8 Coisas que não te contaram sobre vendas

Boas vendas são essenciais para o crescimento de diversas empresas, e se você tem um negócio e não consegue vender, certamente está com problemas.
O que sabemos é que empresa que não vende acaba quebrando totalmente, e isso não é o que queremos, não é mesmo?
Devemos destacar que a gestão tende a melhorar o foco no cliente, ajuda no alinhamento do time e permite com que sua empresa obtenha mais lucros.
Dessa forma, não basta apenas vender, será preciso ter uma boa gestão de vendas para que a equipe consiga enfrentar desafios que se apresentam diariamente, e finalmente atingir aqueles resultados que são esperados.
No post de hoje, iremos te contar algumas coisas que ainda não te falaram sobre vendas, e que possivelmente você nem mesmo sabe disso. Logo continue lendo nosso artigo e fique por dentro de todos os detalhes!

A importância de fazer boas vendas

Antes de tudo, toda empresa quer realizar boas vendas, contudo, é essencial que tenhamos algumas estratégias bem competitivas.
Isso porque sem comercializarmos serviços ou produtos, uma série de processos do negócio não teria sentido nenhum.
Dessa forma, boas práticas são essenciais para que você consiga vender, e algumas delas iremos contar agora:

01. Tenha em mente várias métricas de venda

Antes de tudo, será preciso que essas métricas contenham dados e informações capazes de mostrar como sua empresa de fato está vendendo.
Veja que esses dados acabam mostrando totalmente os indicadores de gestão e vendas. É possível vermos a taxa de conversão, índice de satisfação dos clientes e ainda o número de reclamações que foram recebidas.
Automaticamente você deverá estabelecer um conjunto de métricas capazes de revelar a força de vendas.
Lembrando que grande parte das empresas do mercado, acabam por trabalhar com ao menos 5 métricas para essa avaliação.
Todos esses dados são essenciais, afinal, eles servirão de base para que você possa criar estratégias e metas de vendas, facilitando totalmente suas tomadas de decisão.
Sendo assim, se você não sabia e atua sem os indicadores de vendas, saiba que está praticamente navegando sem uma bússola.
Quando você começar a tomar mais decisões estratégicas, focando no curto, médio e longo prazo, esses indicadores devem servir como norte de suas metas.

02. A comunicação é essencial dentro do mercado de vendas

Para ter boas vendas, aumentar seus índices e então buscar a realização do plano estratégico de crescimento, será preciso melhorar seu processo de comunicação com os clientes, veja que poderá fazer isso através das ações de marketing.
Além do mais, será preciso se comunicar internamente, manter a equipe unida e entendendo o propósito de vendas.

03. Autonomia é essencial para os talentos

Essa informação é para os gerentes de vendas, nada de padronizar, se você quer boas vendas, dê autonomia aos seus vendedores.
Ao fazer isso, a venda se tornará mais ágil, e o vendedor trabalhará mais tranquilamente aumentando a satisfação dos clientes.
O fato é que muitas vezes o cliente iria apenas comprar um produto de R$ 50,00 e quando bem atendido acaba comprando R$ 500,00.

04. Cuidado para não atrapalhar o vendedor

O que não contam aos gerentes de vendas é que muitas vezes eles atrapalham totalmente o vendedor, isso porque alguns deles sempre aparecem no momento da venda para dar um desconto salvador ao cliente.
Esse é um erro grande no setor comercial, portanto, essa dica é para os gerentes: não interfira na venda de seu vendedor!
Na realidade, fazendo isso, você até pode vender, contudo, o vendedor perde totalmente sua credibilidade dentro da negociação.
Seu papel como gerente é apoiar o vendedor, e verificar se há alguma oportunidade de negócio que possa verdadeiramente agregar a venda para o cliente.

05. Foque em melhorar os resultados

Para ter boas vendas e melhorar continuamente, você deve sair de sua zona de conforto como vendedor.
Crie novas metas, objetivos e planos de ação que te levarão a resultados fora do lugar comum. Dentro desse processo, a tecnologia acaba possuindo um lugar garantido.
Entenda que tendo acesso a bons softwares, eles te ajudarão a monitorar e ao mesmo tempo irão te direcionar para possíveis vendas, facilitando assim, a comunicação.

06. Lembre-se: pessoas só compram de quem confiam

Bom, nesse momento é possível que você esteja pensando que sempre vende para estranhos, afinal, como essas pessoas podem saber de sua credibilidade?
Veja bem, ao lançar seu negócio e mostrar ao cliente seus produtos, você está construindo sua credibilidade aos poucos.

E você consegue fazer isso da seguinte forma:

  • Sendo cordial com todas as pessoas que encontra pelo caminho;
  • Colocando-se no lugar do cliente;

Isso são coisas que muitas vezes esquecemos de fazer, estamos robotizados, interessados apenas nas vendas e esquecendo que estamos lidando com pessoas.
Na verdade, estarmos conscientes de tudo o que fazemos ou deixamos de fazer é essencial para ajudar a fechar excelentes vendas.

07. A execução de vendas não deve ser trabalhosa

Entenda que a interação com o cliente ou mesmo a experiência de venda deve dar o menor esforço ao seu cliente, lembre-se se a pessoa quer comprar, ela deseja facilidade, portanto, não dificulte.
Além do mais, o atendimento deve ser cordial e não extenso, os vendedores e atendentes precisam prestar atenção no que o cliente realmente quer, porque as vezes nem o cliente sabe ainda.
Veja que a cada interação é interessante obter dados novos, procure ter maiores informações que servirão para enriquecer totalmente sua base de dados sobre os hábitos do possível cliente.

08. O planejamento de vendas deve variar de acordo com o cliente

A ideia aqui é que você entenda que nem todo cliente merece o mesmo tratamento, na verdade, as pessoas são diferentes.
A ideia é que a empresa planeje o que fornecerá de serviços, produtos ou mesmo experiências ao cliente.
Porém, o que deve variar aqui, é justamente o planejamento de abordagem, produtos e a forma de falar com cada tipo de cliente.
Procure se atentar, e então conseguirá vender muito mais do que pensou anteriormente.

Essas são as dicas de hoje, deixe seu comentário e até logo!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.