Academia de alto padrão: 5 dicas para ter um atendimento 5 estrelas na recepção

Ter uma academia de alto padrão é o sonho de inúmeros empresários da área fitness, mas são poucos aqueles que conseguem atingir esse objetivo. Mas por que isso acontece?
É simples, apenas aqueles que sabem investir em capacitações são capazes de melhorar a qualidade do seu negócio. Sem o devido preparo da equipe, os seus clientes não terão um serviço de qualidade e o atendimento que precisam.
Diante disso, e para que você possa melhorar o padrão da sua academia, elencamos 5 dias para ter um atendimento 5 estrelas na recepção. Assim, ao terminar a leitura, você estará pronto para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos no seu negócio. Confira:

1 – Academia de alto padrão: invista em treinamento para a equipe

A primeira dica para ter uma academia de alto padrão é investir no treinamento da equipe de recepção. Afinal, serão esses os profissionais que terão contato direto com os seus clientes e irão resolver as questões burocráticas e esclarecer dúvidas básicas.
O ideal é que a capacitação tenha como foco o estímulo da comunicação no ambiente de trabalho. Quando uma equipe de recepção consegue se entender bem, a interação e troca de informações ganha mais qualidade e o cliente recebe um atendimento excepcional.
Mas isso não é tudo, com o treinamento da equipe de recepção, os colaboradores irão receber os clientes de maneira diferente, mais cordial e respeitosa. Isso faz com que a imagem da academia melhore ainda mais.
Sem esse tipo de capacitação, os clientes não só não irão gostar do atendimento da sua academia, como também terão uma péssima visão do negócio como um todo. Isso é algo que precisa ser evitado, ainda mais em uma área tão concorrida quanto o mercado fitness.

2 – Invista na decoração da recepção

Tão importante quanto possuir uma equipe de profissionais qualificados, é atender os clientes em um ambiente organizado e dinâmico.Por isso, é recomendado que a recepção esteja posicionada em um local, que ofereça uma visão ampla das sessões de treinamento da academia.
Assim como, seja decorada com cores vivas e quadros com mensagens motivadoras. Outra dica, é usar uma TV para transmitir informações sobre os horários das aulas, promoções e dicas da academia.
É sempre bom, manter no balcão da recepção os panfletos sobre a academia. Pois, além de serem informativos para o cliente, podem ser usados como ferramenta de venda para a sua equipe de recepção. Sem dúvida, é um recurso indispensável.
Ao ser recepcionado em um ambiente tão convidativo, o cliente sente-se mais confortável e aberto, para escutar todas as informações prestadas pela recepcionista. Desse modo, as possibilidades de fechamento da venda aumenta drasticamente.

3 – Desenvolva um padrão de atendimento personalizado

Desenvolver um padrão de atendimento personalizado da sua equipe, é outra excelente dica para alcançar o patamar da academia de alto padrão. Para isso, as recepcionistas devem buscar informações como nome, idade, objetivo físico dentre outras.
Essas informações irão contribuir para agilizar o atendimento e indicar as melhores aulas e modalidades para os novos clientes. Sendo assim, a recepcionista ao saber que o cliente deseja perder peso, pode direcioná-lo e prestar informações sobre os exercícios aeróbicos e treinos de cardio.
O atendimento personalizado é sem dúvida, um dos grandes diferenciais das academias de alto patamar. Os clientes sentem-se mais valorizados, ao perceberem que seus reais desejos foram compreendidos e que há soluções para as suas necessidades.
Vale lembrar que, para conquistar esse padrão de atendimento é necessário que a equipe receba um treinamento que contemple esse padrão. Por essa razão, é tão importante investir em constantes capacitações para a equipe.

4 – Use Software para organizar os dados dos clientes

Usar tecnologia para as tarefas da recepção é algo essencial para quem deseja elevar o padrão da sua academia. Afinal, um bom software não só irá trazer mai organização, como também irá agilizar o atendimento aos clientes e facilitar as atividades da equipe de recepção.
A dica aqui é optar por aqueles softwares que proporcionam o armazenamento de informações dos alunos da academia de uma maneira organizada e segura. Essa é a melhor maneira de localizar os dados do cliente, o seu programa de treinamentos e até mesmo a frequência com que ele pratica atividades.
Além disso, esse método contribui para que você abandone o famoso sistema de fichas impressas, ainda tão característicos nas academias. Consegue imaginar como esse tipo de tecnologia pode melhorar o trabalho de todos os profissionais da academia? Eles só irão precisar acessar o sistema para ter a informação que precisam.

5 – Esteja aberto para novas sugestões

Por fim, chegamos a uma das dicas mais importantes para ter uma academia de alto padrão: estar aberto a sugestões e às críticas dos clientes. Isso não só garante a melhora do atendimento, mas também faz com que gere empatia nos alunos, que se sentirão mais próximos do serviço.
Aliás, o ideal é que esse espaço destinados a receber sugestões e críticas não esteja apenas na academia, mas também no site da mesma. Quanto maior for o número de sugestões, mais mudanças positivas você poderá fazer no seu negócio e deixá-lo do jeito que os seus clientes desejam.
Mas atenção! Ao criar esse espaço, é necessário que você o revise com frequência e faça as alterações que considerar mais viável. Caso contrário, os clientes, ao verem que os pedidos não são atendidos, irão deixar de participar e contribuir para o crescimento da empresa.

Agora que você conhece todas as dicas necessárias para ter uma academia de alto padrão, o que acha de começar agora a melhorar o atendimento do seu negócio?
Ao investir em um treinamento para recepção de academias, você poderá obter todos os benefícios que isso proporciona, incluindo a melhoria da imagem do seu negócio e a captação de novos clientes.

Você poderá ver grandes mudanças na sua empresa desde os primeiros dias. Coloque cada uma das dicas acima em prática e se torne uma referência no mercado fitness.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.