atenção! Para isso, é necessário que você estipule métricas para identificar a produtividade de cada um dos colaboradores e da equipe como um todo. Assim, será possível realizar premiações e observar quem são os profissionais que não geram tantos resultados.
Adotar uma medida como essa irá permitir que você conheça a verdadeira capacidade da sua equipe e invista em métodos realmente eficazes para aumentar a sua produtividade. São poucos os gestores que percebem a importância desse recurso e investem em medidas para potencializar as vendas.
Faça diferente e consiga tornar a sua academia um verdadeiro sucesso. A sua equipe de vendas precisa ser constantemente estimulada para que isso aconteça e você tenha resultados de qualidade.
Garantir a alta perfomance da sua equipe de vendas, não é uma missão impossível quando você coloca todas as dicas que aprendeu ao longo do post em prática. Através delas, é possível perceber melhoras incríveis nas suas vendas e no atendimento da sua academia em um curto período de tempo.
Incrível, não acha? Por isso, comece a agir hoje mesmo e invista no planejamento das vendas da sua academia, mas principalmente na realização de treinamentos específicos para a equipe.