7 razões para investir em um treinamento para equipe de recepção de academia

Investir no treinamento para equipe é uma excelente forma de melhorar o atendimento da sua academia e ainda ficar à frente da concorrência. Isso se deve ao fato de que por meio desse tipo de capacitação, você se certifica de que os seus clientes serão bem atendidos no seu negócio.

Poucas pessoas sabem, mas sem esse tipo de capacitação, dificilmente uma academia consegue se destacar no mercado. Afinal, é por meio dela que sua equipe melhora o seu desempenho e conquista novos clientes.
Ainda tem dúvidas quanto ao treinamento? Ao longo deste post você irá encontrar 7 razões inquestionáveis para investir nesse tipo de recurso. Acredite, você irá se surpreender, sobretudo com a razão de número quatro:

1 – Treinamento para equipe: atualização constante

Durante o treinamento para equipe de recepção da academia, são transmitidas informações sobre novas práticas e tendências do mercado. Isso permite que todos os integrantes mantenham-se sempre atualizados e consequentemente, realize suas atividades de um modo mais rápido e eficiente.
Isso mesmo! Através de um curso de aperfeiçoamento profissional é possível obter um melhor desempenho de toda a sua equipe. O desenvolvimento dessas novas habilidades, podem trazer melhorias no atendimento e até mesmo no fechamento de vendas.
Sem comentar, que os seus colaboradores tornam-se profissionais mais qualificados e aptos para lidar com as constantes mudanças no mercado.

2 – Aperfeiçoar técnicas de atendimento ao público

Por meio da capacitação da equipe de recepção, os colaboradores poderão aprender técnicas para melhorar o desempenho das suas funções. Além de descobrir a melhor maneira de atender aos clientes.
Ao ser a primeira pessoa que irá entrar em contato direto com os clientes, a recepcionista precisa garantir a sua total satisfação para que eles possam ter a melhor imagem possível da academia.
Para isso, a recepcionista precisa aprender a receber todos os clientes de maneira cordial. Assim como, responder a todas as suas dúvidas de maneira clara e objetiva, evitando assim o surgimento de dúvidas ou informações equivocadas.

3 – Melhora as habilidades de redação

É função da recepcionista executar algumas funções burocráticas, como a inserção dos dados gerais dos clientes no banco de dados da academia. Diante disso, saber digitar e registrar as informações corretamente é essencial para garantir a qualidade eficácia do seu trabalho.
Com o treinamento especial para a equipe de recepção, todos os profissionais aprimorar as suas habilidades de redação. Afinal, é imprescindível que todos tenham uma boa escrita e um vocabulário livre de qualquer tipo de erro.
Consegue imaginar qual seria a imagem que os seus clientes teriam da sua academia caso recebessem e-mails ou mensagens com erros de português? O seu negócio iria perder a credibilidade rapidamente.

4 – Desenvolve a habilidade de comunicação

A capacidade de comunicar-se com clareza, precisão e objetividade, é uma habilidade crucial para desempenhar um bom trabalho como recepcionista. Não é a toa, que a grande maioria dos treinamentos dessa área buscam desenvolver essa competência profissional.
Durante um treinamento para equipe você poderá aprender técnicas avançadas de como ouvir e expressar-se de maneira clara. Em alguns cursos, mais avançados é possível aprender técnicas de persuasão, que ajudarão você no momento de argumentação nas vendas.
Mas, não se limita a isso! A comunicação não-verbal, que é aquela formada por gestos também é uma tema bastante explorado nesses treinamentos.

5 – Aperfeiçoa as técnicas de planejamento

Sim, o desenvolvimento e aplicação de técnicas de planejamento também fazem parte do cotidiano de uma equipe de recepção de academia. Sem esse tipo de prática, o seu funcionamento pode ser prejudicado, assim como o atendimento ao cliente.
O ideal é que a recepcionista tenha todas as suas atividades devidamente anotadas, para que assim não esqueça de realizar um portantes procedimentos burocráticos. Durante o treinamento, toda equipe pode aprender a estabelecer prioridades e aplicar técnicas para cumprir com tudo que foi planejado.
Isso evita que caso surjam imprevistos, eles atrapalhem o bom funcionamento da recepção e a sua eficácia ao oferecer soluções de qualidade para os clientes da academia.

6 – Estimula o senso de organização

Aprender técnicas de organização e controle, é algo imprescindível para desempenhar um bom trabalho como recepcionista. Manter os dados do software de gestão sempre atualizados, assim como as informações sobre a academia é algo que agiliza as atividades realizadas na recepção. Concorda?
Por isso, que participar de um treinamento é a melhor maneira de você aprender a manter a organização na sua rotina e ambiente de trabalho. Afinal, durante ele é possível conhecer técnicas inovadoras de organização, que sem dúvidas serão bastante úteis no seu dia a dia.

7 – Desenvolve as habilidades pessoais da equipe

Isso mesmo, um bom treinamento para equipe de recepção permite que cada membro desenvolva suas habilidades pessoais. Mas por que isso é importante? É simples, uma boa recepcionista precisa saber não só escutar os clientes, como também ter paciência com cada um deles.
Sem isso, ela não terá capacidade de resolver os problemas que surgem no dia a dia de uma recepção. Manter a cordialidade e não levar determinadas atitudes para o lado pessoal também é outro requisito que não pode faltar em uma equipe de recepção de qualidade.
A melhor maneira de garantir bons resultados é investir no treinamento, que irá ensinar como é possível se manter calmo e sob controle em qualquer tipo de situação na recepção. Além de oferecer o melhor atendimento aos clientes que fazem ou farão parte da academia.

Assim, ao longo do post ficou evidente que o investimento contínuo em um treinamento para equipe, é a melhor solução para profissionalizar e manter os integrantes da recepção aptos para desempenhar um excelente trabalho.
Através dessa prática, você vai conquistar uma melhora surpreendente na qualidade do atendimento realizado na sua academia. Isso consequentemente, poderá gerar um aumento nas vendas e no nível de satisfação dos seus alunos.

Incrível, não acha? Então, não perca mais tempo e busque realizar um treinamento para recepção de alta qualidade, ideal para que você consiga desenvolver todas as habilidades necessárias para se tornar uma excelente recepcionista de academia.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.