Contratar pela competência e demitir pelo comportamento?

Hard e soft skills no processo de contratação e treinamento de equipe

O nosso cotidiano é repleto de inovações por todos os lados. Se o mundo mudou, não parece lógico que o seu processo de contratação e treinamento de equipes continue o mesmo, certo? Pensando nisso, hoje preparamos um conteúdo sobre hard e soft skills que precisam ser consideradas na seleção da sua equipe.

Por mais que esses termos pareçam somente uma tendência passageira, tais como outros que o brasileiro adora “americanizar”, é fundamental que você os conheça e procure incorporá-los no seu negócio. Hard e soft skills são habilidades que fazem a diferença em um time de alta performance.

Não é raro nos depararmos com dilemas no dia a dia ao tomarmos decisões sobre contratações e demissões. Alguns colaboradores são contratados pelas competências que possuem, mas posteriormente acabam tendo que ser demitidos pelo seu comportamento.

Nesse contexto, não há outra saída a não ser avaliar o perfil do profissional com base em critérios sólidos e bem definidos desde o início. Após o ingresso na equipe é que podemos moldar a sua adequação com treinamentos de acordo com a cultura organizacional da empresa e as habilidades que o trabalho requer.

Ao longo dos próximos tópicos, você terá uma ideia mais clara sobre o assunto. Continue acompanhando e aproveite as dicas!

Primeiramente, o que são hard e soft skills?

Muito se discute no âmbito empresarial sobre quais sãos os aspectos essenciais no perfil de um bom colaborador. A bem da verdade, as características de cada um são muito subjetivas, pois o ser humano não é uma máquina.

Não há uma forma de simplesmente mensurar dados quando lidamos com pessoas. Por isso, é preciso reconhecer talentos técnicos e não técnicos.

É justamente nesse cenário que as soft e hard skills se mostram estratégicas. Ter uma ideia bem clara de o que elas significam e quais são as mais importantes em cada situação é uma forma eficiente de embasar o seu processo de contratação e treinamentos. Além de, assim, evitar demissões.

Observe as definições a seguir e fique por dentro!

Definição de SOFT SKILLS

Soft skills, que podemos traduzir como habilidades interpessoais, se aplicam no âmbito comportamental. Elas estão relacionadas à capacidade de gerir emoções e agir com profissionalismo no espaço de trabalho.

As soft skills são determinadas pela trajetória do indivíduo e tudo que ele vivenciou ao longo de sua vida. Ou seja, é uma aptidão inata de inteligência emocional que foi construída em seu meio psicossocial.

São exemplos de soft skills:

– Capacidade de resolução de conflitos;
– Ética;
– Cordialidade;
– Persuasão;
– Senso de liderança;
– Espírito de equipe;
– Autoconfiança;
– Boa comunicação interpessoal;
– Criatividade;
– Proatividade;
– Organização;
– Resiliência.

Definição de HARD SKILLS

Hard skills, que podemos traduzir como habilidades complexas, se aplicam no âmbito técnico. Elas estão relacionadas à capacidade de desempenhar o cargo propriamente dito.

As hard skills são determinadas pela formação do indivíduo e todo o aperfeiçoamento no qual ele investiu. Ou seja, elas são fruto de cursos, leituras, treinamentos, experiências profissionais anteriores e estudos realizados ao longo da vida.

São exemplos de hard skills:

– Formação acadêmica;
– Especializações (pós graduação, mestrado e doutorado);
– Cursos técnicos;
– Certificações específicas;
– Domínio do inglês e/ou de outros idiomas;
– Habilidades com informática e programação;
– Operação de máquinas;
– Manejo de ferramentas.

Como utilizar esses conceitos no seu negócio?

No mundo ideal, o funcionário perfeito é aquele que reúne soft e hard skills que são pertinentes ao cargo que ele vai desempenhar na sua empresa. Porém, na prática, sabemos que é muito raro encontrar alguém que possui todas as habilidades plenamente desenvolvidas.

Um erro muito comum na condução de processos de seleção é manter o foco nas hard skills. Se você precisa, a título de exemplo, de um colaborador que seja especializado em vendas, certamente valorizará a graduação, os cursos e a experiência dele na parte comercial.

No entanto, com o passar do tempo, mesmo possuindo uma formação técnica prévia, você não está livre de enfrentar problemas com essa pessoa pela falta de soft skills. E elas são as mais difíceis de mensurar e aprimorar.

As hard skills, por outro lado, podem ser facilmente mensuradas e trabalhadas. É exatamente para isso que servem os treinamentos.
Por isso, procure utilizar a seguinte lógica:

1º: CONTRATE SOFT SKILLS

Tendo em vista que as soft skills são imprescindíveis para qualquer ambiente profissional, estabeleça um nível técnico mínimo e, a partir dele, procure valorizar outras habilidades no recrutamento e seleção.

Todas as empresas antenadas nas exigências do mundo contemporâneo estão adotando essa prática e priorizando habilidades comportamentais e emocionais em detrimento do conhecimento formal.

Por essas serem capacidades difíceis de mensurar e avaliar, é fundamental fazer uso de dinâmicas, testes de personalidade e outras estratégias que ajudem a identificar o perfil do candidato. Desse jeito, mesmo que ele tente passar uma imagem diferente da realidade, será possível perceber isso.

2º: TREINE HARD SKILLS

Ofereça treinamentos tanto no momento em que novos contratados chegam à empresa, para que os procedimentos sejam padronizados e de qualidade. No entanto, não se restrinja a esses momentos e continue oportunizando novas formações periódicas, tanto para os novatos como para quem já está há mais tempo na equipe.

Além disso, procure realizar avaliações de desempenho. Essa é uma ferramenta importante para que você perceba quais são as hard skills que os colaboradores precisam treinar e aprimorar.

Se desde o processo de seleção você escolher pessoas que sejam abertas a novos aprendizados e predispostas a continuarem evoluindo, as chances de enfrentar resistência aos treinamentos serão muito menores.

E, com isso, a sua empresa cria um clima organizacional favorável para o desenvolvimento de pessoas e, consequentemente, para a oferta de produtos e serviços de melhor qualidade para os clientes.

Uma tendência atual é aplicar a gamificação como maneira de incentivo para aumento de hard skills. Basicamente, é o mesmo princípio dos jogos de videogame, com pontuações ou recompensas para aqueles que atingem novos níveis.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a entender melhor sobre como selecionar, reter e criar novos talentos na sua equipe. Até a próxima!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.