O que é Social Selling?

Para aqueles que não sabem exatamente o que é Social Selling, a definição é bem simples e breve: nada mais é do que o uso de redes sociais para aumentar a interação entre sua empresa e os clientes com a ideia de melhorar a efetividade das vendas.

É preciso destacar que a ideia por trás desse processo, é que você/marca, construa relacionamentos bem duradouros, e claro que a partir daí as vendas acabam sendo apenas consequências desse processo.

Um bom exemplo para entender o que estamos falando é: quando você monitora termos em redes sociais, acaba contribuindo para blogs, quando possui insights, monitora seu SlideShare para termos que de fato interessam para seu negócio, e finalmente segue seus prospects, saiba que está fazendo Social Selling.

Porém, é preciso saber com maiores detalhes o que é esse processo, sendo que explorar esse tema mais profundamente é essencial, portanto, continue lendo esse artigo e então obterá maiores detalhes sobre ele.

Saiba o que é Social Selling

Na verdade, podemos dizer que o Social Selling possui um significado, e o mesmo pode ser definido como uma tentativa de alavancar o uso das redes sociais para criação e manutenção de relacionamentos esses que aprimoram os esforços de vendas de uma marca.

Porém, muito mais do que estar presente nas redes sociais, criando vários perfis e fazendo publicações sem quaisquer filtros, então precisamos saber como integrá-las diretamente à estratégia da empresa.

Na realidade, fazer esse tipo de processo significa que sua empresa deverá usar uma boa série de ferramentas de marketing digital, essas que estão disponíveis nas redes sociais, para tornar essa conversa com os clientes mais pessoal e significativa.

Somente tornando essa conversa mais pessoal você evita as chamadas “cold calls”, sendo que a essa nada mais é do que a prática de ligar para clientes sem qualquer contato prévio.

Certamente esses recursos podem estar ligados intimamente em redes sociais como: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre outros. Cabe apenas à sua empresa, identificar exatamente quais delas seus clientes em potencial costumam usar para se relacionar.

Sobre os dois pilares do Social Selling

Podemos dizer que há dois pilares fundamentais no Social Selling, são eles:

1 Criação de conteúdo de qualidade

Caso você faça uma busca nesse exato momento através do Google pelo termo Social Selling, veja que conseguirá visualizar o que exatamente os especialistas no assunto mencionam a produção de um conteúdo de qualidade com um dos maiores pilares desse termo em questão.

Isso é bem natural, visto que caso sua empresa não gere valor ao cliente, então as ações de follow-up serão muito simples, tipo um “oi como está?” e isso certamente não gera vendas de forma alguma.

Dessa forma, a ideia aqui, é ter uma abordagem ainda mais simples e objetiva: conteúdo rico! Sem o conteúdo de qualidade não há como chamar a atenção ou ainda trazê-los para seu lado ou conquista-los.

2 Os seres humanos

Na realidade, a maior dica que poderemos te dar aqui em relação as ações nas vendas é que você de fato seja humano de verdade, em cada interação realizada com seu cliente. Entenda que os seres humanos são desconfiados por natureza, principalmente com o que é novo!

Podemos dizer que é instintivo e ne nossa natureza desconfiar de coisas novas, é por esse motivo é importante saber como chegar até os possíveis clientes.

Geralmente as pessoas não desejam falar com vendedores, até mesmo porque a maioria delas possui um histórico com eles muito ruim. Dessa forma, a maioria deseja então evitar abordagens por quaisquer um dos vendedores, por melhor que pareça o produto ou a oferta!

Veja algumas de como lidar com o Social Selling

Algumas dicas são essenciais para trabalharmos corretamente com o Social Selling, geralmente como seres humanos que somos amamos ter recomendações. É bem comum que isso faça com que nossas desconfianças diminuam consideravelmente!

Certamente você já viu casais que se formaram com a ajuda de amigos, investimentos são realizados após recomendações de quem investiu e obteve sucesso, entre outros.

Procure entender ainda, que geralmente quando te recomendaram algo é bem comum que não ficasse com tantas dúvidas, afinal, já funcionou para outra pessoa, por que não funcionaria para você?

Uma outra dica bem precisa é: procure sempre respeitar os limites do razoável! Veja bem, com toda certeza existe uma grande diferença entre o tipo de interação no LinkedIn e do Facebook por exemplo.

Podemos dizer que no LinkedIn iniciar um diálogo, engajar uma empresa ou ainda convidá-la para um grupo de discussão são interações benéficas e até mesmo aceitáveis. Porém, adicionar a pessoa no Facebook e então curtir uma foto dela com os filhos é cruzar esse limite e não deve ser feito!

Lembre-se sempre: negócios B2B são inteiramente regidos por regras de etiqueta, e acredite: é preciso que você as respeite!
Precisamos ter em mente que até mesmo as diferenças geográficas devem ser levadas em conta principalmente ao iniciar um contato frio pelas próprias redes sociais.

Podemos dizer que nos Estados Unidos por exemplo, as pessoas estão super acostumadas a serem assediadas dentro do meio online, caso você saiba trazer boas práticas e até mesmo os templates de e-mail padrões, procure lembrar que os brasileiros possuem resistência a esse tipo de contato.

Sendo assim, não exagere! Aqui no Brasil é preciso conquistar aos poucos, lembrando que as pessoas quando são “assediadas” online, por e-mails, mensagens ou quaisquer detalhes não autorizados tendem a lançar em Spam, e você pode perder!

Se você souber como fazer o Social Selling os resultados podem sim chegar até sua empresa, no entanto, é importante ter conhecimento sobre sua persona, sobre seus possíveis clientes para entender onde exatamente eles estão.

Por esse motivo, aos que estão iniciando esses processos, é interessante que estudem o bastante para conseguir encontrar clientes em potencial, e principalmente consigam fidelizá-los.

Sendo assim, vamos finalizar aqui falando o óbvio: estude as tendências, novidades, procure conhecer as redes sociais, e saiba onde estão os clientes para finalmente mandar o recado às pessoas certas!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.