Nós, enquanto seres humanos, somos complexos e subjetivos. Líderes também tem características próprias e elas precisam ser conciliadas com dezenas ou até mesmo centenas de outros perfis que fazem parte do time liderado.
No entanto, alguns comportamentos e habilidades acabam se destacando e, com isso, somos capazes de traçar um esboço de diferentes tipos de líderes. Confira os principais:
1. Servidores: aqueles que servem aos interesses do grupo e têm como principal traço a empatia;
2. Paternais: aqueles que têm um apelo emocional maior e procuram minimizar conflitos;
3. Democráticos: aqueles que preferem tomar decisões consultando a equipe e estimulando o engajamento das pessoas;
4. Autocráticos: aqueles que preferem tomar decisões de forma autônoma, sem consultar a equipe e centralizando as estratégias;
5. Liberais: aqueles que atuam como consultores, permitindo que o time atue com maior autonomia, mas cobrando resultados;
6. Técnicos: aqueles que têm hard skills de alto nível e são estratégicos principalmente em momentos críticos;
7. Motivadores: aqueles que procuram estimular ao máximo as capacidades individuais e reconhecê-las.
Já por esse breve resumo, você pode perceber que cada tipo de líder pode ser eficiente à sua maneira. Mas não podemos negar que, independentemente do perfil de liderança, os desafios aos quais os líderes são submetidos podem impactar diretamente nos resultados da equipe inteira.
Portanto, é indispensável saber como agir com sabedoria diante de obstáculos. Logo em seguida veremos alguns deles.
Os desafios da liderança
A principal função da liderança é conseguir criar um ambiente favorável para que o time seja capaz de se desenvolver tanto individualmente quanto coletivamente e, além de tudo, proporcionar os resultados que a empresa espera. Ou seja, por si só essa função já é bastante desafiadora.
Ainda assim, é possível elencar uma listra de desafios da liderança que se destacam no dia a dia desses profissionais. Vejamos:
1. Ser flexível
Pode até parecer clichê, mas um dos maiores desafios da liderança é ser flexível. Um líder precisa de maleabilidade suficiente para rever ações quando elas já estão em curso, repensar estratégias que antes pareciam pertinentes mas posteriormente se mostraram inválidas, abrir mão de expectativas, entre outras atitudes.
2. Motivar a equipe
O líder deve motivar a si mesmo e à equipe, sempre com muita empatia e estimulando a geração de resultados. Para tanto, é fundamental que ele esteja de bem consigo mesmo e, dessa maneira, seja capaz de transmitir isso para os outros diariamente.
3. Conciliar diferentes demandas
Conforme mencionado anteriormente, o líder é quem intermedia os interesses da empresa, dos colaboradores e as próprias demandas. De um lado, ele tem gestores exigindo o alcance de metas. De outro, ele tem pessoas que exigem (e com razão) boas condições de trabalho.
Nessa corda bamba, não são raros os casos em que um dos extremos sai descontente. Por isso, é de extrema relevância que o líder tenha habilidades de comunicação interpessoal. Além, é claro, de rever constantemente as suas práticas para aprimorar competências técnicas.
4. Ser capaz de identificar problemas e prover as respectivas soluções
Problemas surgem a todo momento. E o pior: é a empresa que precisa se adequar a essas situações e não o contrário.
Esse é um desafio que os líderes encaram diariamente e nos mais diversos níveis. Por isso, é preciso que os responsáveis pela liderança sejam capazes de antever ameaças, identificar quando elas acontecem e ainda prover as respectivas soluções (ou ao menos saber onde pode encontrá-las).
5. Assumir responsabilidades
Nenhum líder precisa se colocar na posição de mártir. No entanto, quando falhas acontecem, é indispensável assumir a sua parcela de responsabilidade. E não apenas isso: também deve tomar providências para que o mesmo erro não se repita.
Como construir uma liderança de sucesso
Até este ponto, você já viu que existem diferentes tipos de líderes e também acompanhou alguns dos principais desafios da liderança hoje em dia. Diante disso, o que pode ser feito para construir uma liderança de sucesso?
Os interesses de qualquer empresa devem estar alinhados com os cargos de liderança. Todo investimento realizado nos líderes de equipe se refletem no restante dos colaboradores.
Para que os desafios sejam enfrentados de maneira eficiente, é preciso capacitar os líderes e motivá-los. Hoje em dia, o que não faltam são conhecimentos, métodos, ferramentas e técnicas para otimizar o trabalho realizado por eles.
Promover cursos e treinamentos é o primeiro passo para isso. Assim, esses profissionais não ficam estagnados no tempo e podem constantemente revisar as próprias práticas, potencializando inclusive os resultados de terceiros.
E aí, gostou dessa publicação? Deixe o seu feedback e continue com a leitura de nossos demais posts sobre liderança!
Até a próxima!