Employer branding já ouviu falar?

Você já ouviu falar do Employer Branding? Na verdade, são várias as pessoas que ainda não entendem bem esse conceito, no entanto, precisamos ter consumidores engajados em torno de nossas marcas e para que isso aconteça precisamos garantir que nossos colaboradores se envolverão.

Devemos garantir ainda que nossos colaboradores se envolverão com as propostas de valores da empresa, até mesmo porque são eles que estão de fato na linha de frente, sempre mostrando aos clientes o diferencial da empresa.

Porém, devemos entender que assim como acontece com os clientes, não é nada fácil conseguirmos defensores internamente. Sabemos que isso é cada dia mais importante, principalmente para aqueles que resolveram investir no employer branding da empresa. Confira todos os detalhes abaixo!

O que exatamente é o Employer Branding?

Podemos dizer que em tradução livre o employer branding se trata da reputação da empresa como empregadora. Claro que esse conceito tende a ser associado ao sucesso das empresas durante a seleção e no recrutamento de talentos, entretanto, o ideal é pensar ainda no caso da retenção.

É bem comum, que quando analisamos como a empresa pode de fato melhorar sua imagem perante seus funcionários, então acabamos pensando em políticas adequadas de remuneração. Claro que esse fator é muito importante, no entanto, quem atua com a gestão de pessoas entende mesmo que isso não é o suficiente.

Sendo assim, é muito importante entendermos como tirar proveito de tal estratégia, tudo para aumentar os resultados de nossa empresa, dessa maneira, se você quer saber mais preste atenção no decorrer da leitura!

De forma bem simplificada, é preciso considerar o employer branding como uma estratégia essa que visa à construção e ainda a manutenção da imagem positiva da empresa, no entanto, a diferença é que o alvo não são os clientes e sim os colaboradores.

Certamente essas iniciativas não podem ser dissociadas, até mesmo porque o fato de a empresa ser reconhecida como boa empregadora, acaba interferindo favoravelmente na própria percepção que os clientes finais possuem sobre a marca.

Porém, é importante entendermos exatamente quais são as iniciativas importantes para fazer esse processo, além de que o principal é conseguirmos elevar o nível de satisfação dos colaboradores.

Obviamente não podemos duvidar da importância que há de contarmos com uma área de RH, sendo que eles possuem uma visão mais estratégica de suas atividades, no entanto, um projeto bem sucedido nessa área necessita de envolvimento de todos os setores dessa empresa.

É preciso que tenha em mente ainda, que os resultados não aparecerão de um momento para outros, na verdade o employer branding é um projeto de longo prazo. Lembrando que para que sua implementação dê certo, será preciso definir e entender os valores que sustentam tal negócio.

Entenda qual é a importância do Employer Branding para sua empresa

Estamos vivendo um momento em que as companhias dependem cada dia mais dos valores intangíveis para de fato conseguirem se diferenciar da concorrência, logo, ter pessoas que ajudem a difundir suas qualidades pode sim fazer muita diferença nos resultados.

Além de sua enorme importância na construção e na manutenção de defensores para a empresa, o Employer Branding também acaba por ter um impacto super positivo nos níveis de produtividade da empresa.

Claro que não é nada difícil imaginar realmente o porque isso acontece: quanto mais satisfeitos estamos com nosso trabalho, mais temos orgulho da empresa, e então procuramos redobrar os esforços e desejamos corresponder às expectativas desse empregador.

Ademais, um outro aspecto que de fato precisa ser considerado é justamente a concorrência, lembrando que quando atuamos em uma companhia que se destaca como um bom lugar para trabalhar, então temos maior consciência de que nossa posição é bem disputada e não está garantida.

Além disso, podemos destacar que em termos financeiros a principal contribuição desse processo é em relação à redução dos custos justo dentro da seleção e contratação.

Veja bem, com uma boa reputação, a atração de pessoas mais qualificadas acaba sendo facilitada, e então o tempo é reduzido e o volume de recursos geralmente demandado dentro desse tipo de processo.

Dessa forma, ao considerar o valor das estratégias nessa área, é bem importante ainda considerar os efeitos positivos sobre a relação com seus fornecedores.

Lembrando que quanto melhor a imagem dessa empresa, então mais fácil é estabelecer boas negociações, visto que os fornecedores entendem que podem simplesmente agregar valor à sua operação principalmente quando se associam às empresas que de fato possuem boa reputação.

Veja quais são as melhores estratégias do Employer Branding

Depois de compreender a importância desse processo para sua empresa, é bem interessante ainda saber quais são os aspectos que ajudarão a construir uma boa reputação.

Primeiramente, procure lembrar que assim como acontece com o branding, nessa área o que funciona é o conjunto de iniciativas, e não de ações que são isoladas.

Sendo assim, entenda que o primeiro passo é justamente definir ou ainda identificar com maior objetividade os valores que sustentam esse negócio.

Além disso, saiba que um bom projeto de employer branding realmente precisa e deve ser construído ainda a partir dos pilares estratégicos da própria empresa, sendo que o mesmo deverá ser orientado ainda pela sua cultura empresarial.

Ademais, uma recomendação tão importante nesse mesmo caso, é garantir ainda que essa marca seja capaz de estabelecer visão, missão e até mesmo valores que trabalhem então em prol da diferenciação de seu negócio.

É importante que os gestores estejam sempre atentos para que seus colaboradores se sintam realmente notados e que entendam de fato que a empresa os valoriza.

Muitas pessoas não querem apenas o dinheiro, desejam sentir-se queridas e valorizadas, portanto, buscar conhecimento sobre o assunto é capaz de ajudar.

Claro que essas dicas parecem óbvias, porém, uma boa parte das empresas belamente não dá muita atenção a todas essas premissas, sendo que elas acabam reproduzindo então conceitos que normalmente não estão alinhados ao modo operacional da empresa e nem mesmo condizem com os objetivos traçados pela mesma.

A partir daí, montar o projeto acaba sendo essencial, conheça seus colaboradores e saiba quais são seus anseios!

Noara Pozzer

Noara Pozzer

Pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo, com MBA em Marketing e Business Strategy & International Marketing, na University of La Verne – Califórnia/EUA.