Tecnologia em Vendas: Softwares de CRM, Reuniões Online e Atendimento

Nos dias de hoje, uma empresa que não utiliza tecnologia em vendas é considerada ultrapassada. Uma empresa que tem grandes chances de ser esmagada pela concorrência sem dó nem piedade.

O mercado referente a qualquer área está cada vez mais competitivo. Todas as ferramentas e estratégias precisam ser utilizadas para que a empresa esteja à frente de seus competidores e assim possa satisfazer seus clientes.

Clientes esses que são exigentes e espertos. Com a era da internet, as pessoas buscam bastantes informações antes de adquirir qualquer produto. Dessa forma, a empresa precisa oferecer o que há de melhor no mercado.

Nesse sentido, o uso de tecnologia nos processos de vendas se torna indispensável. Por isso, separamos noções fundamentais que todo empreendedor precisa saber a respeito de softwares de CRM, Reuniões Online e Atendimento.

Importância da tecnologia em vendas para a empresa

A tecnologia em vendas é uma estratégia que tem revolucionado o negócio de muitos empreendedores. Com ela, diversos tipos de empreendimentos se tornam um diferencial no ramo em que atuam.

Mas, além de ultrapassar a concorrência em termos de avanços tecnológicos, a estratégia proporciona uma melhoria em todos os processos gerenciais da empresa. Com a ajuda da tecnologia o gestor economiza com mão de obra humana e torna o atendimento ao cliente mais rápido e eficaz.

Além disso, a utilização da tecnologia no processo de vendas, permite saber sobre o comportamento dos clientes. Isto é, suas preferências, interesses, desejos, possibilitando assim um afunilamento que resultará em um marketing mais direcionado para o público-alvo.

Diante disso, todas essas vantagens da tecnologia em vendas vão culminar no aumento das vendas, que é o principal objetivo de qualquer negócio. Para uma empresa que deseja fortalecer o relacionamento com o cliente também, o uso dessa estratégia é fundamental, principalmente a utilização de CRM.

Entendendo CRM

Numa tradução de forma livre, o CRM significa Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, sendo definido, muitas vezes, como uma estratégia para analisar o comportamento do cliente. Entretanto, o CRM é muito mais do que uma simples análise de comportamento.

O CRM é uma estratégia focada no cliente que possibilita uma visão em 360° do consumidor. Desta forma, a ferramenta permite antecipar necessidades e desejos do cliente oferecendo aquilo que ele está procurando.

Mas, não só dos clientes atuais. A plataforma armazena dados de clientes potenciais, gerindo essas informações de maneira inteligente e oportuna. Isso permite agilizar o processo de vendas e dispensa o uso de esforços manuais.

O CRM é tudo em um só. É uma estratégia, ferramenta, plataforma, processo de vendas, software. Tudo que o empresário precisa para se relacionar com o seu cliente. Por isso, existem vários tipos de softwares de CRM no mercado.

Melhores softwares de CRM

Para utilizar a tecnologia em vendas de forma eficaz, é necessário fazer uso dos melhores softwares de CRM. Atualmente, existe um grande número deles. Cada qual utilizado para um negócio específico.

Mas, antes de listar os melhores softwares, é preciso saber qual o tipo de negócio e condições financeiras da empresa. Isso porque, existem dois tipos de CRM. O CRM na Nuvem e CRM Local.

O CRM na Nuvem é acessado de forma online. Não há a necessidade de instalação no computador. Diferente do CRM Local, que é instalado em um servidor da empresa, requerendo uma manutenção pela equipe de TI.

Assim sendo, os melhores Softwares de CRM são:

● Pipedrive;
● Sendinblue;
● Ploomes;
● RD Station CRM;
● Fleeg;
● Freshsales;
● CRM PipeRun;
● Senior;
● Meets CRM;
● Nectar CRM.

Como fazer uma reunião online produtiva com a tecnologia em vendas

Já é confirmado que o uso da tecnologia em vendas é fundamental para ter sucesso com o negócio. Quando se trata de reuniões online, ela é ainda mais importante. É preciso utilizar o que há de mais avançado em tecnologia para ter uma reunião produtiva.

Nesse sentido, a primeira coisa que precisa ser feita é buscar as melhores ferramentas para realizar a reunião online. O gestor precisa ter em mente que a reunião é uma reunião online, de negócios, de vendas. Por isso, não pode haver falhas.

Mas, além da utilização de boas ferramentas de tecnologia, é necessário uma boa preparação para a reunião online. Neste sentido, clientes em potencial precisam ser os primeiros da lista para fazer a reunião.

O planejamento do encontro é fundamental para garantir a produtividade da reunião. É preciso preparar a apresentação antes de dar início e ter convicção de tudo que será falado. Uma venda eficaz se baseia também na propriedade do assunto.

A influência da tecnologia em vendas no atendimento aos clientes

Os clientes do século XXI são clientes da era digital. Clientes informados que sabem o que querem. Para persuadir o consumidor na tomada de decisão final é preciso utilizar outras estratégias diferentes das comumente utilizadas.

Para isso, o uso de tecnologia em vendas desde o atendimento se faz fundamental. Isso porque, os clientes não querem perder tempo no processo de sua compra. As pessoas querem agilidade e conforto.

É muito importante que a empresa invista boas tecnologias para que o seu cliente tenha todo o conforto. Suas dúvidas precisam ser tiradas de forma rápida, sem a necessidade de ficar horas esperando.

A automação em todo o processo de atendimento é indispensável para que o consumidor seja atendido de forma imediata. Logo, as vendas serão feitas mais rápido também.

Melhores ferramentas de tecnologia em vendas para a empresa

Se uma empresa quer ter sucesso em seu negócio, ela precisa investir em tecnologia nas suas vendas. Fazer o orçamento da empresa e verificar suas condições reais de investimento, ajudam a escolher as melhores tecnologias.

Além disso, cada tecnologia precisa ser pensada de acordo com o objetivo e com a utilidade. É tecnologia para melhorar a comunicação com os clientes? Para atendimento? Para processos administrativos?

Todos esses fatores precisam ser pensados. De qualquer forma, separamos uma lista com as tecnologias que toda empresa deve ter independente do seu foco.

Invista em uma dessas e veja o sucesso bater à sua porta:

● Big Data;
● CRM;
● ERP;
● Softwares de análises de vendas;
● LoT;
● Serviços de SEO;
● Chatbot;
● Atendimento Onmichannel.

Bom, por hoje foi só, espero vocês para nosso próximo com muito mais informações relevantes para seu negócio, até.

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.