10 Pecados da liderança comercial

A liderança comercial é essencial para que um negócio tenha sucesso ou não. E sabemos que as novas gerações acabaram proporcionando diversas mudanças nos ambientes de trabalhos, sendo esse um novo desafio para o líder que está à frente das equipes.
Devemos destacar que o mercado atualmente está em busca de líderes mais amigáveis, despojados e diferentes dos antigos chefes do passado.
Porém, toda transformação acaba trazendo diversos desafios, dessa forma, vamos conferir abaixo quais são os 10 “pecados” que todo líder deve evitar.

O que a liderança comercial deve evitar?

Na verdade, vamos falar aqui sobre os pecados e erros da liderança comercial, e tentar compreender exatamente porque esses erros são tão comuns, veja mais abaixo:

01. O líder que não ouve sua equipe

Um dos maiores pecados da liderança é não ouvir sua equipe, o fato é que uma das principais características das novas gerações é justamente a necessidade que os mesmos têm de sentir que fazem parte de um projeto.
Dessa forma, quando o líder escuta sua equipe, o mesmo passa a contar com a colaboração da mesma, sendo que sua equipe tende a se mostrar mais disposta a contribuir com as ideias e soluções para vários problemas.
Porém, se a liderança não se importa muito, ou mesmo não dá espaço para que os profissionais falem de suas ideias, isso acaba gerando uma espécie de combustível para a falta de motivação e um sentimento de desvalorização total por parte das pessoas, e isso não é nada bom!

02. Líder que não está preparado para possíveis mudanças

Vamos salientar aqui, que o mercado comercial atual é muito dinâmico. Sendo assim, os profissionais não esperam passar uma vida no mesmo emprego.
Frente a este cenário, então a retenção de talentos de fato acaba sendo um enorme desafio. Apesar disso, por mais que a liderança se esforce, essas são mudanças que podem acontecer a qualquer momento.
Vem daí a importância de estar preparado para possíveis mudanças, tudo para que as situações em questão não gerem nenhuma espécie de impacto negativo em sua equipe.

03. Líder que não é transparente com a equipe

Juntamente com as mudanças, é essencial que a liderança comercial possua uma postura muito clara em relação a possíveis trocas que envolvam processos internos na empresa.
Dessa forma, explicar os motivos que levaram às principais mudanças acaba fazendo com que os profissionais da equipe tenham uma compreensão ainda mais ampla do cenário da companhia.
Sendo assim, fica mais tranquilo de alinhar expectativas buscando assim melhorias mais práticas para o trabalho.
O fato é que não há mesmo como vestir a camisa da empresa onde os funcionários simplesmente não sabem o que devem ou não esperar!

04. Liderança que não dá exemplo

Na verdade, a melhor forma de liderar uma equipe comercial é dando exemplo, afinal, somente assim, o líder conseguirá obter o respeito de seus colegas.
Dessa forma, o líder que não compreende que sua postura sempre estará em evidência, acaba tendo alguns problemas.
É importante que a liderança compreenda que acaba incentivando tanto de forma positiva quanto negativa, portanto, todo cuidado é pouco.
Sendo assim, se o seu interesse é promover maior integração em sua equipe, entenda que suas atitudes devem simplesmente ocorrer em prol desse sentido.
Caso isso não ocorra, então é bem possível que os colaboradores de sua equipe tenham a impressão de que regras existem apenas para alguns, e isso não é bom!

05. Líder extremamente centralizador

De certa forma a liderança comercial centralizadora acaba enfrentando diversas dificuldades para delegar possíveis tarefas.
Desta maneira, o que acontece é que a liderança fica extremamente sobrecarregada e então perde tempo desempenhando aquelas funções que efetivamente não são de sua competência.
Logo, o primeiro passo que o líder deve executar é confiar na sua equipe, dando autonomia para que a mesma tome certas decisões.
Claro que pode ser que o profissional em questão não faça exatamente as coisas que você faria, entretanto, pode ser que faça melhor do que você. Neste caso, os resultados seriam muito satisfatórios, e é com isso que o líder deve realmente se preocupar!

06. Líder que não reconhece as conquistas

Sim, você como líder precisa entender que a valorização de seu profissional não acontece apenas pelas questões salariais.
O fato é que uma pesquisa realizada pela própria International Stress Management Association (ISMA) acabou apontando que 89% dos profissionais acabaram reclamando de estresse, e sabe por quê? Por não sentirem reconhecimento pelo seu trabalho!
Dessa forma, é importante que a liderança não foque apenas em repassar cobranças, é preciso celebrar as conquistas da equipe e o reconhecimento do trabalho e esforço de cada profissional.
Isso tudo ajuda fazendo com que as pessoas mantenham sua motivação e tenham ainda mais vontade de crescer!

07. Líder que cobra metas irreais

O líder que exige mais de sua equipe do que ela consegue fazer acaba por gerar um ambiente de tensão atrapalhando totalmente o rendimento.
Logo, a ideia é lançar desafios que realmente fazem parte da alçada da equipe e então trabalhar para que esse cenário seja positivo no cumprimento de metas.

08. Líder que não admite seus erros

Há líderes que porque ocupam um cargo mais alto acreditam que estão imunes a erros, e essa é uma ideia completamente equivocada.
O fato é que os erros acontecem, mesmo quando existem tentativas de evitá-los, portanto, procure sempre lidar da forma mais humana possível.
Dessa forma, se você de fato ocupa um cargo de liderança não estará imune a erros, se errar peça desculpas e assuma as responsabilidades.
Como líder, jamais tente repassar a culpa a terceiros, procure sempre melhorar e mostrar que todos podem errar.

09. Líder que não conhece e não entende todos os processos de sua equipe

Claro que como líder você não precisa exercer com excelência o papel de cada colaborador de sua equipe.
Porém, realmente faz parte de seu trabalho compreender como funciona exatamente cada componente e saber ainda o que esperar de sua equipe.

10. Líder que não presta atenção no ambiente de trabalho

Sim, passamos boa parte de nosso dia no trabalho, sendo assim, a convivência com colegas faz com que laços se estreitam, logo isso acaba fortalecendo o senso de equipe.
Porém, nem tudo sai perfeito, sendo assim, é preciso que o líder tome cuidado e corte atitudes que ferem desconforto e contaminem o clima dentro deste ambiente.
É essencial manter a porta aberta para que o diálogo ocorra, além da importância de prestar atenção aos sinais que podem acabar sugerindo um clima mais pesado.
Esse é um dos pecados da liderança comercial: não prestar atenção, e fatos podem estar ocorrendo e pessoas podem ficar completamente insatisfeitas.

Essas são as dicas de hoje, gostou do nosso post? Continue visitando nosso blog e até a próxima!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.