Como fazer vendas pela internet?

Certamente você já deve ter visto que fazer vendas pela internet é extremamente interessante neste momento, isso porque as pessoas cada vez mais estão conectadas em tablets, smartphones, computadores ou até mesmo notebooks.
Na verdade, mais de 100 milhões de brasileiros já são usuários das redes, e claro que metade dessas pessoas já fez ao menos uma compra virtual.
Claramente se comprar pela internet é relativamente fácil, podemos salientar que vender também é. Somente será necessário que você tenha as ferramentas certas para isso!

Dessa forma, vamos conferir no decorrer da leitura as informações que preparamos para todos que desejam entrar nesse comércio eletrônico, e nem ao menos sabem por onde começar. Conheça o passo a passo de como fazer vendas pela internet. Para conseguir fazer vendas pela internet é importante que tenhamos algumas informações em mente para que o processo ocorra da melhor forma possível, confira abaixo:

Saiba bem o que você vai vender

Veja que o primeiro passo de tudo é o planejamento. É importante compreender que tipo de produtos você irá oferecer? Se os mesmos forem de fabricação própria, lembre-se que precisará ter espaço físico para guardar seu estoque. Se porventura sua intenção for a de revender, então será preciso começar preparando uma lista de possíveis fornecedores com as características de cada um: localidade, prazos e preços. Além do mais, será preciso entender quanto quer cobrar, dessa forma, para poder ter a melhor estratégia será preciso conhecer muito bem a concorrência tanto no mundo virtual quanto no mundo físico.

Veja onde está seu público alvo

Nesse momento você precisará entender qual será seu público alvo, e claro: quem são seus possíveis concorrentes!
Venderá somente para pessoas que estão perto de você? Somente na sua cidade? Ou venderá para demais estados e países?
É válido destacar que o custo da entrega que vai com frete precisa efetivamente estar em seus planos. Entenda ainda, como chegar em seus possíveis clientes, lembrando sempre que as redes sociais são uma boa estratégia para chegar neles.

Faça um planejamento financeiro

A ideia é que você não esqueça de fazer um planejamento financeiro, faça isso projetando quais deverão ser seus gastos fixos e suas receitas.
Quanto você gastará com a manutenção do site, compra de matéria prima, parte da tecnologia, marketing, entre outros.

Faça o preparo de seu estoque

Pense em como irá esquematizar e administrar o estoque de sua loja, devendo produzir assim uma quantidade inicial e guardar?
Será que sua produção acontecerá somente via encomenda? Entenda e descubra o que realmente deve funcionar para seu negócio e então aplique.
Pense em como fará as entregas Logo após tudo estar pronto para que comecem a vender, lembre-se de outro detalhe: como irei entregar os produtos pedidos?
Geralmente você tem duas opções principais: transportadora ou Correios. Geralmente o serviço deles é bem aconselhável para aqueles que são pequenos e médios empreendedores, ou seja, quem vende um volume menor de produtos. Esse órgão estatal oferece ainda um serviço bem exclusivo para varejistas individuais, claro que é importante pesquisar cada caso. E sempre deixar bem claro para os clientes como você pode atendê-los.

Crie um sistema para vender

Agora iremos falar da parte prática: você deverá entender onde colocará os produtos que realmente deseja vender, e como pretende receber o pagamento por eles.
Atualmente com a tecnologia avançada existem várias formas de você receber pela venda de seu produto: PIX, cartões de créditos e débitos virtuais, pagamentos via e-mail, enfim. Será preciso apenas escolher as melhores maneiras de receber pelas suas vendas. Uma outra excelente alternativa é a realização da venda feita de forma direta pelo site, para isso basta que você apenas instale o botão de pagamento em sua página. Para as pessoas que buscam uma solução mais profissional sempre existe a hipótese de criar uma loja virtual.
Nesse caso será preciso ter um sistema que permita o cadastramento de produtos e ainda a automatização dos pedidos recebidos.

Veja aqui quais são os benefícios de vender online

Certamente há muitos benefícios em fazer vendas pela internet, e entre eles iremos destacar os principais abaixo, confira:

O alcance é bem maior

Podemos iniciar falando desse ponto que é tão interessante e que atrai diversas pessoas para as vendas online, afinal, o alcance que esse tipo de loja online possui é enorme. De certa forma, é possível realizar as vendas para o Brasil todo e diversas vezes para outros países também, lembrando que tudo acontece sem nenhum custo a mais.

Geralmente o valor

do frete para entregar o produto, tende a ser pago pelo próprio consumidor.
Venda 24 horas por dia e 7 dias por semana. Precisamos destacar que fazer vendas pela internet, permite com que essas compras aconteçam em qualquer horário do dia e qualquer dia da semana. Isso acaba promovendo maior independência ao consumidor, e isso sabemos é tudo que se busca nos dias de hoje em meio à correria do dia a dia e a falta de horários.

Há maior comodidade

Ao poder realizar suas compras em qualquer dia da semana, a qualquer horário do dia, então certamente a comodidade é o que mais predomina. O que será que pode ser melhor do que comprar algo diretamente no conforto de sua casa ou ainda de locais mais tranquilos?

A venda online é capaz de proporcionar que você decida no tempo que quiser, qual é o melhor produto, cor, tamanho ou até mesmo o modelo desejado. É justamente isso que a venda proporciona!

É possível integrar as ferramentas

Não há dúvidas que as vendas online trazem muitos benefícios e isso faz muita diferença no dia a dia do consumidor em questão. Normalmente esses e-commerces acabam contando com algumas plataformas que são
integradas e capazes de auxiliar tanto os lojistas quanto os clientes, justamente por esse motivo é possível ter meios de pagamento já na loja online, meios de entrega podendo ser ligado às redes sociais!

Como você pode ver, fazer vendas pela internet somente traz benefícios, e a empresa que não se encontra online logicamente está perdendo muito.

Se a sua empresa ainda não se encontra online comece a planejar hoje mesmo sua entrada para a internet e boas vendas!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.