7 Passos Simples Para Evitar Falta de Planejamento em Vendas

Já é fato conhecido que planejar é fundamental. A premissa serve para os mais diversos nichos corporativos.
Porém, lamentavelmente muitas empresas não têm uma organização estratégica. E é justamente por isso que hoje vamos relembrar alguns passos simples, todavia imprescindíveis, para se evite a falta de planejamento em vendas.
Afinal de contas, planejar é bem mais do que simplesmente saber onde que se quer chegar. É nas táticas utilizadas para chegar lá que precisamos estar atentos. Um planejamento em vendas bem estruturado e com caminhos sólidos a serem percorridos faz toda a diferença nos seus resultados.

Por isso, sem mais delongas, vamos ao passo a passo!

1. Alinhe os objetivos da empresa ao planejamento estratégico

Muitos gestores realizam um plano comercial sem lembrar da importância de alinhar suas ações às expectativas da empresa: a ideia é expandir os negócios? É consolidar a sua relevância no mercado? É conquistar novos clientes? É fidelizar os já existentes?
Questionamentos como esses são fundamentais para que suas táticas estejam de acordo com o que o escopo dos negócios demanda. Tenha os propósitos da companhia em mente quando definir os seus objetivos.

2. Estipule metas e incentivos

A partir do momento que está bem claro o alinhamento de objetivos e expectativas, é hora estimular a sua equipe a alcançá-los. Estipule metas e o tempo que elas exigem para serem cumpridas. Não esqueça de treinar os vendedores para praticar técnicas como Cross Selling e Up Selling, além de oferecer incentivos que deixem o time engajado.

3. Esteja atento aos recursos humanos

Dependendo dos números e metas presentes no seu planejamento em vendas, avalie a necessidade de contratar reforços. Muitas vezes, os recursos humanos disponíveis não são o suficiente para concretizar um plano comercial, ainda mais se ele for ousado.

4. Conte com suporte técnico e tecnológico

Não são apenas os recursos humanos que precisam ser observados, mas também os físicos e tecnológicos. Felizmente, há uma série de equipamentos, softwares e estratégias de marketing digital que podem colaborar com os seus objetivos. Considere, inclusive uma consultoria de inbound marketing como parte do seu planejamento.

5. Use a divulgação como uma estratégia de apoio aos vendedores

Seja através de folders físicos ou com divulgação digital, atraia o público para que seus vendedores foquem na finalização da negociação. Uma dica é usar as mídias sociais, que normalmente fazem com que a parte do público alvo realmente interessada procure a empresa.

6. Compartilhe o seu planejamento com a equipe

De nada adianta ter um planejamento em vendas se a equipe não estiver ciente do seu conteúdo. É de extrema importância reunir os colaboradores e mostrar em detalhes como cada passo do seu plano vai acontecer.
Esse tipo de procedimento também faz parte do projeto. Quando a equipe está bem treinada e entende o porquê das metas, ela fica mais engajada e alinhada enquanto grupo.

7. Avalie resultados periodicamente

Uma prática essencial em qualquer projeto é usar indicadores que revelem se ele está dando certo ou não. Inclua em seu planejamento em vendas uma avaliação periódica do alcance de metas estipuladas. Novamente, o uso da tecnologia pode ser usado a seu favor nesse sentido.

Essas foram as dicas da publicação de hoje. Até a próxima!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.