Como anda o seu Social Selling Index? Não sabe o que é isso? Calma! Você irá saber tudo a respeito desse método de vendas que tem crescido cada vez entre o mercado de negócios. Saiba que o mundo tem se tornado cada vez mais digital. A tecnologia avança em velocidade da luz para tornar a vida do empreendedor mais fácil. Se você quer ganhar mais clientes e lucrar com suas vendas sociais continue lendo o artigo.
O que é Social Selling Index?
Social Selling Index é o termo usado para definir o método de vendas que utiliza as redes sociais para os negócios. Mas não qualquer rede social. A principal ferramenta para o mercado de vendas digital, é o LinkedIn. Rede social voltada exclusivamente para o mundo dos negócios. Com Social Selling Index as vendas se tornam mais direcionadas conectando as pessoas certas.
O Social Selling Index é uma ferramenta estratégica que através de seus métodos desenvolve relacionamentos ente o negócio e seu público alvo. Além disso, oferece estratégias de engajamento com os clientes, elabora uma boa comunicação a respeito dos produtos e apresenta soluções para o mercado. Todas essas funcionalidades auxiliam no processo de tomada de decisão, garantindo a eficiência dos resultados.
Muitas empresas tem visto no Social Selling Index a solução de seus problemas.
Principalmente os profissionais de mercado B2B, ou seja, de empresa para empresa, são os que mais tem utilizado o método. Como o mundo tem se tornado cada vez mais digital e rápido, os profissionais não querem demora nos resultados. Encontrar um método de vendas que otimiza o processo é o sonho de toda empresa.
Quais são as vantagens de usar o Social Selling Index ?
O Social Selling Index é uma ferramenta que torna a vida muito mais fácil. Ele realiza trabalhos que seriam feitos de forma manual e que levariam horas para serem executados. Também coloca o profissional a frente de outros, aumentando sua visibilidade diante dos clientes. O que consequentemente gera confiança, preferência e credibilidade no profissional.
Com o Social Selling Index você não precisa por exemplo fazer aquela tarefa que muitos não suportam, o Cold Calling (Ligações Frias). O método também te ajuda a tornar desnecessário ficar enviando e-mails toda hora. Toda a prospecção é feita durante 24 horas do dia mesmo que você já não esteja mais no seu escritório. O tempo que você gastaria nesse processo poderá ser utilizado em outra atividade.
Uma outra grande vantagem é o seu posicionamento na consideração dos clientes. Com o Social Selling Index seus clientes passam a vê-lo como líder do negócio. Você ganha credibilidade frente a eles e confiança para ser considerado como o melhor do mercado. Consequentemente, todas essas vantagens fazem surgir novos clientes. E novos clientes é sinônimo de maior lucratividade.
Pilares do Social Selling Index
O Social Selling Index é uma ferramenta séria pensada estrategicamente para os negócios através das redes sociais. Por isso, ela tem 4 pilares básicos onde todo o trabalho é norteado. A principal rede social que o método trabalha é o LinkedIn. A rede social apresenta toda uma dinâmica que ajuda a empresa a avaliar sua atuação no mercado. É importante que você a conheça a fundo.
É fundamental que você saiba que não basta somente a venda do produto. O cliente quer atenção, cuidado, exclusividade. Ele quer algo que resolva os seus problemas, que supra suas necessidades. Por isso, antes de focar na venda, foque nas necessidades do seu cliente, ofereça soluções! Esteja aberto a tirar todas as dúvidas. A base é o relacionamento! Desta forma, os 4 pilares do Social Selling Index são:
● Estabelecimento de marca profissional/pessoal;
● Localização das pessoas certas;
● Interação com os clientes com oferta de insights positivos;
● Foco no cultivo de relacionamentos.
Dicas para aumentar classificação Social Selling Index
No LinkedIn há uma categoria que dispõe os profissionais numa lista de classificação. O posicionamento nessa lista vai depender de vários fatores como: a quantidade de conteúdo compartilhado, comentários feitos e recebidos, atualização de competências, visualizações que recebe, contatos que adiciona. Enfim, toda sua atividade na rede social é analisada pela ferramenta.
Para aumentar sua classificação Social Selling Index aqui vão algumas dicas. Primeiro: seu envolvimento precisa ser diário. Se coloque no lugar de cliente. Você gostaria de adquirir um produto de um fornecedor que quase não se envolve na plataforma? Você acha que alguém que quase não aparece pode ser confiável? Para isso não acontecer, estabeleça uma rotina de envolvimento com o LinkedIn. Isso precisa ser feito todos os dias.
A segunda dica para ter um bom Social Selling Index é compartilhar conteúdos relevantes na sua página e procurar se envolver ativamente com os internautas. Atualize status, comente, discuta, se envolva. Junte-se a grupos sobre o seu nicho e siga clientes em potencial. Use também o InMail para enviar e receber mensagens. Não se esqueça que o foco de tudo é relacionamento. A venda será uma consequência.
Importância do LinkedIn na prospecção de clientes
O LinkedIn é a rede social que melhor se adequa ao Social Selling Index . Isso porque a rede social é a ferramenta direcionada exclusivamente para os negócios. Você pode até utilizar outras redes sociais, como o Facebook e Instagram por exemplo. Mas elas trabalham com públicos não segmentados. A diversidade de informações e conteúdos podem acabar atrapalhando seu negócio.
No LinkedIn você tem a oportunidade de conhecer melhor seus clientes. Através de comentários, discussões, publicações, compartilhamentos, você tem a chance de conhecer as dores doa clientes. As dificuldades você vai percebendo nas falas e tem a possibilidade de oferecer soluções para essas dificuldades. Nenhuma outra rede social vai te oferecer dados tão direcionados quanto o LinkedIn.
O Social Selling Index é ainda mais importante no LinkedIn devido ao filtro da rede social. A ferramenta fornece o perfil completo do profissional e todos os dados relevantes a ele. Se você tiver um bom histórico, sua rede de clientes só tende a aumentar. Afinal, o seu perfil será a primeira coisa que seu cliente verá. Além disso, o LinkedIn é considerada a maior ferramenta