Atendimento: o que o mercado de luxo pode nos ensinar

Algo que sempre chama a atenção quando falamos em luxo é a paixão que algumas pessoas alimentam por certas marcas. Mas afinal, o que o mercado de luxo pode nos ensinar sobre atendimento? Saiba neste post!

Em termos gerais, é considerado um produto de luxo aquele que faz uma entrega perfeita e de alto padrão. Isso se aplica tanto a itens de consumo, como a serviços premium também.

Não é à toa que produtos e serviços de luxos sequer chegam a ser comparados com concorrentes fora desse nicho. Os paralelos só fazem sentido quando ambas as opções estão no mesmo patamar.

Mas o que há de tão especial para determinadas empresas conquistarem esse status? O que um possante da Ferrari, uma bolsa da Louis Vuitton ou uma roupa da Chanel têm em comum? A resposta pode ser mais simples do que você imagina.

O mercado brasileiro está cada vez mais atento ao encantamento que as grandes marcas ocasionam entre os consumidores. Não é por mero acaso que até mesmo a comercialização de réplicas (falsificações) é influenciada pelos produtos de grife.

Hoje em dia, já encontramos desde empreendimentos imobiliários a academias que procuram cativar clientes de classes mais abastadas e proporcionar experiências diferenciadas. Projetos sob medida, mais conforto agregado e serviços especiais são demandados por determinados públicos. E isso com certeza tem um preço.

Nos próximos itens, você verá como as lições do mercado de luxo podem contribuir com o seu negócio. Ofertar produtos e serviços baseados nesse conceito pode ser uma forma de aumentar o seu ticket médio e transformar os clientes da sua empresa em verdadeiros fãs.

Bora conferir?

Lição #1: Transformar o simples em luxuoso

Um dos grandes estilistas das estrelas, o italiano Giorgio Armani, se lançou no mercado na década de 1970 com a proposta de priorizar formas simples, mas cheia de personalidade. Desde o princípio, ele colocou a qualidade como critério básico para atrair os melhores clientes.

Houve quem criticasse Armani como um designer monótono e preso a criações pouco arrojadas. Porém, pouco a pouco percebeu-se que a simplicidade também pode ser luxuosa. Hoje em dia, o seu selo é mencionado nas faculdades de moda como inovador e visionário.

A lição que podemos tirar de sua história já deve ter ficado bem clara para você. Não é preciso fazer algo extraordinário para seguir os mesmos passos de grandes marcas bem sucedidas. Use o seu talento e tenha identidade própria para atender o seu público.

Lição #2: Priorizar uma execução impecável

A diferença entre um produto/serviço simples barato e um produto/serviço simples luxuoso está na qualidade da sua execução. Se você prometer determinado resultado, cumpra ele à risca.

Obviamente, alguns tropeços são inerentes à jornada. Mas saiba como lidar com eles e transformá-los em oportunidades de melhoria para que não se repitam. Essa é uma lição fundamental que também serve para o atendimento ao público.

Lição #3: Expandir o seu alcance

Uma vez que o seu produto ou serviço está bem consolidado no mercado, isso não significa que o trabalho está feito. Seu core business deve ser a principal prioridade, mas não a única.

Seja para reter a clientela e não deixar que a concorrência abocanhe parte dela, ou seja para construir novas pontes e conquistar novos clientes, expanda o seu alcance. Uma das alternativas é tatear novos setores adjacentes ao seu.

Voltando ao exemplo da marca Giorgio Armani, você sabia que ela não se restringe à moda propriamente dita? Hoje em dia, há outros negócios que levam o selo italiano e que são inclusive distantes no nicho de vestuário e acessórios. Veja alguns exemplos:

● Empório Armani;
● Armani Prive;
● Armani Hotéis e Resorts;
● Armani Jeans;
● Casa Armani;
● Armani Junior;
● Armani Exchange;
Entre outros.

A lição que fica é construir a sua marca e, a partir dela, ampliar a sua atuação. Pode ser que você descubra talentos e oportunidades ainda mais lucrativas do que os que já domina. O atendimento de luxo é inspirador e próspero.

Lição #4: Entender que luxo não é só glamour

Não confunda luxo com mero glamour. O dia a dia de quem trabalha com marcas de alto padrão não é nada diferente do enfrentado por outras empresas. Por detrás do sucesso de uma marca luxuosa, está uma equipe que passa o dia todo na linha de frente de atendimento e de suporte a clientes extremamente exigentes.

Agradar diferentes gostos e expectativas é um verdadeiro desafio. Para obter sucesso é fundamental se atualizar e treinar a equipe. Além, é claro, de usar técnicas pertinentes, tais como o marketing de influência, a expansão da networking e o conceito omnichannel.

Tudo isso só é possível com muito trabalho duro. Nenhuma conquista cai facilmente do céu. Mas os resultados dos esforços realizados em prol de melhorias fazem seus investimentos de tempo e recursos valerem a pena.

Lição #5: Encantar e fidelizar

No início desse texto, falamos sobre o poder que as marcas de grife tem para encantar o público. Não é à toa que muitos itens acabam se tornando objetos de desejo no imaginário popular sendo que muitas pessoas sequer tiveram algum contato propriamente dito com a marca.

Eles se tornam um sonho a partir da opinião de terceiros. Mesmo quem nunca esteve cara a cara com uma Ferrari costuma achar esse o melhor carro do mundo.

Podemos trazer algumas lições com certa similaridade de comportamentos para serviços e produtos que não são necessariamente de luxo. Ao atender o cliente com excelência e encantá-lo com a sua eficiência, o resultado natural é que ele se apegue à sua empresa e se torne um divulgador voluntário.

Aos poucos, a sua marca pode começar a ser vista como a melhor no seu segmento com a famigerada propaganda boca a boca. Tornar-se uma referência em determinado setor é uma construção que começa na base das suas ações e com os clientes que você já possui. Procure sempre superar expectativas, encantar e fidelizar quem escolheu investir em você.

Essas foram as lições de hoje. Qual foi a que mais chamou a sua atenção? Conte na área dos comentários!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.