Quais são os principais indicadores comerciais?

Então, antes de tudo é importante compreendermos que para ser um bom vendedor precisamos englobar vários aspectos.
Muitas pessoas simplesmente acreditam que nasceram para isso, já outras creem que com bastante dedicação, esforço e estudo conseguirão conquistar seu lugar dentro desse ramo.
O fato é que ser um bom vendedor vai bem além, pode ser clichê, entretanto o amor para o que faz é a melhor resposta.
Porém, o fato é que medir, estabelecer metas, mensurar acaba fazendo toda a diferença! E sendo assim, uma boa forma de conseguir mensurar totalmente os resultados é fazendo uso dos indicadores comerciais, vamos conhecer um pouco mais e entender o que são eles!

Entenda o que são os indicadores comerciais

Mas e o que são os indicadores comerciais? Saiba que eles simplesmente são ferramentas que servem para ajudar na medição do desempenho dos vendedores, sendo que elas são usadas a cada venda realizada.
Eles são super importantes, afinal, servem para ajudar a entender o comportamento do profissional e do cliente, o que tem dado certo ou não, onde estão os erros e quais pontos de fato precisam melhorar.
A partir daí é possível garantir uma análise de vendas mais correta, ela se torna completa e mais precisa, qualificando como cada um dos vendedores trabalha.
Dessa forma, para poder te ajudar durante essa jornada de venda então selecionaremos alguns indicadores mais importantes que deverão mostrar os resultados que foram obtidos durante cada ação realizada na hora das vendas. Veja melhor abaixo:

Taxa de conversão de leads

Certamente a captação de leads faz parte da gestão de marketing e de vendas da empresa. Logo ao conseguir converter os possíveis clientes em clientes de fato.
Sendo assim, será preciso analisar a taxa de conversão para finalmente entender e saber como está seu desempenho.
Sempre destacando que esse indicador de leads deverá indicar exatamente quantas oportunidades geradas realmente se transformaram em conversões.

Verifique o ticket médio

Sobre o ticket médio saiba que ele nada mais é do que o gasto médio por cada pedido, logo, é o valor que cada cliente gasta com seus serviços e produtos.
Ele tem relação direta com o tempo, gasto e faturamento da empresa.
Lembre-se que o cálculo se baseia justamente em dividir o faturamento total justamente pelo número de pedidos que foram gerados, somente assim será possível entender quanto cada um dos pedidos vale.

Verificação do número de negócios fechados

Aqui neste ponto é interessante destacar que o ideal é avaliar esse indicador juntamente com o de ticket médio.
Um bom exemplo é que um profissional pode ter interesse em trabalhar melhor seu lead e gastar mais dinheiro com o mesmo para conseguir obter ao final uma venda ainda mais qualificada.

Custo de aquisição por cliente

Este é um dos indicadores comerciais também chamado de CAC (Custo de Aquisição por Cliente), veja que ele deve mostrar exatamente o quanto você gastou de investimento para finalmente fazer com que um lead realmente se tornasse um cliente.
Nesse caso, será preciso analisar os gastos dos investimentos, principalmente durante todo o processo de venda, sempre identificando de fato quantos clientes foram gerados.
É válido destacar que esse indicador serve ainda para analisar se você não está gastando em vão, quais estratégias que efetivamente devem melhorar e finalmente verificar se a empresa está obtendo sucesso ou está apenas no prejuízo.

Análise do ciclo de venda

De forma geral, aqui é a parte em que é possível englobar todas as etapas até que essa venda seja realmente fechada.
Lembrando que esse é um dos indicadores mais importantes no que se refere à medição do desempenho de uma equipe.
Veja bem, o ideal aqui é que o ciclo seja menor, justamente porque significa que em pouco tempo com gastos menores foi possível conquistar mais clientes realizando mais vendas.
Tudo isso aumentando a produtividade e lucro que foi obtido! Esses são os indicadores comerciais mais importantes para um negócio, sempre devemos analisá-los para obter todos os detalhes possíveis de um negócio.

Porque os indicadores ajudam no aumento das vendas?

Como vimos acima, é bem interessante não somente criar como acompanhar todos os principais indicadores de vendas do seu negócio em geral.
Entenda que não é bom criar uma lista extensa de indicadores, afinal, isso gera muito trabalho e um foco bem pequeno.
Depois de tudo, o primeiro passo é definir realmente os objetivos do negócio, somente a partir daí você deve verificar o que está interferindo de forma direta em seu algo.
Pense no aumento das vendas, e concentre os esforços nas técnicas com maiores resultados, somente assim aumentará a eficiência de toda a equipe.
A partir daí a empresa cresce tornando-se uma referência no mercado e então você e seu negócio alcançam sucesso.

Sobre a análise dos indicadores comerciais

Veja que todos os dados dos indicadores comerciais citados acima precisam ser efetivamente analisados, tudo isso para que você saiba exatamente como sua equipe de vendas está se saindo.
Lembrando que tão importante quanto ter todos os dados dos indicadores registrados é simplesmente trabalhar de forma assertiva a sua mensuração.
Logo, a ideia é que faça comparativos que devem ficar entre o desempenho dos vendedores em um mês e em outro considerando o fato de que algumas empresas apresentam aumento sazonal de vendas.
Além do mais, lembre-se que tais indicadores precisam ser usados como uma maneira de melhorar o desempenho total de sua organização dentro do mercado.
O interessante é promover a comparação com algumas concorrentes que já estão mais solidificadas,
Percebendo que o desempenho da equipe pode ser melhor, procure nunca hesitar em ter uma conversa bem franca com os componentes do grupo, procure também conversar quando os resultados forem satisfatórios promovendo o elogio dos participantes.
Pode-se dizer que os indicadores comerciais de fato existem para ajudar e auxiliar os gestores a conhecer exatamente qual é o desempenho de suas organizações, tudo através da análise detalhada do seu time de vendas.

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Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.