Entenda como o atendimento se torna um diferencial competitivo

Será que você parou para pensar em como o atendimento ao cliente se torna um diferencial competitivo? Se não fez isso, sugiro que comece a pensar imediatamente sobre o assunto.
Não é nada difícil encontrarmos modelos de negócios que são inteiramente focados em se destacar no mercado somente com o foco no produto e/ou serviço que acabam por oferecer.
Claro que essa também é uma estratégia de marketing válida, entretanto, é essencial se preocupar ainda com outro aspecto importante, sendo que a mesma vai bem além do desenvolvimento de soluções com características e funcionalidades únicas.
Estamos nos referindo aqui em relação ao atendimento ao cliente. Grande parte dos consumidores acreditam que os maiores critérios de decisão de compra são simplesmente a qualidade no atendimento e a reputação da marca.
Vamos entender melhor como o atendimento ao cliente é capaz de fazer com que sua empresa tenha um diferencial competitivo.

Entenda porque o atendimento ao cliente pode ser um diferencial para sua empresa

O atendimento ao cliente acaba sendo essencial porque diz respeito a maneira com que a marca recebe e também atende totalmente as demandas apresentadas pelos clientes, sendo determinante para a construção e consolidação do negócio dentro do mercado.
Lembrando que as empresas que realmente querem ganhar a preferência do público precisam simplesmente enxergar a qualidade do atendimento como um dos melhores diferenciais competitivos.
Toda e qualquer empresa que deseja ganhar a preferência do público precisa enxergar exatamente como a qualidade no atendimento ajuda durante esse processo.
Ao ter esses detalhes em mente, é interessante compreender melhor o que exatamente é um diferencial competitivo e como a qualidade do seu atendimento é capaz de fortalecer sua marca.

Entenda melhor o que é um diferencial competitivo

Dentro do contexto corporativo devemos entender que diferencial competitivo é um conjunto de atributos, esse que uma empresa possui e que são capazes de fazer com que se destaque entre os concorrentes.
Na realidade, trata-se de características bem específicas, essas que fazem com que o cliente realmente prefira as soluções da sua empresa ao invés de outra.
Tendo um diferencial competitivo, entenda que ele deverá colocar um modelo de negócio à frente da concorrência, fazendo com que seu negócio se torne único.
Dessa forma, ter um diferencial forte, competitivo e consistente somente trará benefícios ao seu negócio. E o atendimento ao cliente claramente é um desses diferenciais!

Veja como ter um atendimento ao cliente de qualidade acaba fazendo com que sua empresa tenha um diferencial competitivo

Veja que em mercado onde há pouca diferenciação entre soluções ofertadas, o atendimento é uma boa forma para fazer com que as marcas consigam se relacionar com seus clientes.
É justamente nesse momento que o atendimento ao cliente se torna um enorme fator de competitividade.
Naturalmente você deve ter ouvido falar que o “boca a boca” realmente é a melhor propaganda.
O fato é que quando a empresa não atende bem o seu público então gera uma insatisfação que rapidamente tende a se espalhar, podendo comprometer totalmente a reputação da marca.
Da mesma maneira, quando esse atendimento é feito com qualidade, então os clientes acabam fazendo uma propaganda mais positiva e não apenas se fidelizam como normalmente trazem novos clientes para essa marca.

Conheça os princípios fundamentais para o bom atendimento

Conforme falamos acima, o atendimento ao cliente de qualidade se torna um diferencial competitivo, sendo assim, iremos verificar quais são os princípios fundamentais para o bom atendimento.
Para conseguir oferecer um atendimento realmente capaz de conquistar a preferência dos clientes será preciso seguir esses princípios, confira mais abaixo:

Tenha bastante empatia

Para prestar um atendimento de qualidade, é imprescindível praticar a empatia.
Dessa forma, os atendentes precisam saber como se colocar no lugar do cliente para finalmente tentar solucionar suas demandas da melhor forma possível.

Procure ouvir o cliente

Um outro princípio para prestar um bom atendimento é simplesmente deixar o cliente falar e também ouvir tudo o que o mesmo tem a dizer: suas sugestões, reclamações, dúvidas, entre outros.

Esteja sempre à disposição

Veja bem, quando o cliente recorre à sua empresa em busca de atendimento, é porque precisa de atendentes à disposição.
Dessa forma, esteja presente quer seja com humanos ou mesmo com os chatbots com inteligência artificial.

Sempre pratique a comunicação SCOT

Veja e entenda que a comunicação é a chave para um bom atendimento de qualidade.
Tendo isso em mente, procure seguir o padrão SCOT, principalmente durante a comunicação e o atendimento. Dessa forma, o atendente precisa ter:

  • Clareza;
  • Segurança;
  • Objetividade;
  • Transparência;

Vale a pena destacar que entender que a qualidade no atendimento é um diferencial competitivo acaba sendo fundamental para impulsionar todos os resultados de seu negócio.
A ideia é colocar em prática os princípios básicos citados acima, tudo para conquistar a preferência do público com um atendimento excepcional.

Sempre fique de olho nas métricas

Não adianta apenas prestar um bom atendimento ao cliente, veja que os dados podem simplesmente dizer onde há um problema mais intenso.
Dessa forma, é importante analisar o porquê as coisas estão ocorrendo de tal maneira.
A partir dessas análises é possível perceber exatamente em quais pontos o atendimento precisa ser remodelado e de que forma fazer isso.
Não basta apenas sair medindo os dados, será preciso analisá-los e então cruzá-los para finalmente obter as informações mais importantes.

Cumpra com tudo que foi combinado

Entenda que a confiança que o cliente deposita na empresa de fato é bem importante, podendo ser destruída em questão de pouquíssimos segundos.
Dessa forma, é de suma importância que dê valor e cumpra o combinado, justamente porque a confiança de cliente é muito difícil de conseguir, portanto, todo cuidado é pouco.
Sendo assim, sempre procure cumprir com sua oferta ou mesmo um bom acordo pessoal feito com o cliente.
Logo procure pensar bem no que está oferecendo, justamente porque o ideal é não voltar atrás.

E essas são nossas dicas de hoje para prestar um excelente atendimento ao cliente, continue nos seguindo e até logo!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.